AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

sábado, 28 de setembro de 2013

PORTELA 2014 - Análise

O Concurso da PORTELA 2014 mostra uma qualidade cada vez mais apurada das obras dos nossos maravilhosos compositores!  A Ala Ary do Cavaco, mais uma vez mostra sua pujança e deixa o Portelense cada vez mais orgulhoso e até em dúvida quanto ao melhor samba!
 
Diferente dos anos anteriores, verifica-se que o Portelense, para o ano de 2014, não apresentou o furor em indicar a sua preferência, o que mostra que esta qualidade é uma real!  Como já dito, a interatividade faz com que a qualidade seja sempre requerida e não há mais justificativas para apresentações pífias!  Ou é bom ou não é!
 
Como já é uma tradição do BLOG, a análise das obras se faz com um único intuito, o buscar cada vez mais esta qualidade de apresentação!  A PORTELA em toda a sua história sempre primou pela vanguarda e o Concurso da Azul e Branco de Oswaldo Cruz é o mais concorrido do Mundo do Samba, daí sempre buscar, cada vez mais mais a excelência!
 
Outro fato é que, o BLOG sempre estará buscando a essência do SAMBA!  Podemos retornar, e este retorno também é novidade!
 
E o exemplo que podemos citar são os desfiles de 1984 e 1995!  Dois desfiles ANTOLÓGICOS, e o SAMBA, aquele verdadeiro, esteve presente!
 
Nosso Concurso, chegou a um momento crucial, a peneira já foi feita e nos restam 5 obras que estão concorrendo a Grande Final!  Nossas considerações se voltam ao que sentimos de cada proposta e não quanto a nomes de midia, mas sim o que realmente nos passa!
 
ANÁLISE
 
Luiz Carlos Maximo e cia

A parceria deu prosseguimento a anos anteriores, com seus refrões fortes!  O andamento é preocupante, não precisa ser tão acelerado!

O samba, deu uma levantada com relação a proposta original, aonde se verificava altos e baixos!  Mais uma vez, o samba da parceria opta por 3 refrões, mostrando uma já característica melódica!

Aborda bem a sinopse do carnavalesco.

Gerson PM e cia

A parceria ilustra o enredo proposta mais abrangente!  O andamento é um ponto forte desta obra!

A fluência do samba faz com que não se preocupe com refrões, o que é um ponto forte da obra!  Um samba retilíneo!  Boa obra!

Davi Corrêa e cia

Um vulcão!  Do jeito de Davi!  O mestre portelense veio com tudo em 2014!

Utiliza-se de detalhe da sinopse para mostrar uma característica marcante do compositor!  O que revela este grande compositor portelense!

A sutilidade deste samba faz com que a obra esteja prá cima!  Contrariando o andamento do samba, a melodia faz com que o desfilante entre em êxtase!  Chegou PORTELA, literalmente!  Uma obra avante!

Celso Lopes e cia

A jovem guarda portelense se faz presente entre os melhores da PORTELA 2014!  Samba que traduz a atualidade! 

A obra a característica da juventude carioca!  Aliás, uma grata revelação da Ala Ary do Cavaco!  Samba prá cima!

O ponto forte da obra é a mesclagem entre a poesia e a proposta atual:  "Transbodar de emoção, invadir o seu coração, lá vem PORTELA em romaria.... ".  Bela obra!

Noca da PORTELA e cia
 
A volta deste Mestre mostra uma obra em que a poesia é o ponto forte!  Conforme sinopse, pelo visto os compositores mostram uma proposta sutil, mas de um passar do enredo muito interessante! 
 
A fluência deste samba, nos leva a um retorno poético interessante:  "Pinta com arte o chão dessa avenida, E la no céu um lindo azul vai refletir no mar...", bem PORTELA!
 
Numa sinopse vasta como a do carnavalesco para 2014, este samba tem toda a característica para emplacar um bom desfile!
 
O refrão final joga o samba pra cima, mas nada de apelo, mais sim de emoção!  Bela obra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário