AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

domingo, 7 de outubro de 2018

PORTELA 2019 (Axé! PORTELA!)


PORTELA 2019

AXÉ!  PORTELA!

A PORTELA realizou seu maior evento do ano que é o CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO e presenteou o Portelense com a obra que levaremos para a Sapucaí em 2019!

O enredo, desde início, cativou a todos os torcedores da Majestade do Samba e a Ala Ary do Cavaco caprichou nos sambas impregnados pela força da eterna Guerreira CLARA NUNES!

Assim como ano passado, as obras apresentaram um capricho que, a cada ano, vem se aprimorando tanto nas próprias obras, quanto nas apresentações!


Parcerias formadas, partiram para os apoios de torcedores que invadiram a Academia Natalino José do Nascimento, o Portelão fato que está definitivamente presente nos eventos.

Falar sobre Clara Nunes é mostrar a força daquela que levou o nome da PORTELA em vários palcos do país e até no exterior, e para se efetivar o feito, definiu-se o samba!

A PORTELA a cada ano sai mais revigorada, com as presenças de sua Jovem Guarda, o agora campeão Jorge do Batuke, além de Celso Lopes, Charlles André, Crias, Eliane Faria, Luiz Carlos Máximo, Franco Cava, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neyzinho do Cavaco, assim como novidade, as Guerreiras, grupo que esperamos sua, agora, participação em nossos Concursos!

Além de renomados sambistas como Darcy Maravilha, Toninho Nascimento, Marquinho do Pandeiro, Ciraninho e a participação de Gera!  Nos demos ao luxo de ficarmos sem a participação de Noca da PORTELA!

Foram 32 sambas que concorreram ( www.sambaportelense.blogspot.com ), mas somente um é que irá nos representar!

Unânime e incontestável, o samba campeão foi aquele que, ao longo do concurso, cativou aos portelenses  e também o escolhido pelo BLOG como o melhor do campeonato, logo, vamos na certeza de que a emoção será o combustível para o belo desfile que esperamos realizar!

AXÉ, EU SOU PORTELA!  SALVE O SAMBA, SALVE A SANTA, SALVE ELA!

E SALVE A NOSSA GUERREIRA!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

AVANTE PORTELA! (É hoje!)


É HOJE!


Mais um carnaval se aproxima e a expectativa pelo desfile da Azul e Branco de Oswaldo cruz é enorme!


A PORTELA acordou de um grande sono e após o incontestável título em 2017, volta a avenida para defender o título e também é tida como uma das favoritas, fato que para os Portelenses não tem nada de novidade, pois somos a Majestade do Samba!


Acreditamos que, tudo tenha sido feito para presentear aos sambistas com um grande desfile! Ensaios da tão valorosa comunidade portelense foram realizados e quanto ao nosso chão podemos dizer que a Escola vem forte!

Para levarmos nosso hino para a Sapucaí, nossa disputa de samba é tida como uma das mais gratas, com várias obras que poderiam nos representar assim como a grande vencedora, portanto, quanto a isso, os portelenses podem se orgulhar!

O enredo que a PORTELA levará para a avenida é uma mensagem bem atual e que merece reflexão por parte do ser humano!

Para mostrá-lo ao público e julgadores, trouxemos nada mais nada menos do que uma especialista e grande campeã de vários carnavais que é Rosa Magalhães!   Seu perfil combina com o perfil portelense de levar histórias para a avenida e temos vários exemplos para mostrar nesse quase um século de existência!

O mais importante de tudo é o próprio desfile!  A união SAMBA DE ENREDO, PORTELENSES e BARRACÃO parecem estar, mais do que nunca, num congraçamento, numa energia positiva, para quiçá, conseguirmos mais um título, o vigésimo terceiro!

E a torcida é enorme!  

SALVE A MAJESTADE DO SAMBA!  SALVE A PORTELA!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PORTELA (Concurso de Samba Enredo 2018)




OS 10 MAIS

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem, através deste trabalho, e que a muito era um sonho, perpetuar as obras do Concurso de Samba Enredo na Majestade do Samba!

Dentro das várias opções que nosso trabalho oferta, aonde a exaltação a Escola de Oswaldo Cruz, assim como aos seus Compositores, são os focos principais, o SAMBA DO MEIO é o motivo de mais um Produto BLOG (o primeiro é o nosso Diploma), e estamos dando o pontapé inicial e inédito:  o CD "OS 10 MAIS"!

Selecionamos 10 obras que fazem parte do CD e que, a partir desse ano, possamos, como forma de agradecimento a Ala Ary do Cavaco, efetivar a proposta e tornaremos um produto anual BLOG!   É bom lembrar que o CD não tem fim lucrativo.

Dez sambas, porque 10 é a nota máxima!

Ofertaremos, a cada parceria dos dez sambas selecionados, o nosso CD!

Nossos Compositores capricharam nas obras e a safra foi uma das melhores durante anos!

O BLOG deixa seu louvor aquele SAMBA que, para nós, foi o que mais se destacou, que foi o do Compositor CELSO LOPES e cia!  Daí ser o primeiro samba do nosso trabalho!  Portanto, PARABÉNS à parceria!

Mais uma vez o BLOG inova, exalta nossa Escola, nossos Bambas e o Concurso de Samba Enredo mais importante do Mundo do Samba!

Salve o G.R.E.S. PORTELA e salve sua Alma, que são os COMPOSITORES DA PORTELA!


COMPOSITORES DA PORTELA BLOG  
(www.compositoresdaportela.blogspot.com)

terça-feira, 7 de março de 2017

ÁQUILA (Bom retorno!)

 
ROSA MAGALHÃES em uma de suas criações (2017)
ROSA MAGALHÃES

Bom retorno!

A PORTELA, depois do título retornado à Oswaldo Cruz, se organiza forte para fazer, novamente, um carnaval CAMPEÃO!
 
Os portelenses estavam apreensivos quanto ao profissional para substituir à altura Paulo Barros, agora na escola de Noel!
 
Atualmente, existem, a nosso ver, três Carnavalescos considerados Top no Rio de Janeiro, Paulo Barros, Renato Laje e Rosa Magalhães!
 
Não cabe mais à Majestade do Samba pensar em carnaval sem ter no comando de seu barracão um destes profissionais citados!  Somos a PORTELA, que mostrou que, quando se investe, e direcionando como Mestre Monarco bem orientou, o resultado aparece!
 
A PORTELA, pelo visto, hoje uma Escola moderna, se adequa aos estilos, que profissionais como Rosa Magalhães possui, que segue ao clássico, e que também a agremiação gosta, portanto, junta-se o útil ao agradável!
 
Com uma experiência invejável, pois na década de 70 já despontava como uma jovem carnavalesca promissora, possui alguns títulos e quando estes não vem, deixa a sua marca característica que é a competência!
 
Seus trabalhos são inquestionáveis!  Vamos para 2018 esperançosos em deixar a avenida com um baita desfile realizado e idealizado por Rosa!
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza a Majestade do Samba pela contratação e deseja à Rosa Magalhães, BOA SORTE e um excelente retorno e trabalho!

quinta-feira, 2 de março de 2017

ÁQUILA (De Bornay/Pederneiras à Paulo Barros!)

VISÃO DE ÁQUILA

DE
BORNAY / PEDERNEIRAS
À PAULO BARROS!  

O maior castigo do Mundo do Samba!


A PORTELA em 2017 lavou a alma de sua apaixonada torcida, arrebatando sozinha o título de CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA!  O castigo acabou!

Os 21 títulos tão decantados e nunca batidos durou quase meio século, vendo pelo lado do ganhar sozinha o tão sonhado caneco!

De Lendas e Mistérios da Amazônia até Quem nunca sentiu o corpo arrepiar, ao ver este rio passar, foram anos que mesmo não ganhando só, os Portelenses sempre sentiram uma Paixão cada vez maior pela Majestade do Samba, mostrando que AMOR NÃO É FÁCIL DE ACHAR!

Conforme o historiador de carnaval e ex-carnavalesco portelense Hiram Araújo, a mandinga rogada por um pai de santo, dizendo que a PORTELA não ganharia carnaval, não surtiu efeito, visto as conquistas de 1980 e 1984, e foi quebrada definitivamente em 2017!  

Nesta trajetória, foram desfiles magníficos, sendo dois deles, os já citados acima, divididos com outras agremiações, o que não deixa de dar orgulho a torcida da Azul e Branca de Oswaldo Cruz, mas ganhar triunfando como a MELHOR e incontestavelmente, extravasa tudo e a todos os sentidos desta PAIXÃO!

Nosso símbolo maior, a grande ÁGUIA sempre nos conduziu e conduzirá, pois é a única Escola de Samba que reconhecemos a 59 anos, pois sempre abre os caminhos da amada PORTELA!

Escola que se impõe pelo respeito a seu glorioso passado e isto nós Portelenses não abrimos mão!  Nossa briosa VELHA GUARDA sempre resistiu, resiste e resistirá, mesmo nos momentos de dor como em 2005, e com a experiência de antigos sambistas como nosso Líder e Mestre MONARCO a sua frente, garante aos Portelenses esta segurança de que o SAMBA nunca morrerá pelas bandas de Oswaldo Cruz, nossa VERDADEIRA ORIGEM!

Em 1995, a PORTELA registrou seu desfile como ANTOLÓGICO, quando também levantou a avenida!  Gritos poucas vezes ecoados pela Sapucaí de É CAMPEÃ, sempre será também lembrado como o que de melhor uma agremiação pode oferecer, como um desfile PERFEITO de uma verdadeira Escola de Samba!  Vale lembrar que no desfile das Campeãs votou ovacionada literalmente pelo público que lotou a avenida e demos, novamente um OLÉ!

Como registrado em vídeo e aqui exposto, MONARCO sentenciou:  "...Tudo que for ganho aqui, aqui vai ter que se investir, inclusive no nosso barracão!...".  Foi um aviso a quem estava chegando, portanto, segue-se a quem sabe!

Hoje, este mesmo MONARCO, é a PERSONIFICAÇÃO da PORTELA, com toda a certeza!  Lembremos também de todos aqueles que deram e dão o seu suor pela Azul e Branca, todos estão de PARABÉNS!

Vale lembrar e enaltecer esta Ala de Compositores, imbatível!  A cada ano seus Concursos de Samba-Enredo tornam-se mais acirrados e concorridos!

Por último, a PORTELA restabeleceu a postura de que o MELHOR, tem que estar na Escola, postura esta desde os tempos de NATAL, e para exemplificar, parabenizamos a este competente carnavalesco PAULO BARROS!  Ele é um dos três divisores de águas dos Desfiles das Escolas de Samba, antes foram Fernando Pamplona e João Trinta!  

Finalizando e ainda movido pela emoção, segue o nosso trabalho onde enaltecer o Grêmio Recreativo Escola de Samba PORTELA e seus BAMBAS é para o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG uma honra!

SALVE A PORTELA!  SALVE O SAMBA!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PORTELA 2017 (Concurso de Samba Enredo)


PORTELA 2017

-  Concurso de Samba Enredo -


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG teve o orgulho de mostrar ao Portelense mais um dos nossos Concursos de Samba Enredo! 
 
Como sabemos, é o concurso mais importante do Mundo do Samba, visto a qualidade e também o envolvimento da Velha e Jovem Guarda Portelense, e que a Escola só agradece!
 
Este ano, o detalhe foi para a quantidade de compositores assinando uma só obra, talvez ainda não ocorrido dentro da Escola, além de obras grandes com relação à letras.
 
O enredo, como já aqui citado, foi de uma total felicidade por parte de Paulo Barros e cia, e isto fez com que, para o BLOG, nenhum samba se destacasse mais que os outros, tornando-o unanimidade, pois foi, logo quando anunciado, uma unanimidade!
 
Dos sambas apresentados no início do concurso e já alijado, um samba teve um destaque e que o BLOG deixa registrado, o da parceria de Espanhol e Sylvio Paulo, que estão de parabéns!
 
"...QUEM MINHA ALMA PERCORRE, 
TEM RIMA, ACORDES E CORES, 
REVOLTA E SANGUE QUE CORRE, 
IDAS E VINDAS DE AMORES..."
 
Outro detalhe positivo neste ano, e a se destacar, foi com relação ao comprometimento dos Compositores em levar quantidade maior de torcedores, em suas apresentações, e isto é importante!
 
Das obras classificadas para a Final, o BLOG acredita que, qualquer uma que se tornar CAMPEÃ, representará muito bem a PORTELA, dado o nivelamento já citado!
 
O concurso avançou, e amanhã a Majestade do Samba saberá seu hino oficial, e vamos com tudo arrebanhar mais 40 pontos (confirmando e cravando as 4 notas 10!) para a Escola e quiçá ajuda-la a trazer, novamente, o título tão sonhado para Oswaldo Cruz
 
O BLOG deseja a todos os concorrentes SORTE e que sempre a PORTELA esteja acima de tudo!
 
"Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar..."

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PORTELA 2017 - Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar...


PORTELA 2017

Estupendo!

É o melhor adjetivo que o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG pode dar ao Enredo da PORTELA para 2017!

A PORTELA, por si só, é uma Escola de muita tradição e em nome dela levará para a Sapucaí um belo enredo para, quem sabe, resgatar o título máximo do Carnaval Carioca!

Em seus mais de 90 anos de existência a Escola de Oswaldo Cruz tem em seus anais de glórias verdadeiras pérolas que serão sempre cantadas não só por seus apaixonados torcedores mas também pelos sambistas de diversas coirmãs e este samba do Mestre Paulinho da Viola, a pouco, foi entoado na longínqua Rotterdam (Holanda), e, seja aonde for, sempre terão fãs a cantá-lo!

Muitos e muitos Portelenses têm este samba até como o Hino da PORTELA, talvez por não saberem que temos hino sim, mas até pela exuberância da letra, perdoa-se!

Já levamos para a avenida uma bela tríade (1994, 1995 e 1996), numa bela paginação, mostrando a história do SAMBA, contada pelo carnavalesco José Felix, inclusive, Gosto que me enrosco (1995) até hoje é tido como um exemplo maior de desfile de uma agremiação, devido a perfeição do contexto SAMBA ENREDO, ALEGORIAS, FANTASIAS e HARMONIA!

Agora, com o competente Paulo Barros, a PORTELA vai mostrar ao Mundo do Samba o seu:  "Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração de deixou levar"!

Possuindo a Ala de Compositores mais importante do Samba Brasileiro, nossos Bambas já estão extasiados com tal proposta e imaginamos o que deverá vir por aí!  Tudo leva a crer nas propostas poéticas como sempre foi o feito da casa!

Parcerias estão sendo definidas e o BLOG mostra aos torcedores da Azul e Branco de Oswaldo Cruz!  Sambas começam a serem definidos e muita expectativa em torno das obras são esperadas!

Nessa viagem por este rio imaginário, deverão vir belas surpresas e que já deixa o Portelense sonhando com mais um belo desfilo e quiçá, o tão sonhado título a muito esperado!

Logo, vamos desde já, navegar nesta emoção e torcer para que a querida PORTELA nos dê de presente muita emoção, emoção esta que já começa quando a tradicional Águia aparecer na cabeceira da pista e terminar neste rio que promete deixar saudade quando a Azul e Branco de Oswaldo Cruz definir o seu cortejo!

E hoje recomeça mais uma eliminatória de Samba Enredo e desejamos que vença aquela parceria que realmente dê a PORTELA a oportunidade de levar para a avenida a melhor obra e que seja a do gosto do portelense!

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, deseja boa sorte aos concorrentes e parabéns Paulo Barros pela acertada opção e presente ao coração Portelense!