AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PORTELA (Os três LÍDERES)


 
Eles são os três LÍDERES da História do Mundo Azul e Branco de Oswaldo Cruz!

O tempo vai passando e hoje é muito mais fácil o registro de fatos que ficam para o futuro torcedor ter a facilidade de saber todo um encadeamento da história de uma Escola de Samba, fato que, outrora era muito mais complicado, e por isto, muitos detalhes se perderam com o tempo!
 
O GRES PORTELA já com seus 91 anos de existência mostra a seus apaixonados torcedores mais uma característica que, dificilmente outra agremiação terá tanta facilidade em se definir.
 
Não vou querer aqui relembrar o que já foi ampla e muito bem contada a origem de nossa Escola, mas um detalhe que me veio após mais uma primavera completada por Monarco!
 
A agitação, o apoio e o carinho que todos têm para com este personagem me deixa bem claro que mais do que nunca dizer que surge uma terceira linhagem de liderança na Majestade do Samba!
 
Paulo, é o alicerce!  Hoje o torcedor desfruta deste amor!  Foi o grande lutador, num momento de muita dificuldade e sempre deixou claro a dignidade do sambista, cobrando também a postura do mesmo!
 
Natal, é a garra!  O amor em ser PORTELENSE!  Foi o exemplo do que é ser PORTELA!  Suas desavenças em prol da sua Escola o tornou um personagem inquestionável!
 
Monarco, é o carisma!  Diferente de Paulo e Natal, sobressai pela sua humildade soberana, que é impressionante!  É um verdadeiro catalisador, uma ponte entre uma fase áurea, poética que nos dias atuais não podemos mais rever, porém em seus depoimentos e obras, nos leva a estes momentos sublimes nos dias atuais!

Estas lideranças foram todas naturais, o tempo fez o Portelense entende-las! 
 
E digo ainda mais, vamos aproveitar o momento de reerguimento portelense e, porque não, homenagear, e deixar para a posteridade, ainda em vida, este nosso terceiro LÍDER, com um busto, na honrada Academia José Natalino do Nascimento?  Fica a dica!

O COMPOSITORES DA PORTELA mostra um pouco deste LÍDER!
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PORTELA 2015 (Intercâmbio Portelense)

 
ALA ARY DO CAVACO
 
 
O INTERCÂMBIO PORTELENSE
 
O carnaval que passou já é saudade!  Ficou na lembrança de cada portelense o reascender de um orgulho que estava trancado em cada coração Azul e Branco e a esperança retornou com o apresentado pela Escola de Oswaldo Cruz!
 
Este elo que para muitas escolas é meio que indigesto devido a uma parada obrigatória até cada Concurso de Samba Enredo reascender as turbinas e tudo começar de novo!  Ah, mas para a Majestade do Samba, não!  Cada dia, mais festejos, é Compositor Portelense participando de entrevistas, em rodas de samba, participações especiais, em fóruns, etc, quero dizer estão com tudo, isto sem falar na nossa querida Velha Guarda, que covardia!
 
 
Definido logo após o desfile oficial, nosso enredo deu tempo suficiente para que cada neurônio pudesse pensar, o tempo foi suficiente para ir mentalizando como retratar os 450 anos da Cidade Maravilhosa.
 
São 35 obras para o deleite portelense, acreditamos que é o Concurso com o maior número de participantes!  Aliás, nosso parabéns a todos pela qualidade de apresentação de suas obras.  A cada ano, o capricho é fator importante até para uma melhor apreciação do "produto", e também mostrar a diferença que só o portelense, em sua fidalguia, sabe realizar.  Quem ainda não usufrui desta mentalidade já corre alguns passos atrás.  Fica a dica!
 
 
 
Muitas vezes, alguns sambas em sua primeira vez escutados nos deixa um pouco em dúvida, mas que ao serem revistos nos leva a novas análises e que se descortina em bela obra!
 
Para 2015, alguns detalhes ocorreram, e que na realidade deveriam mesmo seguir o caminho visto!  A PORTELA é excelência quando se fala em Ala de Compositores e o que víamos antes era que os jovens promessas não chegavam perto dos Astros  já consagrados!
 
 
 
As parcerias, com esta mescla, ganharam ainda mais ânimo e o resultado, a nosso ver, foi positivo e a Majestade do Samba agradece!  Muitos vão dizer, ah, o enredo é instigante....  talvez, contudo só o tempo irá dizer! 

Gostamos da safra 2015 e a nosso ver vai ser difícil escolher, porém alguns saíram na frente, o que é normal! 
 
 
Logo, só a PORTELA para promover tal intercâmbio, fundamental para o futuro da Ala Ary do Cavaco, tornando-a ainda mais forte com esta juventude que, com a garra natural da idade, mas sabendo sempre do respeito aos BAMBAS está na cartilha da agremiação!

Valeu, nobres COMPOSITORES DA PORTELA!

sábado, 28 de setembro de 2013

PORTELA 2014 - Análise

O Concurso da PORTELA 2014 mostra uma qualidade cada vez mais apurada das obras dos nossos maravilhosos compositores!  A Ala Ary do Cavaco, mais uma vez mostra sua pujança e deixa o Portelense cada vez mais orgulhoso e até em dúvida quanto ao melhor samba!
 
Diferente dos anos anteriores, verifica-se que o Portelense, para o ano de 2014, não apresentou o furor em indicar a sua preferência, o que mostra que esta qualidade é uma real!  Como já dito, a interatividade faz com que a qualidade seja sempre requerida e não há mais justificativas para apresentações pífias!  Ou é bom ou não é!
 
Como já é uma tradição do BLOG, a análise das obras se faz com um único intuito, o buscar cada vez mais esta qualidade de apresentação!  A PORTELA em toda a sua história sempre primou pela vanguarda e o Concurso da Azul e Branco de Oswaldo Cruz é o mais concorrido do Mundo do Samba, daí sempre buscar, cada vez mais mais a excelência!
 
Outro fato é que, o BLOG sempre estará buscando a essência do SAMBA!  Podemos retornar, e este retorno também é novidade!
 
E o exemplo que podemos citar são os desfiles de 1984 e 1995!  Dois desfiles ANTOLÓGICOS, e o SAMBA, aquele verdadeiro, esteve presente!
 
Nosso Concurso, chegou a um momento crucial, a peneira já foi feita e nos restam 5 obras que estão concorrendo a Grande Final!  Nossas considerações se voltam ao que sentimos de cada proposta e não quanto a nomes de midia, mas sim o que realmente nos passa!
 
ANÁLISE
 
Luiz Carlos Maximo e cia

A parceria deu prosseguimento a anos anteriores, com seus refrões fortes!  O andamento é preocupante, não precisa ser tão acelerado!

O samba, deu uma levantada com relação a proposta original, aonde se verificava altos e baixos!  Mais uma vez, o samba da parceria opta por 3 refrões, mostrando uma já característica melódica!

Aborda bem a sinopse do carnavalesco.

Gerson PM e cia

A parceria ilustra o enredo proposta mais abrangente!  O andamento é um ponto forte desta obra!

A fluência do samba faz com que não se preocupe com refrões, o que é um ponto forte da obra!  Um samba retilíneo!  Boa obra!

Davi Corrêa e cia

Um vulcão!  Do jeito de Davi!  O mestre portelense veio com tudo em 2014!

Utiliza-se de detalhe da sinopse para mostrar uma característica marcante do compositor!  O que revela este grande compositor portelense!

A sutilidade deste samba faz com que a obra esteja prá cima!  Contrariando o andamento do samba, a melodia faz com que o desfilante entre em êxtase!  Chegou PORTELA, literalmente!  Uma obra avante!

Celso Lopes e cia

A jovem guarda portelense se faz presente entre os melhores da PORTELA 2014!  Samba que traduz a atualidade! 

A obra a característica da juventude carioca!  Aliás, uma grata revelação da Ala Ary do Cavaco!  Samba prá cima!

O ponto forte da obra é a mesclagem entre a poesia e a proposta atual:  "Transbodar de emoção, invadir o seu coração, lá vem PORTELA em romaria.... ".  Bela obra!

Noca da PORTELA e cia
 
A volta deste Mestre mostra uma obra em que a poesia é o ponto forte!  Conforme sinopse, pelo visto os compositores mostram uma proposta sutil, mas de um passar do enredo muito interessante! 
 
A fluência deste samba, nos leva a um retorno poético interessante:  "Pinta com arte o chão dessa avenida, E la no céu um lindo azul vai refletir no mar...", bem PORTELA!
 
Numa sinopse vasta como a do carnavalesco para 2014, este samba tem toda a característica para emplacar um bom desfile!
 
O refrão final joga o samba pra cima, mas nada de apelo, mais sim de emoção!  Bela obra! 

domingo, 22 de setembro de 2013

PORTELA 2014

Portela Samba Enredo

Mais um ano e muita expectativa com o Concurso mais esperado do Mundo do Samba, o da PORTELA!
 
É de impressionar a renovação desta Escola que, ao passar do tempo e isto estamos mostrando aos poucos a sua pujança em que se retrata uma verdadeira Escola de Samba!  Seu passado já longínquo (90 anos) nos deixou a herança de que o SAMBA, antes desvalorizado, hoje é uma de nossas Culturas mais apreciadas e respeitadas tanto no nosso País quanto no exterior!
 
Para exemplificar damos o exemplo do veterano Valdir 59, que, assim como Dodô, é o retrato vivo daquela PORTELA poderosa de outrora e que hoje são exemplos de dignidade e altivez.  E, mostrando a  renovação, citamos o jovem Celso Lopes, da Jovem Guarda Portelense e que, com todo o coração nos mostra a tal renovação, que tem que acontecer!
 
Outros bambas como Noca e Davi, já renomados mas ainda no batente em prol do samba, estão firme e fortes nas eliminatórias!  Que bom, e só a Majestade do Samba é que, mais uma vez, mostra a sua força, mesclando a força do passado e a pujança do futuro.  Que outra agremiação nos brinda com esta possibilidade?
 
Fazem 3 anos que o BLOG leva ao portelense e amantes do verdadeiro samba fatos e mostras dignas de que o samba não só é eliminatória e avenida, mas sim Yabás, Rival, Scenarium, Feijoada e outros Estados, lembranças do passado, porém a efetivação desta Cultura!
 
Estamos falando de SAMBA, e uma de suas vertentes é o SAMBA-ENREDO!  Ainda na década de 1980, tanto pelos vídeos de época, quanto pelas gravações ainda podíamos escutar sua verdadeira proposta, com seu ritimo próprio e como consequência, estão até hoje, na ponta da língua!  Porque isto?  Porque era a verdadeira proposta do SAMBA!
 
Analisando isto tudo através do tempo, verificamos que esta proposta está morrendo, mas temos um grande aliado que é a PORTELA, a velha PORTELA, que sempre deixamos claro, a de OSWALDO CRUZ, concentração de base forte de sambistas que nos deixou o legado da cultura!
 
Este ano, ano de mudanças, mais uma vez, nosso Concurso deixa claro que a quantidade de valorosos bambas faz com que torne-se difícil a escolha de uma obra!  Não estamos vendo um favorito, visto que, as tradicionais opiniões parecem se calarem.....  Na peneira do julgar lá estão eles, os "velhos" bambas, novamente sendo julgados e aprovados!
 
Isto nos mostra que, mesmo impedidos de levar a verdadeira proposta do SAMBA, eles mandam ainda! 
 
Citamos um samba que já deixou a competição mas que mostrou que ainda se pode fazer SAMBA, que foi a obra de Espanhol e cia.  Que bela composição!  Outro que este ano ficou fora e que sempre nos brinda com belas obras, que é o Ney do Cavaco!  Portanto gente, estamos falando de uma verdadeira Escola de Samba!
 
Que se danem refrões apelativos, mas valorizemos sim aqueles refrões que se encaixem bem na música, que deixe o desfilante extravasar com o samba no peito, e que estes mesmos refrões sejam um prosseguimento da melodia e não uma forma de levar o samba prá cima com seus já (e infelizemente) tradicionais altos e baixos. 

Retornar com toda a força aquelas belas composições, poesia e fluência da letra é responsabilidade de uma ESCOLA DE SAMBA!
 
O BLOG sempre estará ao lado do SAMBA!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PORTELA 2014 - Ala Ary do Cavaco

 
A PORTELA está abrindo seu trabalho para o Concurso de Samba-Enredo 2014.

As obras começam a serem divulgadas e o que reparamos inicialmente, e já esperado, até porque devido ao retorno de Compositores importantes não só para abrilhantar ainda mais o que é o Concurso mais esperado do Mundo do Samba, mas com relação a qualidade apresentada.

A anos, a Escola de Oswaldo Cruz mostra ao portelense e amante do verdadeiro samba, uma quantidade de belas obras que fica difícil na hora de julgar, e para 2014 não será diferente.

Sentimos a falta de Neyzinho do Cavaco, da Jovem Guarda Portelense, hoje não podendo participar devido a sua posição na Ala, o que foi uma pena.

Outro fato a ser considerado foi quanto a gravação dos sambas. Todas as parcerias estão de PARABÉNS quanto ao resultado final, o capricho da apresentação de cada samba mostra que os Portelenses estão no caminho certo quanto a QUALIDADE, que deve ser mantida!

Porém é necessário o zêlo no que se refere ao vídeo! Alguns lembraram, e bem, de que a apresentação interetiva pode ser feita com carinho, valorizando ainda mais o trabalho. Daí a dica para ano que vem.

PARABÉNS A ALA ARY DO CAVACO!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lá vem PORTELA!

 
Pesquisando momentos da história da Escola de Oswaldo Cruz, parece-nos que voltamos aos belos tempos de credibilidadade que a muito tinham-nos deixado.....
 
Por todo este tempo procuramos tanto por ingredientes às vezes tão complexos e nos tentaram tirar a receita de como manter tal força, que, com tudo isto e por incrível que pareça, o portelense nunca se deixou abater.  Este torcedor em diversos papos de samba saia cabisbaixo pois tinha contra ele uma realidade, a de que sua querida Escola não era mais a mesma, mas o mesmo torcedor em plenos pulmões sempre citou os exemplos que temos e nos orgulhamos.
 
Os fatos de nossa rica história nos dão completa razão, em dizer:  SOU PORTELA! 
 
Desestabilizada internamente ainda fomos alertados por Mestre Candeia, vimos muitos de nossos bambas deixarem nosso terreiro pois não tinham forças para mudar a situação!
 
Mas cadê aquela potência?  Ela estava adormecida dentro de nossa própria casa, estava tão perto que, por que incrível que pareça, não enxergáva-mos!  A impregnação da vaidade humana nos levou a amargar momentos dolorosos e que nunca o portelense pensaria em passar!
 
Somos a única Escola que no mundo do samba tivemos um mártir e acreditamos que seja o único que aparecerá e que nos deixou este legado do que é ser PORTELA, PORTELA de alma!  Ficamos subjulgados mas sabíamos que a nossa força era a nossa base!  Logo, esta base retornou pugente, o portelense se viu novamente representado por uma pessoa da casa e este foi o nosso xeque-mate!
 
Nossas cinzas foram espanadas, a alma renovada e o espírito portelense, aquele que outrora mostrava-se vaidoso, não aquela triste vaidade, mas na mostra do que realmente nossa alma, através dos nossos Compositores, nossos Sambistas através do gingados de seus corpos mostrando o samba em seus passos, nossa história, com os nossos Mestres, e estes sempre respeitados nos orgulham com os seus belos trabalhos, fechando todo o ciclo do SAMBA!  Esta simples composição nos dá nobreza!
 
Não adianta, para o torcedor portelense é assim, fomos mesmos mal-acostumados, queremos sempre o melhor, pois temos o melhor!  Óbvias mudanças e valorização do povo da casa fará com que a PORTELA volte para a Sapucaí, em 2014, com a cara de PORTELA, daquela PORTELA que esperamos retornar ao seu verdadeiro lugar! 
 
E ainda mais forte, dentro e fora de nossos domínios, e pela movimentação que se fazia necessária a muito podemos dizer orgulhosos e de novo:  LÁ VEM PORTELA!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PORTELA 2014

 
PORTELA 2014
 
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG já pensa na PORTELA 2014!
 
Mais um carnaval se vai!  Virando a página, até porque a vida continua, vamos já pensar em 2014!
 
O SAMBA não pode parar e a Majestade do Samba já deve pensar no futuro!  O ano de 2013 foi bem atípico para o Portelense pois nossos dirigentes definiram (graças à Deus!) o enredo cedo, dando mais conforto e daí a centralização para os preparativos de desfile.  Que tal repetir o feito?
 
Sabedores de que não foi nada tranquilo, em 2013, quanto nos reportamos a barracão, pois na atual administração da Escola de Oswaldo Cruz os enredos se enveredam pelo lado governamental e, portanto, a espera de divisas para o carnaval fica dependendo da liberação de verbas públicas.  Em 2013 a homenagem a Madureira não tivemos patrocínio o que complicou ainda mais.
 
Mais um ano em que a PORTELA surge com o mais belo samba da safra, e nossas 4 (quatro) NOTAS 10, em samba-enredo, não foram suficientes para, pelo menos, voltarmos no sábado das campeãs!  Além disso, nossos honrosos batuqueiros também fizeram a parte deles e o nosso chão, também foi algo de diferencial!

Temos um espaço maravilhoso para nossos tradicionais eventos, o Portelão hoje é uma das melhores quadras da cidade, o Parque Madureira, aonde o espaço pode ser perfeitamente usado para ensaios, portanto, temos tudo para organizar um belo desfecho que é o Desfile na Sapucaí.
 
Desfile de Escola de Samba na atualidade é o somatório de fatores importantes, não só os acima citados mas também no investimento em barracão!  É fundamental para a Escola uma tranquilidade econômica para a definição de nossas propostas!  Em 2013, a Escola de Oswaldo Cruz, mais uma vez, teve dificuldades quanto ao assunto, e que acreditamos, devemos repensar na estratégia de obter o necessário para mostrar a força no quesito. 

A busca por patrocínios é o ponto que nos atormenta!
 
Todos os anos os comentários são os mesmos:  A PORTELA pecou em Alegorias!  Isto para nós portelenses já está mais do que na hora de mudar!
 
E lá vem mais um xeque mate! 
 
O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, solicita a nossa Diretoria que pense carinhosamente no assunto para que a PORTELA não só e mais uma vez, emocione em seu desfile, mas que mostre sua pujança em sua totalidade!
 
O BLOG já está pensando em 2014!  Estamos levando ao Portelense enquete para sabermos que tipo de enredo nossos torcedores gostariam para 2014.

O que nos falta?  Vamos virar a página?