AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

VALEU PORTELA!


Equilíbrio!  Um dos desfiles mais acirrados dos últimos tempos!  

A PORTELA em 2020 passou pela Sapucaí soberana assim como conta a sua rica história!  A começar pela contratação de Renato e Márcia Lage, carnavalescos que nunca habitaram o barracão portelense, a Escola de Oswaldo Cruz fez homenagem ao povo indígena que povoaram a antiga Guanabara e através de seu cortejo mostrou claramente o enredo.  O BLOG espera que esse casamento com os competentes carnavalescos continue para 2021, pois acreditamos que temos que ter um grupo sempre forte!

Este ano não só para a PORTELA quanto para as demais escolas foi de muita superação e criatividade e parece que tal dificuldade não abateu a azul e branca.  A Escola desfilou impecável como a muito não se via!   A competência dos responsáveis pelo carnaval portelense mostrou uma PORTELA como PORTELA!  

A começar pela Águia, diferente de todas aquelas já apresentadas pela Majestade do Samba, o efeito obtido de suas asas que deram um movimento diferente e, portanto, inédito, fez com que o torcedor já pudesse esperar um grande espetáculo que estaria por vir.

A Tabajara do Samba comandada pelo jovem e competente Nilo Sérgio, mostrou que num desfile oficial a cadência do verdadeiro samba sempre foi a tônica diferencial e deve ser resgatada e a PORTELA pode desfilar sem o ritmo acelerado e chato, como antes estávamos vendo em carnavais passados.  As "bossas" foram colocadas em momentos certos sem muitos exageros.  A bateria portelense foi um dos pontos, dos diversos, forte do cortejo!

Imaginar uma Escola com tanta diversidade de propostas indígenas foi mais uma surpresa de Renato e Márcia!  A qualidade das fantasias e diferenciação foi espetacular!  Seguiu suas propostas originais à risca, portanto, mais um ponto forte e positivo para a dupla!

A Escola passava e era contado o enredo claramente, as alegorias muito bem acabadas, com cores fortes, assim como manda o tema, contrastaram com a luz da manhã que já se fazia presente na avenida, passaram sem problemas e fluíram perfeitamente, dando ao portelense a confiança de um desfile sem problemas!

O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira vieram a frente da agremiação dentro do enredo e foram seguros, levando o tradicional pavilhão até o fim com muito garbo!  

Somado a tudo isso, a Escola, como de costume, literalmente brincou e cantou com força a bela e grande obra, presente dado pela melhor Ala de Compositores do Mundo do Samba, a Ala Ary do Cavaco, a dos Compositores da PORTELA, fortificado mais ainda pela levada da Tabajara do Samba em 2020!

Finalizando, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, parabeniza a Majestade do Samba pelo grande carnaval apresentado em 2020, independente do resultado final!

sábado, 12 de outubro de 2019

Visão de Áquila (PORTELA 2020)


PORTELA 2020




Concurso de Samba de Enredo

Depois de um ano em que fomos impregnados com o enredo sobre Clara Nunes, a PORTELA, optou pela mudança de carnavalescos e divulgou seu enredo para 2020!

Guajupiá, Terra sem males, mostrou, um enredo mesmo mais tímido (relacionado a agitação de bastidores) em comparação a este ano, a Ala Ary do Cavaco comprova sua já sabida supremacia em relação ao contexto do que chamamos de Mundo do Samba.

Verifica-se claramente, como em anos anteriores, o capricho em apresentar suas obras e que, a cada ano os Compositores da PORTELA, vêm se aprimorando e buscando sempre um bom trabalho.  

Porém os trabalhos de divulgação foram menos divulgados e acreditamos talvez até pelo fato do pouco espaço de tempo de realização do nosso Concurso.

Sair de sua própria homenagem foi, a nosso ver, importante e levar para a avenida o respeito aos que já aqui estavam, que foram os índios, faz com que o casal de carnavalescos possa mostrar a ideia de uma forma bem interessante e aliado a um bom samba, fará com que a Majestade do Samba feche com chave de ouro o primeiro dia de desfile!

O respeito por todas as obras (para 2020 foram inscritas 25) é primordial e, como já realizamos a algum tempo o CD OS 10 MAIS nesse ano foi bastante difícil, todavia chegamos a um denominador comum!  Daí o nosso PARABÉNS a todos!

O mais importante é que, conforme definição da Escola, vamos para avenida sabedores de que o trabalho realizado pelas parcerias foram os melhores possíveis e que os portelenses farão a sua parte que é cantar e evoluir!

Desde o início, o samba de Valtinho Botafogo e cia surgiu como um dos postulantes ao título máximo do Concurso de Samba de Enredo, e, agora, vamos levá-lo para a Sapucaí.  Suas performance na Academia Natalino José do Nascimento - o Portelão, nos dá a certeza de um desfile prá cima e agora é a vez da nossa Escola responder!

Desde já, parabéns à parceria CAMPEÃ 2020!

O BLOG já está na expectativa para ver a ideia na Avenida!

AUÊ, PORTELA!

domingo, 7 de outubro de 2018

PORTELA 2019 (Axé! PORTELA!)


PORTELA 2019

AXÉ!  PORTELA!

A PORTELA realizou seu maior evento do ano que é o CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO e presenteou o Portelense com a obra que levaremos para a Sapucaí em 2019!

O enredo, desde início, cativou a todos os torcedores da Majestade do Samba e a Ala Ary do Cavaco caprichou nos sambas impregnados pela força da eterna Guerreira CLARA NUNES!

Assim como ano passado, as obras apresentaram um capricho que, a cada ano, vem se aprimorando tanto nas próprias obras, quanto nas apresentações!


Parcerias formadas, partiram para os apoios de torcedores que invadiram a Academia Natalino José do Nascimento, o Portelão fato que está definitivamente presente nos eventos.

Falar sobre Clara Nunes é mostrar a força daquela que levou o nome da PORTELA em vários palcos do país e até no exterior, e para se efetivar o feito, definiu-se o samba!

A PORTELA a cada ano sai mais revigorada, com as presenças de sua Jovem Guarda, o agora campeão Jorge do Batuke, além de Celso Lopes, Charlles André, Crias, Eliane Faria, Luiz Carlos Máximo, Franco Cava, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neyzinho do Cavaco, assim como novidade, as Guerreiras, grupo que esperamos sua, agora, participação em nossos Concursos!

Além de renomados sambistas como Darcy Maravilha, Toninho Nascimento, Marquinho do Pandeiro, Ciraninho e a participação de Gera!  Nos demos ao luxo de ficarmos sem a participação de Noca da PORTELA!

Foram 32 sambas que concorreram ( www.sambaportelense.blogspot.com ), mas somente um é que irá nos representar!

Unânime e incontestável, o samba campeão foi aquele que, ao longo do concurso, cativou aos portelenses  e também o escolhido pelo BLOG como o melhor do campeonato, logo, vamos na certeza de que a emoção será o combustível para o belo desfile que esperamos realizar!

AXÉ, EU SOU PORTELA!  SALVE O SAMBA, SALVE A SANTA, SALVE ELA!

E SALVE A NOSSA GUERREIRA!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

AVANTE PORTELA! (É hoje!)


É HOJE!


Mais um carnaval se aproxima e a expectativa pelo desfile da Azul e Branco de Oswaldo cruz é enorme!


A PORTELA acordou de um grande sono e após o incontestável título em 2017, volta a avenida para defender o título e também é tida como uma das favoritas, fato que para os Portelenses não tem nada de novidade, pois somos a Majestade do Samba!


Acreditamos que, tudo tenha sido feito para presentear aos sambistas com um grande desfile! Ensaios da tão valorosa comunidade portelense foram realizados e quanto ao nosso chão podemos dizer que a Escola vem forte!

Para levarmos nosso hino para a Sapucaí, nossa disputa de samba é tida como uma das mais gratas, com várias obras que poderiam nos representar assim como a grande vencedora, portanto, quanto a isso, os portelenses podem se orgulhar!

O enredo que a PORTELA levará para a avenida é uma mensagem bem atual e que merece reflexão por parte do ser humano!

Para mostrá-lo ao público e julgadores, trouxemos nada mais nada menos do que uma especialista e grande campeã de vários carnavais que é Rosa Magalhães!   Seu perfil combina com o perfil portelense de levar histórias para a avenida e temos vários exemplos para mostrar nesse quase um século de existência!

O mais importante de tudo é o próprio desfile!  A união SAMBA DE ENREDO, PORTELENSES e BARRACÃO parecem estar, mais do que nunca, num congraçamento, numa energia positiva, para quiçá, conseguirmos mais um título, o vigésimo terceiro!

E a torcida é enorme!  

SALVE A MAJESTADE DO SAMBA!  SALVE A PORTELA!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PORTELA (Concurso de Samba Enredo 2018)




OS 10 MAIS

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem, através deste trabalho, e que a muito era um sonho, perpetuar as obras do Concurso de Samba Enredo na Majestade do Samba!

Dentro das várias opções que nosso trabalho oferta, aonde a exaltação a Escola de Oswaldo Cruz, assim como aos seus Compositores, são os focos principais, o SAMBA DO MEIO é o motivo de mais um Produto BLOG (o primeiro é o nosso Diploma), e estamos dando o pontapé inicial e inédito:  o CD "OS 10 MAIS"!

Selecionamos 10 obras que fazem parte do CD e que, a partir desse ano, possamos, como forma de agradecimento a Ala Ary do Cavaco, efetivar a proposta e tornaremos um produto anual BLOG!   É bom lembrar que o CD não tem fim lucrativo.

Dez sambas, porque 10 é a nota máxima!

Ofertaremos, a cada parceria dos dez sambas selecionados, o nosso CD!

Nossos Compositores capricharam nas obras e a safra foi uma das melhores durante anos!

O BLOG deixa seu louvor aquele SAMBA que, para nós, foi o que mais se destacou, que foi o do Compositor CELSO LOPES e cia!  Daí ser o primeiro samba do nosso trabalho!  Portanto, PARABÉNS à parceria!

Mais uma vez o BLOG inova, exalta nossa Escola, nossos Bambas e o Concurso de Samba Enredo mais importante do Mundo do Samba!

Salve o G.R.E.S. PORTELA e salve sua Alma, que são os COMPOSITORES DA PORTELA!


COMPOSITORES DA PORTELA BLOG  
(www.compositoresdaportela.blogspot.com)

terça-feira, 7 de março de 2017

ÁQUILA (Bom retorno!)

 
ROSA MAGALHÃES em uma de suas criações (2017)
ROSA MAGALHÃES

Bom retorno!

A PORTELA, depois do título retornado à Oswaldo Cruz, se organiza forte para fazer, novamente, um carnaval CAMPEÃO!
 
Os portelenses estavam apreensivos quanto ao profissional para substituir à altura Paulo Barros, agora na escola de Noel!
 
Atualmente, existem, a nosso ver, três Carnavalescos considerados Top no Rio de Janeiro, Paulo Barros, Renato Laje e Rosa Magalhães!
 
Não cabe mais à Majestade do Samba pensar em carnaval sem ter no comando de seu barracão um destes profissionais citados!  Somos a PORTELA, que mostrou que, quando se investe, e direcionando como Mestre Monarco bem orientou, o resultado aparece!
 
A PORTELA, pelo visto, hoje uma Escola moderna, se adequa aos estilos, que profissionais como Rosa Magalhães possui, que segue ao clássico, e que também a agremiação gosta, portanto, junta-se o útil ao agradável!
 
Com uma experiência invejável, pois na década de 70 já despontava como uma jovem carnavalesca promissora, possui alguns títulos e quando estes não vem, deixa a sua marca característica que é a competência!
 
Seus trabalhos são inquestionáveis!  Vamos para 2018 esperançosos em deixar a avenida com um baita desfile realizado e idealizado por Rosa!
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza a Majestade do Samba pela contratação e deseja à Rosa Magalhães, BOA SORTE e um excelente retorno e trabalho!

quinta-feira, 2 de março de 2017

ÁQUILA (De Bornay/Pederneiras à Paulo Barros!)

VISÃO DE ÁQUILA

DE
BORNAY / PEDERNEIRAS
À PAULO BARROS!  

O maior castigo do Mundo do Samba!


A PORTELA em 2017 lavou a alma de sua apaixonada torcida, arrebatando sozinha o título de CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA!  O castigo acabou!

Os 21 títulos tão decantados e nunca batidos durou quase meio século, vendo pelo lado do ganhar sozinha o tão sonhado caneco!

De Lendas e Mistérios da Amazônia até Quem nunca sentiu o corpo arrepiar, ao ver este rio passar, foram anos que mesmo não ganhando só, os Portelenses sempre sentiram uma Paixão cada vez maior pela Majestade do Samba, mostrando que AMOR NÃO É FÁCIL DE ACHAR!

Conforme o historiador de carnaval e ex-carnavalesco portelense Hiram Araújo, a mandinga rogada por um pai de santo, dizendo que a PORTELA não ganharia carnaval, não surtiu efeito, visto as conquistas de 1980 e 1984, e foi quebrada definitivamente em 2017!  

Nesta trajetória, foram desfiles magníficos, sendo dois deles, os já citados acima, divididos com outras agremiações, o que não deixa de dar orgulho a torcida da Azul e Branca de Oswaldo Cruz, mas ganhar triunfando como a MELHOR e incontestavelmente, extravasa tudo e a todos os sentidos desta PAIXÃO!

Nosso símbolo maior, a grande ÁGUIA sempre nos conduziu e conduzirá, pois é a única Escola de Samba que reconhecemos a 59 anos, pois sempre abre os caminhos da amada PORTELA!

Escola que se impõe pelo respeito a seu glorioso passado e isto nós Portelenses não abrimos mão!  Nossa briosa VELHA GUARDA sempre resistiu, resiste e resistirá, mesmo nos momentos de dor como em 2005, e com a experiência de antigos sambistas como nosso Líder e Mestre MONARCO a sua frente, garante aos Portelenses esta segurança de que o SAMBA nunca morrerá pelas bandas de Oswaldo Cruz, nossa VERDADEIRA ORIGEM!

Em 1995, a PORTELA registrou seu desfile como ANTOLÓGICO, quando também levantou a avenida!  Gritos poucas vezes ecoados pela Sapucaí de É CAMPEÃ, sempre será também lembrado como o que de melhor uma agremiação pode oferecer, como um desfile PERFEITO de uma verdadeira Escola de Samba!  Vale lembrar que no desfile das Campeãs votou ovacionada literalmente pelo público que lotou a avenida e demos, novamente um OLÉ!

Como registrado em vídeo e aqui exposto, MONARCO sentenciou:  "...Tudo que for ganho aqui, aqui vai ter que se investir, inclusive no nosso barracão!...".  Foi um aviso a quem estava chegando, portanto, segue-se a quem sabe!

Hoje, este mesmo MONARCO, é a PERSONIFICAÇÃO da PORTELA, com toda a certeza!  Lembremos também de todos aqueles que deram e dão o seu suor pela Azul e Branca, todos estão de PARABÉNS!

Vale lembrar e enaltecer esta Ala de Compositores, imbatível!  A cada ano seus Concursos de Samba-Enredo tornam-se mais acirrados e concorridos!

Por último, a PORTELA restabeleceu a postura de que o MELHOR, tem que estar na Escola, postura esta desde os tempos de NATAL, e para exemplificar, parabenizamos a este competente carnavalesco PAULO BARROS!  Ele é um dos três divisores de águas dos Desfiles das Escolas de Samba, antes foram Fernando Pamplona e João Trinta!  

Finalizando e ainda movido pela emoção, segue o nosso trabalho onde enaltecer o Grêmio Recreativo Escola de Samba PORTELA e seus BAMBAS é para o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG uma honra!

SALVE A PORTELA!  SALVE O SAMBA!