AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PORTELA (Os três LÍDERES)


 
Eles são os três LÍDERES da História do Mundo Azul e Branco de Oswaldo Cruz!

O tempo vai passando e hoje é muito mais fácil o registro de fatos que ficam para o futuro torcedor ter a facilidade de saber todo um encadeamento da história de uma Escola de Samba, fato que, outrora era muito mais complicado, e por isto, muitos detalhes se perderam com o tempo!
 
O GRES PORTELA já com seus 91 anos de existência mostra a seus apaixonados torcedores mais uma característica que, dificilmente outra agremiação terá tanta facilidade em se definir.
 
Não vou querer aqui relembrar o que já foi ampla e muito bem contada a origem de nossa Escola, mas um detalhe que me veio após mais uma primavera completada por Monarco!
 
A agitação, o apoio e o carinho que todos têm para com este personagem me deixa bem claro que mais do que nunca dizer que surge uma terceira linhagem de liderança na Majestade do Samba!
 
Paulo, é o alicerce!  Hoje o torcedor desfruta deste amor!  Foi o grande lutador, num momento de muita dificuldade e sempre deixou claro a dignidade do sambista, cobrando também a postura do mesmo!
 
Natal, é a garra!  O amor em ser PORTELENSE!  Foi o exemplo do que é ser PORTELA!  Suas desavenças em prol da sua Escola o tornou um personagem inquestionável!
 
Monarco, é o carisma!  Diferente de Paulo e Natal, sobressai pela sua humildade soberana, que é impressionante!  É um verdadeiro catalisador, uma ponte entre uma fase áurea, poética que nos dias atuais não podemos mais rever, porém em seus depoimentos e obras, nos leva a estes momentos sublimes nos dias atuais!

Estas lideranças foram todas naturais, o tempo fez o Portelense entende-las! 
 
E digo ainda mais, vamos aproveitar o momento de reerguimento portelense e, porque não, homenagear, e deixar para a posteridade, ainda em vida, este nosso terceiro LÍDER, com um busto, na honrada Academia José Natalino do Nascimento?  Fica a dica!

O COMPOSITORES DA PORTELA mostra um pouco deste LÍDER!
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PORTELA 2015 (Intercâmbio Portelense)

 
ALA ARY DO CAVACO
 
 
O INTERCÂMBIO PORTELENSE
 
O carnaval que passou já é saudade!  Ficou na lembrança de cada portelense o reascender de um orgulho que estava trancado em cada coração Azul e Branco e a esperança retornou com o apresentado pela Escola de Oswaldo Cruz!
 
Este elo que para muitas escolas é meio que indigesto devido a uma parada obrigatória até cada Concurso de Samba Enredo reascender as turbinas e tudo começar de novo!  Ah, mas para a Majestade do Samba, não!  Cada dia, mais festejos, é Compositor Portelense participando de entrevistas, em rodas de samba, participações especiais, em fóruns, etc, quero dizer estão com tudo, isto sem falar na nossa querida Velha Guarda, que covardia!
 
 
Definido logo após o desfile oficial, nosso enredo deu tempo suficiente para que cada neurônio pudesse pensar, o tempo foi suficiente para ir mentalizando como retratar os 450 anos da Cidade Maravilhosa.
 
São 35 obras para o deleite portelense, acreditamos que é o Concurso com o maior número de participantes!  Aliás, nosso parabéns a todos pela qualidade de apresentação de suas obras.  A cada ano, o capricho é fator importante até para uma melhor apreciação do "produto", e também mostrar a diferença que só o portelense, em sua fidalguia, sabe realizar.  Quem ainda não usufrui desta mentalidade já corre alguns passos atrás.  Fica a dica!
 
 
 
Muitas vezes, alguns sambas em sua primeira vez escutados nos deixa um pouco em dúvida, mas que ao serem revistos nos leva a novas análises e que se descortina em bela obra!
 
Para 2015, alguns detalhes ocorreram, e que na realidade deveriam mesmo seguir o caminho visto!  A PORTELA é excelência quando se fala em Ala de Compositores e o que víamos antes era que os jovens promessas não chegavam perto dos Astros  já consagrados!
 
 
 
As parcerias, com esta mescla, ganharam ainda mais ânimo e o resultado, a nosso ver, foi positivo e a Majestade do Samba agradece!  Muitos vão dizer, ah, o enredo é instigante....  talvez, contudo só o tempo irá dizer! 

Gostamos da safra 2015 e a nosso ver vai ser difícil escolher, porém alguns saíram na frente, o que é normal! 
 
 
Logo, só a PORTELA para promover tal intercâmbio, fundamental para o futuro da Ala Ary do Cavaco, tornando-a ainda mais forte com esta juventude que, com a garra natural da idade, mas sabendo sempre do respeito aos BAMBAS está na cartilha da agremiação!

Valeu, nobres COMPOSITORES DA PORTELA!