AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

PORTELA 2026 (Mudanças)

PORTELA 2026

MUDANÇAS


O desfile deste ano da Majestade do Samba mostrou que, a muito, a Escola de Oswaldo Cruz tem que rever, seriamente, não só este, mas os resultados conquistados a anos e não condizentes com a nossa Tradição!

Acreditamos que a atual direção terá muito trabalho para se reestruturar para 2027.

Assim como anos anteriores, não realizamos desfiles que nos deixem orgulhosos e confiantes em títulos, e estes hoje, escassos para quem teve um passado de glórias!

Quantos aos quesitos necessários para serem rigorosamente seguidos para se obter o título, em 2026 não gabaritamos em nenhum deles, até porque são quatro notas e o PARABÉNS, para ser concretizado, são necessários quarenta pontos.

Os resultados, analisados através dos fatos ocorridos a anos, não são nada satisfatórios, e acreditamos que não há outro caminho a não ser a mudanças.

Os desfiles, cada vez mais parelhos, necessitam de novidades, além de cuidados com o que se pede para julgar.

As avaliações dadas têm que nos dar forças e o trabalho será árduo.

Sabemos que, resultados reais vem na hora do desfile, lá na avenida, daí nosso belo samba, conforme jurados, parece não ter surtido o efeito desejado, mas é um dos nossos quesitos mais forte sempre.

Tivemos problemas com harmonia e evolução, que esperávamos ter notas acima do que foram julgadas.

Nossas alegorias tiveram, nos acabamentos, os problemas mais sérios do nosso desfile, além do fato acontecido com a última a desfilar.

Quesito sempre preocupante é a nossa Comissão de Frente.  Esperamos acertos pois os últimos resultados não estão sendo favoráveis.

Porém, a nosso ver, Bateria (mesmo sendo prejudicada no término do cortejo devido aos problemas de desfile) e Mestre-Sala e Porta-Bandeira tiveram bons desempenhos, mesmo não gabaritando em seus quesitos.

A partir das dificuldades é que aprendemos e torcemos para que a Escola volte sempre mais forte e que possamos gabaritar nossos quesitos.

Certos de que, ajustes serão feitos e que, a Majestade do Samba volte forte em 2027!


COMPOSITORES DA PORTELA BLOG

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

PORTELA 2025 (Virada de Página)



PORTELA

2025

VOA, MINHA ÁGUIA!

O ano de 2025 está sendo de virada de página com relação a todo o planejamento da LIESA!

A começar pelos 3 dias de desfiles e redução de Escolas por dia.  Outra novidade é com relação as pretendentes ao Estandarte de Ouro de MELHOR ESCOLA, que agora são escolhidas por dia e das três, uma é que ganha o tão sonhado troféu.

A MAJESTADE DO SAMBA também foi feliz quanto ao Enredo, que homenageia MILTON NASCIMENTO.  Vendo os enredos de várias escolas, notamos que a espiritualidade foi fator quase que unânime dentro das propostas.

A PORTELA provocou na Avenida uma verdadeira procissão para mostrar seu enredo, e foi bem feliz quanto ao realizado em seu barracão, e logo no início e na cabeça da agremiação, veio com o verdadeiro AZUL histórico da Escola, assim como sempre pedia a eterna Dodô.

Promete retornar aos seus belos cortejos e tentar entrar no hall dos pretendentes ao título, que a muito não ganha sozinha.

Porém, hoje, desfile de Escola de Samba se define em detalhes e a PORTELA, esperamos que estes mesmos detalhes sejam reparados e já na expectativa para 2026!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

PORTELA 2024 (PORTELA COMO PORTELA)

              


                        PORTELA

como

PORTELA


Não existe fórmula, existe uma essência que se respeitada flui com naturalidade e emoção!

Nosso desfile de 2024 mostrou um resgate que estava perdido e que, quando buscado, o resultado foi o que vimos na avenida.

O reinventar a roda para as bandas de Oswaldo Cruz não surte efeito pois a Escola tem, já definidos, seus conceitos do que é o SAMBA.

O enredo levado para a pista é atual e surtiu positivamente e com força emocional. 

Alegorias que foram seguidas conforme o que foi proposto, fantasias aparentemente não apresentando problemas como desconfortos e o desfilante feliz em estar com a Majestade do Samba.

Nosso samba, que ao ver do BLOG foi o merecido vencedor da safra 2024, foi para a Sapucaí com a responsabilidade de mostrar o enredo, e que teve êxito.

Escola enxuta, com um bom número de desfilantes o que mostra que quando o planejamento é bem feito, as coisas acontecem.

Mesmo ultimamente perdendo muitos de seus grandes baluartes, a PORTELA segue seu caminho convicta que aprendeu os ensinamentos deixados nos legados de seus eternos Mestres.

Hoje, temos em Surica o respeito do que a PORTELA mostra aos seus torcedores.  

Ver Vilma, em nosso cortejo é relembrar um passado glorioso no qual ela nos deu muitas vitórias, ainda hoje imbatível.

Jerônymo Patrocínio, a frente da tradicional Ala Sambarte e que o BLOG deixou em seu acervo fotográfico do desfile 2024, assim como a veterana Nilce Fran, com uma bela performance e talento.

A PORTELA se diferencia pela quantidade de valores expressivos no Mundo do Samba e são mais de um século de contribuição.

Nossa Tabajara do Samba teve um desempenho, mais uma vez, impecável com uma batida mais cadenciada, como é uma tradição da casa.

O pavilhão portelense parece ter reencontrado seu destino.  Que bela performance da experiente Squel e o jovem mestre-sala.  Nosso manto em, hoje, em boa guarda!

O que sempre se espera para a Majestade do Samba é que ela retorne ao seu verdadeiro lugar, que as vitórias, hoje distantes, retornem com mais constância e não só em anos de bons desempenhos.  Somos PORTELA, e desde já somos cientes de que sempre perseguimos o melhor.

Os portelenses estão felizes pelo belo desempenho de sua amada agremiação.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

PORTELA 2023 (Centenário)


PORTELA

Centenário

1923 / 2023


A Majestade do Samba chega ao seu Centenário!

Muito badalado pela imprensa até porque é a primeira agremiação a atingir importante marca de existência, a PORTELA sempre gera expectativa tanto para seus torcedores quanto para o Mundo do Samba e em 2023 não foi diferente!

Desde a concentração víamos, nitidamente, que a proposta era passar para todos aquela PORTELA de outrora, cuja base é, e sempre será, a nossa grande força!

O desfile das Escolas de Samba , através dos tempos , mudou mas a concepção do enredo nos levou a uma época saudosa e, quer queiram ou não, sempre voltaremos e relembraremos daquela PORTELA mágica, orgulhosa, altiva, como nos ensinou MESTRE PAULO!

O cortejo começou arrebatador, e, como é histórico, a PORTELA mostrou no céu nomes que para os que têm o coração portelense nomes expressivos da História da Escola, assim como para o Samba!

Como sempre deixamos claro em nosso trabalho, as LIDERANÇAS PORTELENSES através dos tempos surgiam.

PAULO DA PORTELA, NATAL e  MONARCO, trio definido pelas épocas de atuações bem definidas , surgiam no céu do Sambródromo e deixaram ainda mais saudosos os portelenses.

O modo como a Escola viu o enredo foi perfeito!  Desde o seu início, com a Comissão de Frente, nos mostrando a fundação da Escola de Oswaldo Cruz, pronunciava ainda mais um desfile promissor.

O abre-alas com personagens ímpares do Samba e da MPB mostrou a importância do SER PORTELENSE!  Não vamos citar nomes, pois quem é amante da cultura sabe bem quem lá estavam.

As alas estiveram impecáveis, relembrando vários enredos levados neste quase Centenário às diversas avenidas na qual a PORTELA se fez presente!  A leitura era de fácil compreensão e os desfilantes passaram cantando o samba portelense.

As divisões de setores, com estandartes, estes que sumiram dos desfiles atuais, marcaram bem o que a Escola contava de sua História!

As alegorias retratavam o enredo, levamos o tradicional trem suburbano e que faz parte da cultura portelense, pois à época, PAULO DA PORTELA morador de Oswaldo Cruz, verdadeira TERRA PORTELENSE, como todos sabem, o utilizava e levava consigo a ideia do SAMBA!

A história era brilhantemente contada, mas, desfile de Escola de Samba não consiste só na emoção, pois a razão também é um ingrediente fundamental para a conquista.

Tivemos problemas sérios de movimentação em duas alegorias, e uma que consideramos a mais emblemática de toda a mensagem, a última que fechava nosso tão esperado desfile, o que nos deixa distante do tradicional OLÉ! 

Mas o portelense segue fiel ao seu propósito de ser a primeira Escola Centenária, mais uma INOVAÇÃO em desfiles oficiais (drones) e a sempre ALTIVEZ cobrada pelo Professor e entranhada em nossa ALMA que são os eternos e imbatíves COMPOSITORES DA PORTELA!

Este ano é o do nosso CENTENÁRIO e o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, como sempre, continuará a homenagear essa PAIXÃO que é a PORTELA, a verdadeira MAJESTADE DO SAMBA!

 

O BLOG é PORTELA e a PORTELA é BLOG!

 

domingo, 19 de setembro de 2021

ÁQUILA (PORTELA 2022 - Concurso de Samba de Enredo)

ÁQUILA,

Visão do torcedor Portelense!


A PORTELA, para 2022, trouxe o enredo que iria apresentar em 2021, Igi Osè Baobá, e mostrará na Sapucaí um tema que consideramos atual e de muita força!

Nosso Concurso de Samba de Enredo, devido a pandemia, nos tirou muitos bambas que todos os anos nos presenteiam com obras maravilhosas, mas as parcerias que participaram nos brindaram com uma safra de bons sambas como de costume.

Tivemos propostas muito interessantes o que faz concluir que, mais uma vez, foi muito difícil definir a obra que a Escola de Oswaldo Cruz defenderá na Avenida, mas teve-se que escolher....

PAULO DA PORTELA, MONARCO e PAULINHO DA VIOLA foram lembrados pelos Compositores, e não se poderia ser diferente pois são nomes ímpares na História da Majestade do Samba e que exemplificam muito bem a força proposta pelo enredo.

A citação a entidades africanas, necessárias a mostragem do enredo numa comparação a Nobres Portelenses dá um tom de homenagem obrigatória e esses que através de suas obras e na defesa do SAMBA, e os portelenses, sempre orgulhosos, sempre fazem questão de lembrar.

Outro fato importante a ser citado nas composições é a força dos refrões!  Nota-se uma qualidade e um requinte que transmite bem a intensão e força do enredo.

A Ala ARY DO CAVACO, mesmo com a falta de tradicionais bambas no Concurso mostrou sua importância através da Jovem Guarda Portelense, um orgulho para a agremiação e a garantia de um futuro que já saiu da promessa virando realidade.  Novos valores estão surgindo, não vamos citar nomes, mas ficam claros nas apresentações e que nos deixa felizes quanto a continuidade e força da Ala.

Um detalhe importante foi que, as apresentações tornaram-se restritas, tirando dos concorrentes a diferença quanto as apresentações de seus sambas através do trabalho de vídeos, a cada ano mais rebuscadas e de qualidade, mas que foi necessária, devido ao sério problema imposto pela pandemia.

O BLOG deixa o PARABÉNS a todas as parcerias que, mais uma vez, honraram a ALA ARY DO CAVACO.


COMPOSITORES DA PORTELA BLOG

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

PORTELA 2021 (Desfile Épico - 1995)


PORTELA 1995

DESFILE ÉPICO

 

"Ai, minha PORTELA, 

Quando vi você passar,

Senti meu coração apressado,

Todo o meu corpo tomado, 

Minha alegria voltar..."


A Majestade do Samba em sua história fantástica possui momentos inesquecíveis!

Quase Centenária, a Azul e Branca sempre orgulhou seus torcedores com desfiles aonde a emoção se fez presente em toda a passagem agremiação!

Lembramos as décadas de 1970 e 1980, que foram impecáveis e com SAMBAS magníficos!  Quem não sabe cantar aquelas maravilhosas composições que, até hoje, são  lembradas em vários eventos?

Mas na era Sambódromo a PORTELA, em especial o ano de 1995, levou para a Sapucaí um SAMBA contagiante e que, junto com a qualidade do enredo, fantasias, alegorias e força no canto, tornou nosso desfile ÉPICO!

GOSTO QUE ME ENROSCO, enredo desenvolvido pelo carnavalesco José Félix, e que mostrou na avenida todos os quesitos perfeitamente representados. 

O samba de enredo é de autoria do DIPLOMADO BLOG, Noca da PORTELA, além de Colombo e Gelson.

O cortejo da Escola de Oswaldo Cruz ficará eternamente marcado como um EXEMPLO do que é um verdadeiro Desfile de Escola de Samba!

PORTELA 1995, O DESFILE!


Compositores da PORTELA BLOG.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

VALEU PORTELA!


Equilíbrio!  Um dos desfiles mais acirrados dos últimos tempos!  

A PORTELA em 2020 passou pela Sapucaí soberana assim como conta a sua rica história!  A começar pela contratação de Renato e Márcia Lage, carnavalescos que nunca habitaram o barracão portelense, a Escola de Oswaldo Cruz fez homenagem ao povo indígena que povoaram a antiga Guanabara e através de seu cortejo mostrou claramente o enredo.  O BLOG espera que esse casamento com os competentes carnavalescos continue para 2021, pois acreditamos que temos que ter um grupo sempre forte!

Este ano não só para a PORTELA quanto para as demais escolas foi de muita superação e criatividade e parece que tal dificuldade não abateu a azul e branca.  A Escola desfilou impecável como a muito não se via!   A competência dos responsáveis pelo carnaval portelense mostrou uma PORTELA como PORTELA!  

A começar pela Águia, diferente de todas aquelas já apresentadas pela Majestade do Samba, o efeito obtido de suas asas que deram um movimento diferente e, portanto, inédito, fez com que o torcedor já pudesse esperar um grande espetáculo que estaria por vir.

A Tabajara do Samba comandada pelo jovem e competente Nilo Sérgio, mostrou que num desfile oficial a cadência do verdadeiro samba sempre foi a tônica diferencial e deve ser resgatada e a PORTELA pode desfilar sem o ritmo acelerado e chato, como antes estávamos vendo em carnavais passados.  As "bossas" foram colocadas em momentos certos sem muitos exageros.  A bateria portelense foi um dos pontos, dos diversos, forte do cortejo!

Imaginar uma Escola com tanta diversidade de propostas indígenas foi mais uma surpresa de Renato e Márcia!  A qualidade das fantasias e diferenciação foi espetacular!  Seguiu suas propostas originais à risca, portanto, mais um ponto forte e positivo para a dupla!

A Escola passava e era contado o enredo claramente, as alegorias muito bem acabadas, com cores fortes, assim como manda o tema, contrastaram com a luz da manhã que já se fazia presente na avenida, passaram sem problemas e fluíram perfeitamente, dando ao portelense a confiança de um desfile sem problemas!

O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira vieram a frente da agremiação dentro do enredo e foram seguros, levando o tradicional pavilhão até o fim com muito garbo!  

Somado a tudo isso, a Escola, como de costume, literalmente brincou e cantou com força a bela e grande obra, presente dado pela melhor Ala de Compositores do Mundo do Samba, a Ala Ary do Cavaco, a dos Compositores da PORTELA, fortificado mais ainda pela levada da Tabajara do Samba em 2020!

Finalizando, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, parabeniza a Majestade do Samba pelo grande carnaval apresentado em 2020, independente do resultado final!

sábado, 12 de outubro de 2019

Visão de Áquila (PORTELA 2020)


PORTELA 2020




Concurso de Samba de Enredo

Depois de um ano em que fomos impregnados com o enredo sobre Clara Nunes, a PORTELA, optou pela mudança de carnavalescos e divulgou seu enredo para 2020!

Guajupiá, Terra sem males, mostrou, um enredo mesmo mais tímido (relacionado a agitação de bastidores) em comparação a este ano, a Ala Ary do Cavaco comprova sua já sabida supremacia em relação ao contexto do que chamamos de Mundo do Samba.

Verifica-se claramente, como em anos anteriores, o capricho em apresentar suas obras e que, a cada ano os Compositores da PORTELA, vêm se aprimorando e buscando sempre um bom trabalho.  

Porém os trabalhos de divulgação foram menos divulgados e acreditamos talvez até pelo fato do pouco espaço de tempo de realização do nosso Concurso.

Sair de sua própria homenagem foi, a nosso ver, importante e levar para a avenida o respeito aos que já aqui estavam, que foram os índios, faz com que o casal de carnavalescos possa mostrar a ideia de uma forma bem interessante e aliado a um bom samba, fará com que a Majestade do Samba feche com chave de ouro o primeiro dia de desfile!

O respeito por todas as obras (para 2020 foram inscritas 25) é primordial e, como já realizamos a algum tempo o CD OS 10 MAIS nesse ano foi bastante difícil, todavia chegamos a um denominador comum!  Daí o nosso PARABÉNS a todos!

O mais importante é que, conforme definição da Escola, vamos para avenida sabedores de que o trabalho realizado pelas parcerias foram os melhores possíveis e que os portelenses farão a sua parte que é cantar e evoluir!

Desde o início, o samba de Valtinho Botafogo e cia surgiu como um dos postulantes ao título máximo do Concurso de Samba de Enredo, e, agora, vamos levá-lo para a Sapucaí.  Suas performance na Academia Natalino José do Nascimento - o Portelão, nos dá a certeza de um desfile prá cima e agora é a vez da nossa Escola responder!

Desde já, parabéns à parceria CAMPEÃ 2020!

O BLOG já está na expectativa para ver a ideia na Avenida!

AUÊ, PORTELA!

domingo, 7 de outubro de 2018

PORTELA 2019 (Axé! PORTELA!)


PORTELA 2019

AXÉ!  PORTELA!

A PORTELA realizou seu maior evento do ano que é o CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO e presenteou o Portelense com a obra que levaremos para a Sapucaí em 2019!

O enredo, desde início, cativou a todos os torcedores da Majestade do Samba e a Ala Ary do Cavaco caprichou nos sambas impregnados pela força da eterna Guerreira CLARA NUNES!

Assim como ano passado, as obras apresentaram um capricho que, a cada ano, vem se aprimorando tanto nas próprias obras, quanto nas apresentações!


Parcerias formadas, partiram para os apoios de torcedores que invadiram a Academia Natalino José do Nascimento, o Portelão fato que está definitivamente presente nos eventos.

Falar sobre Clara Nunes é mostrar a força daquela que levou o nome da PORTELA em vários palcos do país e até no exterior, e para se efetivar o feito, definiu-se o samba!

A PORTELA a cada ano sai mais revigorada, com as presenças de sua Jovem Guarda, o agora campeão Jorge do Batuke, além de Celso Lopes, Charlles André, Crias, Eliane Faria, Luiz Carlos Máximo, Franco Cava, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neyzinho do Cavaco, assim como novidade, as Guerreiras, grupo que esperamos sua, agora, participação em nossos Concursos!

Além de renomados sambistas como Darcy Maravilha, Toninho Nascimento, Marquinho do Pandeiro, Ciraninho e a participação de Gera!  Nos demos ao luxo de ficarmos sem a participação de Noca da PORTELA!

Foram 32 sambas que concorreram ( www.sambaportelense.blogspot.com ), mas somente um é que irá nos representar!

Unânime e incontestável, o samba campeão foi aquele que, ao longo do concurso, cativou aos portelenses  e também o escolhido pelo BLOG como o melhor do campeonato, logo, vamos na certeza de que a emoção será o combustível para o belo desfile que esperamos realizar!

AXÉ, EU SOU PORTELA!  SALVE O SAMBA, SALVE A SANTA, SALVE ELA!

E SALVE A NOSSA GUERREIRA!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

AVANTE PORTELA! (É hoje!)


É HOJE!


Mais um carnaval se aproxima e a expectativa pelo desfile da Azul e Branco de Oswaldo cruz é enorme!


A PORTELA acordou de um grande sono e após o incontestável título em 2017, volta a avenida para defender o título e também é tida como uma das favoritas, fato que para os Portelenses não tem nada de novidade, pois somos a Majestade do Samba!


Acreditamos que, tudo tenha sido feito para presentear aos sambistas com um grande desfile! Ensaios da tão valorosa comunidade portelense foram realizados e quanto ao nosso chão podemos dizer que a Escola vem forte!

Para levarmos nosso hino para a Sapucaí, nossa disputa de samba é tida como uma das mais gratas, com várias obras que poderiam nos representar assim como a grande vencedora, portanto, quanto a isso, os portelenses podem se orgulhar!

O enredo que a PORTELA levará para a avenida é uma mensagem bem atual e que merece reflexão por parte do ser humano!

Para mostrá-lo ao público e julgadores, trouxemos nada mais nada menos do que uma especialista e grande campeã de vários carnavais que é Rosa Magalhães!   Seu perfil combina com o perfil portelense de levar histórias para a avenida e temos vários exemplos para mostrar nesse quase um século de existência!

O mais importante de tudo é o próprio desfile!  A união SAMBA DE ENREDO, PORTELENSES e BARRACÃO parecem estar, mais do que nunca, num congraçamento, numa energia positiva, para quiçá, conseguirmos mais um título, o vigésimo terceiro!

E a torcida é enorme!  

SALVE A MAJESTADE DO SAMBA!  SALVE A PORTELA!

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PORTELA (Concurso de Samba Enredo 2018)




OS 10 MAIS

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem, através deste trabalho, e que a muito era um sonho, perpetuar as obras do Concurso de Samba Enredo na Majestade do Samba!

Dentro das várias opções que nosso trabalho oferta, aonde a exaltação a Escola de Oswaldo Cruz, assim como aos seus Compositores, são os focos principais, o SAMBA DO MEIO é o motivo de mais um Produto BLOG (o primeiro é o nosso Diploma), e estamos dando o pontapé inicial e inédito:  o CD "OS 10 MAIS"!

Selecionamos 10 obras que fazem parte do CD e que, a partir desse ano, possamos, como forma de agradecimento a Ala Ary do Cavaco, efetivar a proposta e tornaremos um produto anual BLOG!   É bom lembrar que o CD não tem fim lucrativo.

Dez sambas, porque 10 é a nota máxima!

Ofertaremos, a cada parceria dos dez sambas selecionados, o nosso CD!

Nossos Compositores capricharam nas obras e a safra foi uma das melhores durante anos!

O BLOG deixa seu louvor aquele SAMBA que, para nós, foi o que mais se destacou, que foi o do Compositor CELSO LOPES e cia!  Daí ser o primeiro samba do nosso trabalho!  Portanto, PARABÉNS à parceria!

Mais uma vez o BLOG inova, exalta nossa Escola, nossos Bambas e o Concurso de Samba Enredo mais importante do Mundo do Samba!

Salve o G.R.E.S. PORTELA e salve sua Alma, que são os COMPOSITORES DA PORTELA!


COMPOSITORES DA PORTELA BLOG  
(www.compositoresdaportela.blogspot.com)

terça-feira, 7 de março de 2017

ÁQUILA (Bom retorno!)

 
ROSA MAGALHÃES em uma de suas criações (2017)
ROSA MAGALHÃES

Bom retorno!

A PORTELA, depois do título retornado à Oswaldo Cruz, se organiza forte para fazer, novamente, um carnaval CAMPEÃO!
 
Os portelenses estavam apreensivos quanto ao profissional para substituir à altura Paulo Barros, agora na escola de Noel!
 
Atualmente, existem, a nosso ver, três Carnavalescos considerados Top no Rio de Janeiro, Paulo Barros, Renato Laje e Rosa Magalhães!
 
Não cabe mais à Majestade do Samba pensar em carnaval sem ter no comando de seu barracão um destes profissionais citados!  Somos a PORTELA, que mostrou que, quando se investe, e direcionando como Mestre Monarco bem orientou, o resultado aparece!
 
A PORTELA, pelo visto, hoje uma Escola moderna, se adequa aos estilos, que profissionais como Rosa Magalhães possui, que segue ao clássico, e que também a agremiação gosta, portanto, junta-se o útil ao agradável!
 
Com uma experiência invejável, pois na década de 70 já despontava como uma jovem carnavalesca promissora, possui alguns títulos e quando estes não vem, deixa a sua marca característica que é a competência!
 
Seus trabalhos são inquestionáveis!  Vamos para 2018 esperançosos em deixar a avenida com um baita desfile realizado e idealizado por Rosa!
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG parabeniza a Majestade do Samba pela contratação e deseja à Rosa Magalhães, BOA SORTE e um excelente retorno e trabalho!

quinta-feira, 2 de março de 2017

ÁQUILA (De Bornay/Pederneiras à Paulo Barros!)

VISÃO DE ÁQUILA

DE
BORNAY / PEDERNEIRAS
À PAULO BARROS!  

O maior castigo do Mundo do Samba!


A PORTELA em 2017 lavou a alma de sua apaixonada torcida, arrebatando sozinha o título de CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA!  O castigo acabou!

Os 21 títulos tão decantados e nunca batidos durou quase meio século, vendo pelo lado do ganhar sozinha o tão sonhado caneco!

De Lendas e Mistérios da Amazônia até Quem nunca sentiu o corpo arrepiar, ao ver este rio passar, foram anos que mesmo não ganhando só, os Portelenses sempre sentiram uma Paixão cada vez maior pela Majestade do Samba, mostrando que AMOR NÃO É FÁCIL DE ACHAR!

Conforme o historiador de carnaval e ex-carnavalesco portelense Hiram Araújo, a mandinga rogada por um pai de santo, dizendo que a PORTELA não ganharia carnaval, não surtiu efeito, visto as conquistas de 1980 e 1984, e foi quebrada definitivamente em 2017!  

Nesta trajetória, foram desfiles magníficos, sendo dois deles, os já citados acima, divididos com outras agremiações, o que não deixa de dar orgulho a torcida da Azul e Branca de Oswaldo Cruz, mas ganhar triunfando como a MELHOR e incontestavelmente, extravasa tudo e a todos os sentidos desta PAIXÃO!

Nosso símbolo maior, a grande ÁGUIA sempre nos conduziu e conduzirá, pois é a única Escola de Samba que reconhecemos a 59 anos, pois sempre abre os caminhos da amada PORTELA!

Escola que se impõe pelo respeito a seu glorioso passado e isto nós Portelenses não abrimos mão!  Nossa briosa VELHA GUARDA sempre resistiu, resiste e resistirá, mesmo nos momentos de dor como em 2005, e com a experiência de antigos sambistas como nosso Líder e Mestre MONARCO a sua frente, garante aos Portelenses esta segurança de que o SAMBA nunca morrerá pelas bandas de Oswaldo Cruz, nossa VERDADEIRA ORIGEM!

Em 1995, a PORTELA registrou seu desfile como ANTOLÓGICO, quando também levantou a avenida!  Gritos poucas vezes ecoados pela Sapucaí de É CAMPEÃ, sempre será também lembrado como o que de melhor uma agremiação pode oferecer, como um desfile PERFEITO de uma verdadeira Escola de Samba!  Vale lembrar que no desfile das Campeãs votou ovacionada literalmente pelo público que lotou a avenida e demos, novamente um OLÉ!

Como registrado em vídeo e aqui exposto, MONARCO sentenciou:  "...Tudo que for ganho aqui, aqui vai ter que se investir, inclusive no nosso barracão!...".  Foi um aviso a quem estava chegando, portanto, segue-se a quem sabe!

Hoje, este mesmo MONARCO, é a PERSONIFICAÇÃO da PORTELA, com toda a certeza!  Lembremos também de todos aqueles que deram e dão o seu suor pela Azul e Branca, todos estão de PARABÉNS!

Vale lembrar e enaltecer esta Ala de Compositores, imbatível!  A cada ano seus Concursos de Samba-Enredo tornam-se mais acirrados e concorridos!

Por último, a PORTELA restabeleceu a postura de que o MELHOR, tem que estar na Escola, postura esta desde os tempos de NATAL, e para exemplificar, parabenizamos a este competente carnavalesco PAULO BARROS!  Ele é um dos três divisores de águas dos Desfiles das Escolas de Samba, antes foram Fernando Pamplona e João Trinta!  

Finalizando e ainda movido pela emoção, segue o nosso trabalho onde enaltecer o Grêmio Recreativo Escola de Samba PORTELA e seus BAMBAS é para o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG uma honra!

SALVE A PORTELA!  SALVE O SAMBA!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PORTELA 2017 (Concurso de Samba Enredo)


PORTELA 2017

-  Concurso de Samba Enredo -


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG teve o orgulho de mostrar ao Portelense mais um dos nossos Concursos de Samba Enredo! 
 
Como sabemos, é o concurso mais importante do Mundo do Samba, visto a qualidade e também o envolvimento da Velha e Jovem Guarda Portelense, e que a Escola só agradece!
 
Este ano, o detalhe foi para a quantidade de compositores assinando uma só obra, talvez ainda não ocorrido dentro da Escola, além de obras grandes com relação à letras.
 
O enredo, como já aqui citado, foi de uma total felicidade por parte de Paulo Barros e cia, e isto fez com que, para o BLOG, nenhum samba se destacasse mais que os outros, tornando-o unanimidade, pois foi, logo quando anunciado, uma unanimidade!
 
Dos sambas apresentados no início do concurso e já alijado, um samba teve um destaque e que o BLOG deixa registrado, o da parceria de Espanhol e Sylvio Paulo, que estão de parabéns!
 
"...QUEM MINHA ALMA PERCORRE, 
TEM RIMA, ACORDES E CORES, 
REVOLTA E SANGUE QUE CORRE, 
IDAS E VINDAS DE AMORES..."
 
Outro detalhe positivo neste ano, e a se destacar, foi com relação ao comprometimento dos Compositores em levar quantidade maior de torcedores, em suas apresentações, e isto é importante!
 
Das obras classificadas para a Final, o BLOG acredita que, qualquer uma que se tornar CAMPEÃ, representará muito bem a PORTELA, dado o nivelamento já citado!
 
O concurso avançou, e amanhã a Majestade do Samba saberá seu hino oficial, e vamos com tudo arrebanhar mais 40 pontos (confirmando e cravando as 4 notas 10!) para a Escola e quiçá ajuda-la a trazer, novamente, o título tão sonhado para Oswaldo Cruz
 
O BLOG deseja a todos os concorrentes SORTE e que sempre a PORTELA esteja acima de tudo!
 
"Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar..."

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PORTELA 2017 - Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar...


PORTELA 2017

Estupendo!

É o melhor adjetivo que o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG pode dar ao Enredo da PORTELA para 2017!

A PORTELA, por si só, é uma Escola de muita tradição e em nome dela levará para a Sapucaí um belo enredo para, quem sabe, resgatar o título máximo do Carnaval Carioca!

Em seus mais de 90 anos de existência a Escola de Oswaldo Cruz tem em seus anais de glórias verdadeiras pérolas que serão sempre cantadas não só por seus apaixonados torcedores mas também pelos sambistas de diversas coirmãs e este samba do Mestre Paulinho da Viola, a pouco, foi entoado na longínqua Rotterdam (Holanda), e, seja aonde for, sempre terão fãs a cantá-lo!

Muitos e muitos Portelenses têm este samba até como o Hino da PORTELA, talvez por não saberem que temos hino sim, mas até pela exuberância da letra, perdoa-se!

Já levamos para a avenida uma bela tríade (1994, 1995 e 1996), numa bela paginação, mostrando a história do SAMBA, contada pelo carnavalesco José Felix, inclusive, Gosto que me enrosco (1995) até hoje é tido como um exemplo maior de desfile de uma agremiação, devido a perfeição do contexto SAMBA ENREDO, ALEGORIAS, FANTASIAS e HARMONIA!

Agora, com o competente Paulo Barros, a PORTELA vai mostrar ao Mundo do Samba o seu:  "Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração de deixou levar"!

Possuindo a Ala de Compositores mais importante do Samba Brasileiro, nossos Bambas já estão extasiados com tal proposta e imaginamos o que deverá vir por aí!  Tudo leva a crer nas propostas poéticas como sempre foi o feito da casa!

Parcerias estão sendo definidas e o BLOG mostra aos torcedores da Azul e Branco de Oswaldo Cruz!  Sambas começam a serem definidos e muita expectativa em torno das obras são esperadas!

Nessa viagem por este rio imaginário, deverão vir belas surpresas e que já deixa o Portelense sonhando com mais um belo desfilo e quiçá, o tão sonhado título a muito esperado!

Logo, vamos desde já, navegar nesta emoção e torcer para que a querida PORTELA nos dê de presente muita emoção, emoção esta que já começa quando a tradicional Águia aparecer na cabeceira da pista e terminar neste rio que promete deixar saudade quando a Azul e Branco de Oswaldo Cruz definir o seu cortejo!

E hoje recomeça mais uma eliminatória de Samba Enredo e desejamos que vença aquela parceria que realmente dê a PORTELA a oportunidade de levar para a avenida a melhor obra e que seja a do gosto do portelense!

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, deseja boa sorte aos concorrentes e parabéns Paulo Barros pela acertada opção e presente ao coração Portelense!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PORTELA 2016 (Estava escrito!)


PORTELA
ESTAVA ESCRITO!


A grande Águia, símbolo maior do carnaval brasileiro se posiciona com um favoritismo que outrora sempre nos foi concebido pelos valores trazidos e somados com o povo da casa, povo este que tem nas veias seus progenitores e como uma Escola, vai através do tempo formando seus sambistas!

A linda História da Escola de Oswaldo Cruz, mostra nos seus mais de nove décadas, três personagens fascinantes que o BLOG sempre lembrará:  PAULO DA PORTELA, NATAL e MONARCO!


Aliás, Mestre Monarco, em seus vários anos de PORTELA e, como ninguém soube mostrar que a PORTELA será sempre a Majestade e isto é um fato, hoje devemos agradecê-lo pois foram muitos anos, que, com a ajuda da querida Velha Guarda da PORTELA, sempre lembrou o nosso passado e árduo trabalho em prol da Escola, hoje, estamos voltando a colher os frutos, mas queremos deixar registrado que, a força da Escola está no seu povo, e só foi QUERER!

Além disso e, sabiamente soube mostrar a essência do que, lá atrás, esta maravilhosa Ala, hoje, Ary do Cavaco, somados aos personagens que, com seus passos, sempre dignificaram a agremiação, que a PORTELA sempre buscou o que tem de melhor, nada de novidades e sim fatos que estão registrados a muito em sua História, daí o favoritismo, de outrora, durante anos e anos!,

Um grande exemplo acabou de acontecer!  Vilma, a eterna porta-bandeira da PORTELA, foi eleita a Cidadã Samba 2016!  Vilma é fruto do grande Natal, que a levou para a Escola e fortaleceu ainda mais nossa agremiação.  Isto era Natal!


Assim como a força do chão e belas composições que sabemos fazer em nossos domínios e graças a Deus temos ao nosso lado, trouxemos para fortalecer ainda mais o nosso carnaval a ser mostrado em 2016, aquele que, mudou a plástica dos desfiles das Escolas de Samba!

Monarco sentenciou:

- Recebemos o Paulo com os braços abertos.  Será um casamento bonito entre tradição e renovação.  O portelense está feliz e o Paulo também.


Fortalecida sim, pois em toda a história do carnaval, e assim como a nossa trajetória no Mundo do Samba, houveram personagens que mudaram tais concepções, citamos também, três nomes importantes como, Pamplona, João XXX e Paulo Barros!





O eterno Líder Natal, já com a postura nunca vista, até hoje, dentro da agremiação e bem lembrado pelo nosso Líder atual, Mestre Monarco, de que o bom tem que estar na PORTELA!  E com este espírito de Natal, logo, nada de novo, atualmente, a PORTELA tem a seu lado o tal inovador, que com a uma proposta moderna, alia-se a antiga tradição portelense para irmos ao desfile com esta vontade de realmente mudar, e mudar para melhor, acreditamos!

SAMBA, é um quesito que Oswaldo Cruz dá OLÉ, até porque temos a melhor Ala de Compositores do Mundo do Samba, nossos concursos são os mais fortes e os holofotes sempre estão virados para o triunfo!  Mas temos que comprovar na hora da verdade!


O ano de 1995 está, até hoje, marcado pelos portelenses, como o último ano de um verdadeiro passeio na avenida!  Fomos com todas as forças, mas os Deuses não quiseram! Vamos rever o JÁ GANHOU, vindo das arquibancadas!  O É CAMPEÃ, do desfile do sábado!

Mais um ano, e ainda mais fortes, temos SAMBA, temos chão e temos a força da mudança de estética, estética que tivemos que mudar e esperamos para melhor!

Porém nada está ganho!  Carnaval se ganha nos detalhes, e isto a PORTELA tem que cravar na hora do seu desfile!  Vamos mostrar que REALMENTE estamos aí, como vocês estão vendo.....

E estava escrito!