AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PORTELA - Chave Azul

Dos sambas classificados na primeira etapa, oito serão reapresentados amanhã, e pelo escutado, e após uma primeira análise já divulgada, sintetizo um pouco esta chave:

- Alcides da PORTELA e cia.
Bom samba! Samba retilíneo, o que hoje é difícil, mas como analisado, ainda bem, temos mostras além desta! 
Abrangeu muito bem o enredo, facilitado pela letra e mostrando a proposta!  É um samba bom de ser levado, devido a falta dos altos e baixos!

- Chico Português e cia.
Graças ao bom Pai, que maravilha escutar:  "...solo sagrado de OSWALDO CRUZ...", isto caiu muito bem, principalmente para o Portelense, aleluia!
Boa letra, assim como o samba acima, explica perfeitamente o enredo!
É outro samba linear e bem feito, não apelando para refrões!  Bela obra!

- Celso Lopes e cia.
A segunda parte do samba tende a declinar, devido ser um samba de altos e baixos!
Sua letra, também descreve bem o samba!

- Jurandy e cia.
Refrões fortes, devido ser um samba de altos e baixos também!
Cuidado na virada do samba!  Cuja entrada é em baixa e para o desfile não é interessante, tornando-o perigoso!
Também descreve bem o enredo!

- Wanderley e cia.
Samba cheio de bossa!  A maior letra apresentada de todos os concorrentes!
Também deve ter cuidado na virada do samba, que entra em baixa!  A brejeirice do samba o faz leve e solto, o que para o desfilante é uma fator positivo!
Sua terceira parte o faz entrar em baixa, mas com um último refrão forte, pode compensar!  Outra bela obra!

- Carlinhos Madureira e cia.
Samba de letra mais fácil das apresentadas na chave!  Porém, faltou algo na letra, para explicar o enredo, como por exemplo, o Olodum, hoje uma obrigatoriedade na Bahia!
Samba com altos e baixos!  Assim como outros, na virada do samba, também entra em baixo, o que deve ter cuidado!

- Edson Batista e cia.
Outra obra apresentada com altos e baixos!
Os refrões parecem que não surtiram efeitos!  E hoje estes recursos servem para isto, levantar o desfilantes, mas não foi sentido!
Sua música, se não tiver cuidado, tende a se arrastar!
Sua letra descreve bem o enredo!

- Neyzinho e cia.
A tônica neste samba é a brejeirice!  Puxa, faltou Oswaldo Cruz imperar, como deve, mas que não atinge em nada a obra!
Samba retilíneo, cheio de garra, que mexe com o coração portelense!  Um dos pontos altos!
Outra obra que a Tabajara do Samba poderá explorar!
Parece que decretou (rs...) a fantasia de nossa bateria:  O Oludum!  (Será?)
Mais uma bela obra!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PORTELA 2012 - Análise Inicial

Taí, a PORTELA banhada pelas águas de Oxalá, inspirou nossa Ala de Compositores!

Neste ano "aberta" para poetas esternos, e sou sincero, e faço coro, não gostei da idéia, até porque, temos, como todos sabem, a mais competente Ala de Poetas do Mundo do Samba! 

E antes que fossem divulgadas as obras, saber que bambas históricos da Majestade do Samba não estão competindo na Escola para 2012 e tem até compositores que concorrendo em outras agremiações e mesmo assim o resultado foi altamente positivo!


Mesmo assim, o que inicialmente pude escutar, lógico, ainda é muito cedo para se dizer algo, é que temos uma super-safra de sambas!

O portelense poderá resumir, lembrar CLARA e Bahia traz inspirações divinas, o que concordo, nossa torcida sempre cobra um enredo em que a PORTELA lembrasse a nossa querida "Claridade" e o resultado está aí!  Fazer samba não é só juntar axé com fé, olorum e olodum.


Vejo de tudo nas propostas!

- sambas bem descritos, que mostram muito bem o enredo proposto;
- sambas lineares, o que é muito difícil no samba-enredo atual;
- samba cuja letra mostrou novidade, um só corpo do samba com os dois tracionais refrões;
- sambas de altos e baixos, apoiando-se em refrões;
- samba certo, que cita somente OSWALDO CRUZ, nascedouro da PORTELA, a Majestade do Samba; e
- samba brejeiro, o que vai fazer a Tabajara do Samba rufar seus tambores.

Portanto, temos para todos os gostos! 

Vamos ver como vão se sair na quadra!  Mais uma vez, acho muito cedo para emitir alguma opinião sobre qualquer obra apresentada!

domingo, 7 de agosto de 2011

Feijoada Original do Samba

Mais uma edição de nossa Feijoada aconteceu!  Aliás, a Feijoada Original do Samba!

Todos sabem, e assim já dizia o portelense Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que nada se cria, tudo se copia e aperfeiçoa!

Foi nos domínios Portelenses que hoje a "tradicional" feijoada do samba, espalhada por todas as agremiações, umas até VIP, veja só, que pretensão!  Todavia, como Portelense, temos que ter orgulho em dizer que, fomos, assim como várias introduções em desfiles, os primórdios deste artifício de se reunir SAMBISTAS para degustar um prato típico agora do Mundo do Samba!

Como sempre, muitas coisas foram alteradas até em nome de um "passar do tempo", mas que a essência não se pode deixar de citar, que o intuito é reunir sambistas! 

Vicentina, lendária baiana Portelense, irmã de NATAL DA PORTELA, com certeza, não iria imaginar que sua invenção seria levada até a um Concurso Gastronômico, que chique!  Com certeza, a Feijoada da PORTELA, hoje infelizmente sem a nossa querida Velha Guarda, deveria, ao nosso singelo ver, ser a grande vencedora deste Concurso!  Não podemos mais passar batido pelo florescimento da idéia!  Até porque, vai se valorizar quem REALMENTE é merecedor do fato julgado!

Hoje vejo A, B, C etc em manchetes diárias em divulgação de seu evento, mas questionamos, E O PONTAPÉ INICIAL?

Fica aqui o registro para que se enalteça os eventos, mais que sempre se lembrem da sua principal responsável, que é a MAJESTADE DO SAMBA!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Composições Portelenses


Este belo vídeo retrata muito bem aquilo que hoje venho expor aqui no BLOG!

Mostra-me muito bem um pouco da essência da arte fazer SAMBA em uma verdadeira Escola!  Muito próprio, e só poderia ser, a PORTELA em toda a sua trajetória gloriosa deu, dá e sempre dará frutos, como tínhamos em nossa já velha quadra, hoje boa parte já derrubada pela marreta de uma proposta a muito como promessa!

Sinceramente, hoje com a tecnologia em que nos transporta, em segundos, a momentos em que pareciam esquecidos com o tempo, mas muito vivos em minha memória!  Começo, como não poderia deixar de ser, pelo o que de mais valioso existe em uma agremiação, que são o seu POVO e sua ARTE!

É , os tempos mudaram!  Realmente, tenho que dar o braço a torcer!  Fico me sentenciando do porque da dificuldade de relembrar alguns sambas a tão pouco levados para avenida, mas sou sincero em dizer que começo mas não termino! 

Muitas e muitas vezes leio relatos idênticos, ah...., então fico mais tranquilo!  A idade avançou, mas existe algo diferente!  A sentença foi cruel!  Seminários são muito válidos, mas e a consequência do que foi exposto!   Resgatará, pelo menos algum legado deixado por toda esta gente maravilhosa?

A característica Portelense em fazer samba é  diferente entre todas as Escolas!  Relembramos muitos e muitos mestres, renomados ou não, é o que menos importa!  O fazer SAMBA, não se aprende, o ser humano nasce, está no DNA.  Ainda exportamos compositores, somo mesmo "metidos"!  Haja grata renovação, desculpe-me em comparar, é o Brasil do Samba!

Esperamos que a proposta de receber, para nosso Concurso de Samba-Enredo 2012, sambistas de outras escolas, não nos sentencie!  Temos, com todo orgulho, a melhor ALA DE COMPOSITORES DO MUNDO DO SAMBA! 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Planejamento 2012


Depois de divulgado pela direção da Escola, o planejamento para 2012, saliente-se que, realmente tem que existir o ponta-pé inicial, para quem sabe, ajustes dentro do que se é planejado.

A começar pela nossa tão idolatrada Ala de Compositores, vemos com ótimos olhos a inserção daqueles que já estão dando frutos em nossa Filhos da Águia, mas a intenção é esta mesmo, de se plantar para se colher, é ou não é?  Mas por favor, trazer valores de outras agremiações não cabe, até porque, como mesmo foi citado, existem Compositores Portelenses, que se "chamados a atenção" para um comparecimento mais efetivo, evita-se o enxerto, portanto, já que é hora de mudar a página, vamos pensar nisto!

Quanto a disputa de samba, quem hoje participa da Comissão Julgadora?  Com certeza portelenses de coração, mas estamos num processo de mudança e porque não mudar este panorama?  Vamos quem sabe, ousar, vamos convidar profissionais competentes e de íntima interação com o SAMBA!  A muito vem sendo solicitada tal mudança!  Se tem o direito de apostar, mas não omitir uma realidade, até porque, como todos sabem, na PORTELA existem nomes fortes concorrendo, o que facilita em muitas ocasiões!  A interação citada com a nossa apaixonada comunidade vemos com algumas observações!  Primeiro, que comunidade é esta citada?  Se for a Portelense, ótimo, mas se for a de "Seguidores", aí voltaremos a uma mesmice!  Nada mais fácil do que o instrumento da SINOPSE, levar os locais dos sambas, nada melhor do que facilitar e não complicar!

Como já coloquei na postagem anterior, as obras no Portelão e o infeliz acontecimento em nosso barracão mais uma vez, se tornou fator político, pois a prefeitura deve ajudar a PORTELA, assim como outra co-irmã de obter um local mais digno do que o atual, que foi um tapa-buraco, mas que não tem condições nenhuma de desenvolver o trabalho a ser apresentado em 2012!  Vamos agora, em nome do mesmo planejamento, agora da prefeitura, apelar a todos os santos para que nossa quadra seja, realmente entregue em dezembro, que esperamos estar dentro de um sério cronograma. 

Patrocínio, ah, este tão famigerado nome é uma peça X em se tratando do Mundo do Samba!  Preparar-se para o ano seguinte, mesmo sendo hoje, é um importante aliado ao PLANEJAMENTO!  Verificamos com vários exemplos de que é PRIMORDIAL estabelecer posições futuras até pelo fato de que se haverá tempo suficiente para BUSCAR parcerias!  Já foi o tempo em que temas patrióticos, como nos áureos e saudosos tempos, eram levados para a avenida, o tempo andou e tudo mudou!

No planejamento se falou em Comissão de Frente, a grande recepção de Escola de Samba nos tempos atuais!  É bom lembrar que, este é um quesito que NOVIDADES são a meu ver, impostas para uma boa avaliação!  Boa novidade a interação entre nosso carnavalesco e coreógrafo, e que, com certeza, dará bons frutos!  Mas não vamos esquecer da melhora de nossas alegorias e adereços, o capricho, os detalhes, vamos banir de vez os objetos deixados em cima do carro alegórico, que por muitas vezes se tiram e com toda a razão pontos preciosos!  Vamos voltar a ter orgulho de nossas fantasias, porque o portelense sempre foi bem vestido para a avenida!  Portanto, tantos detalhes, que com certeza, faz parte do bom planejamento!

O burilar de nossa gente, é fator primordial ao SUCESSO!  A PORTELA tem que virar a página!  Não se podem confundir, o dar o passo a frente com o término da tradição!  Até eu ficaria furioso ao ver a minha Escola deixando de lado aquilo de mais sério há dentro de uma agremiação, que é a sua origem, sua TRADIÇÃO, e isto é PORTELA é imbatível, mas não sou cego para querer ver uma bela quadra, um verdadeiro SAMBA ganhando na QUALIDADE, de escutar, depois de anos e anos, o portelense cantar por inteiro o seus sambas, e isto dá orgulho!

Temos a melhor ALA DE COMPOSITORES do Mundo do Samba, temos um grande puxador, temos um dos melhores Mestres de Bateria, temos qualidade de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e isto nos dá uma grande base, mas vamos dar força aos que estão a frente deste PLANEJAMENTO, para que a PORTELA volte a ser a velha PORTELA, com todas as letras maiúsculas!

Desde já, BOA SORTE!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dá cá o meu!


Depois de muita expectava, tivemos desvendado o título do enredo portelense para 2012!

Como sempre, muito alvoroço e coisa e tal!  Até porque, torcemos por uma Escola que ainda detém o maior número de títulos do carnaval carioca!  Mas, lembro que o tempo passa e nossos dirigentes têem uma verdadeira "pedreira" para transpor, que é a definição do nosso local para estruturar nosso carnaval, que é o barracão!

Estamos esperando ansiosos por nossa prefeitura, que até agora a mesma não definiu o que será feito em relação à Majestade do Samba! 

Não vamos apelar psicologicamente, lembrando ao nosso prefeito que sua Escola do coração está sem um verdadeiro abrigo, e o que o toldo atual, nos moldes do universo que é o carnaval não dá condições a agremiação de se organizar!

Quanto a elaboração das fantasias, merecem a mesma importância, um espaço suficiente para seus trabalhadores, parece mais fácil de se conseguir, existindo saída, mas que é algo preocupante também!

Portanto, a PORTELA não pode mais esperar!  O portelense não pode sofrer mais do que sofreu neste ano!

Parafraseando, sempre com o samba:  "DÁ CÁ O MEU!"

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Salve a Velha Bahia!


Vem o carnaval 2012, algumas escolas já se anteciparam quanto a definição de seus enredos e ontem a PORTELA, a tradicional Escola de Oswaldo Cruz, desvendou para sua apaixonada torcida o seu enredo para o próximo carnaval.

Vem de longos carnavais, enredos homenageando a Terra das Festas Populares, a nossa querida Bahia!  Estado da Federação mais afro, seus festejos, seja lá religiosos ou não, atraem tanto o povo da terra quanto aqueles que lá visitam!

Nas avenidas cariocas, a Bahia muitas e muitas vezes esteve presente!  Ah, lá vem de novo Bahia!  Entretanto, se formos avaliar pelo lado de novidades, pode se ter muitas opções, até porque o povo baiano mostra que, a cada carnaval, nos revelam novas façanhas!

E aí é que se pode basear uma nova proposta de transportar para a Sapucaí, estes belos momentos baianos, sem que tenhamos que ir lá para ver! 

A Majestade do Samba já nos brindou em 1984, com um dos melhores sambas de todos os tempos, o já lendário "Contos de Areia", até hoje cantado em verso e prosa pelos Portelenses!

- Festa de Santa Bárbara
- Festa de Nossa Senhora da Conceição
- Procissão do Bom Senhor do Bom Jesus dos Navegantes
- Festa dos Reis ou da Lapinha
- Festa do Bonfim
- Festa da Ribeira
- Celebração da Revolta dos Malês
- Festa de Nossa Senhora da Purificação
- Festa de Iemanjá
- Lavagem de Itapuã

Taí, algumas das diversas Festas Baianas!

O próprio Olodum, cuja batida não deixa, até os mais "duros", sem saculejar seu corpo!

Lá vem PORTELA!  Nossa colocação no desfile não importa, o que importa é ter a força de Todos os Santos para nos proteger!

SALVE A BAHIA!