Pesquisando momentos da história da Escola de Oswaldo Cruz, parece-nos que voltamos aos belos tempos de credibilidadade que a muito tinham-nos deixado.....
Por todo este tempo procuramos tanto por ingredientes às vezes tão complexos e nos tentaram tirar a receita de como manter tal força, que, com tudo isto e por incrível que pareça, o portelense nunca se deixou abater. Este torcedor em diversos papos de samba saia cabisbaixo pois tinha contra ele uma realidade, a de que sua querida Escola não era mais a mesma, mas o mesmo torcedor em plenos pulmões sempre citou os exemplos que temos e nos orgulhamos.
Os fatos de nossa rica história nos dão completa razão, em dizer: SOU PORTELA!
Desestabilizada internamente ainda fomos alertados por Mestre Candeia, vimos muitos de nossos bambas deixarem nosso terreiro pois não tinham forças para mudar a situação!
Mas cadê aquela potência? Ela estava adormecida dentro de nossa própria casa, estava tão perto que, por que incrível que pareça, não enxergáva-mos! A impregnação da vaidade humana nos levou a amargar momentos dolorosos e que nunca o portelense pensaria em passar!
Somos a única Escola que no mundo do samba tivemos um mártir e acreditamos que seja o único que aparecerá e que nos deixou este legado do que é ser PORTELA, PORTELA de alma! Ficamos subjulgados mas sabíamos que a nossa força era a nossa base! Logo, esta base retornou pugente, o portelense se viu novamente representado por uma pessoa da casa e este foi o nosso xeque-mate!
Nossas cinzas foram espanadas, a alma renovada e o espírito portelense, aquele que outrora mostrava-se vaidoso, não aquela triste vaidade, mas na mostra do que realmente nossa alma, através dos nossos Compositores, nossos Sambistas através do gingados de seus corpos mostrando o samba em seus passos, nossa história, com os nossos Mestres, e estes sempre respeitados nos orgulham com os seus belos trabalhos, fechando todo o ciclo do SAMBA! Esta simples composição nos dá nobreza!
Não adianta, para o torcedor portelense é assim, fomos mesmos mal-acostumados, queremos sempre o melhor, pois temos o melhor! Óbvias mudanças e valorização do povo da casa fará com que a PORTELA volte para a Sapucaí, em 2014, com a cara de PORTELA, daquela PORTELA que esperamos retornar ao seu verdadeiro lugar!
E ainda mais forte, dentro e fora de nossos domínios, e pela movimentação que se fazia necessária a muito podemos dizer orgulhosos e de novo: LÁ VEM PORTELA!