Mais um ano e muita expectativa com o Concurso mais esperado do Mundo do Samba, o da PORTELA!
É de impressionar a renovação desta Escola que, ao passar do tempo e isto estamos mostrando aos poucos a sua pujança em que se retrata uma verdadeira Escola de Samba! Seu passado já longínquo (90 anos) nos deixou a herança de que o SAMBA, antes desvalorizado, hoje é uma de nossas Culturas mais apreciadas e respeitadas tanto no nosso País quanto no exterior!
Para exemplificar damos o exemplo do veterano Valdir 59, que, assim como Dodô, é o retrato vivo daquela PORTELA poderosa de outrora e que hoje são exemplos de dignidade e altivez. E, mostrando a renovação, citamos o jovem Celso Lopes, da Jovem Guarda Portelense e que, com todo o coração nos mostra a tal renovação, que tem que acontecer!
Outros bambas como Noca e Davi, já renomados mas ainda no batente em prol do samba, estão firme e fortes nas eliminatórias! Que bom, e só a Majestade do Samba é que, mais uma vez, mostra a sua força, mesclando a força do passado e a pujança do futuro. Que outra agremiação nos brinda com esta possibilidade?
Fazem 3 anos que o BLOG leva ao portelense e amantes do verdadeiro samba fatos e mostras dignas de que o samba não só é eliminatória e avenida, mas sim Yabás, Rival, Scenarium, Feijoada e outros Estados, lembranças do passado, porém a efetivação desta Cultura!
Estamos falando de SAMBA, e uma de suas vertentes é o SAMBA-ENREDO! Ainda na década de 1980, tanto pelos vídeos de época, quanto pelas gravações ainda podíamos escutar sua verdadeira proposta, com seu ritimo próprio e como consequência, estão até hoje, na ponta da língua! Porque isto? Porque era a verdadeira proposta do SAMBA!
Analisando isto tudo através do tempo, verificamos que esta proposta está morrendo, mas temos um grande aliado que é a PORTELA, a velha PORTELA, que sempre deixamos claro, a de OSWALDO CRUZ, concentração de base forte de sambistas que nos deixou o legado da cultura!
Este ano, ano de mudanças, mais uma vez, nosso Concurso deixa claro que a quantidade de valorosos bambas faz com que torne-se difícil a escolha de uma obra! Não estamos vendo um favorito, visto que, as tradicionais opiniões parecem se calarem..... Na peneira do julgar lá estão eles, os "velhos" bambas, novamente sendo julgados e aprovados!
Isto nos mostra que, mesmo impedidos de levar a verdadeira proposta do SAMBA, eles mandam ainda!
Citamos um samba que já deixou a competição mas que mostrou que ainda se pode fazer SAMBA, que foi a obra de Espanhol e cia. Que bela composição! Outro que este ano ficou fora e que sempre nos brinda com belas obras, que é o Ney do Cavaco! Portanto gente, estamos falando de uma verdadeira Escola de Samba!
Que se danem refrões apelativos, mas valorizemos sim aqueles refrões que se encaixem bem na música, que deixe o desfilante extravasar com o samba no peito, e que estes mesmos refrões sejam um prosseguimento da melodia e não uma forma de levar o samba prá cima com seus já (e infelizemente) tradicionais altos e baixos.
Retornar com toda a força aquelas belas composições, poesia e fluência da letra é responsabilidade de uma ESCOLA DE SAMBA!
Retornar com toda a força aquelas belas composições, poesia e fluência da letra é responsabilidade de uma ESCOLA DE SAMBA!
O BLOG sempre estará ao lado do SAMBA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário