AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Mar de Oswaldo Cruz



Tudo começa com os apelos dos portelenses para que a Majestade do Samba homenageie Clara Nunes, a Guerreira Portelense!

E os Deuses disseram amém!  Não vou aqui ficar me lamuriando por um passado que deve definitivamente ser esquecido, até porque temos que recolher deste mesmo passado fatos que nos tragam positividade e mostrem uma PORTELA como sempre foi, a sua Majestade!


Nossa quadra, passando por merecidas reformas fez o portelense voltar, como um passe de mágica, ao seu lugar, lugar este de pessoas humildes, mas que sempre souberam fazer o de melhor que esta cultura já nos deu, que é o SAMBA!

Tudo que a Escola de OSWALDO CRUZ está vivendo hoje sempre foi constante em se tratando de PORTELA, mas que muitos torcedores ainda não haviam vivido e que bom, estarmos retornando a estes belos momentos!


Quem com já alguns anos não se lembra dos ensaios do Mourisco?  Ah, que belos ensaios!  Já a época era a PORTELA extrapolando suas fronteiras e mostrando toda a sua pugência!

Anos e anos se passaram e vem, para 2012, mais acirrado Concurso de Sambas-Enredo, o da PORTELA!  E como está se tornando praxe, os portelenses foram coroados com uma bela safra sendo finalmente encontrada a "pedra preciosa"!  Logo nos vem a mente os belos momentos de outrora, quando verdadeiras poesias brotavam desta verdadeira ESCOLA DE SAMBA!


É o ressurgir da MAJESTADE!  Aquela PORTELA que mostra sua verdadeira alma, seu espírito, como que rebatizado pelos já saudosos COMPOSITORES DE OSWALDO CRUZ!

Estamos falando do retorno do Mar de Oswaldo Cruz, que voltou com todo o seu ímpeto e força para resgatar de vez a sua honra e brindar a todos os seus apaixonados torcedores e amantes do samba com o que sabe fazer de melhor!  Logo, esta força estava dentro de sua própria casa!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PORTELA 2012 - Grande Final!


Voltamos após todas as Eliminatórias do Concurso de Samba-Enredo da PORTELA para 2012!

Das parcerias finalistas, a PORTELA bem que poderia levar uns cinco sambas para sua torcida eleger o melhor!  Como já aqui colocado, a safra Portelense foi muito boa.  Mesmo com muitos nobres Compositores não participando com suas obras, imagino uma dificuldade ainda maior de escolha!



Analisando bem, só a Escola de Oswaldo Cruz possui esta variedade de opções, o que confortavelmente podemos dizer:  É A MELHOR ALA DE COMPOSITORES DO MUNDO DO SAMBA!

Voltando as opções, o vídeo do desfile da PORTELA em 1980, exemplica bem o que quero externar e já analisado inicialmente!  Além da maravilha de obra apresentada pela Escola neste desfile, podemos perceber claramente a qualidade de letra e melodia levada pela Majestade do Samba a época.


Mais uma vez, volto a colocar que a linearidade da música é um fator primordial para o desfile!  E é necessário para o julgamento final e até para os votantes, que analisem bem este detalhe, porque o samba vencedor apresentado, além de ser forte e somado com tal peculiaridade, com toda a certeza nos trará bons frutos!

Vamos focar no detalhe, porque definida a obra que a PORTELA levará para a Sapucaí, além do excelente enredo e todo o apoio de sua apaixonada torcida, com um samba valente, que flua, sem ânimos e desânimos, faremos um grande cortejo! 


Sabemos que chão, representado pelos apaixonados portelenses e somados a uma boa obra, acredito ser meio caminho andado para uma excelente posição de desfile!

Portanto, acima de tudo, acredito que a PORTELA leve um belo samba para a Praça Onze!

domingo, 18 de setembro de 2011

PORTELA - LOGO 2012

Outrora, já percebíamos um cuidado com a apresentação dos enredos da  PORTELA!  Seja lá anunciando o que hoje é fundamento inicial, junto com a efetivação do enredo!


Como podemos verificar, desde muito a identificação da proposta do enredo se materializava com o seu logo!  É a apresentação visual para sua torcida e sambistas da Escola! 

Dentro do tão propagado planejamento, aonde que, sem ele sabemos que qualquer proposta não prossegue a contento, mesmo tendo um enredo cuja a identificação do Portelense se deu inteiramente quando de sua divulgação!



A PORTELA sempre apresentou logos muito interessantes para apresentar seu carnaval!  E o que se espera é que este logo não seja esquecido, porque o mostrar é mais um critério para o torcedor, ainda mais o portelense!

Com o advento da interatividade, belas propostas são possíveis, lógico, que com o profissionalismo sendo requisito primordial!  

Podemos ver que antes já se era prestada a atenção na apresentação de seu enredo, num processo antevendo o conhecimento da sinopse, hoje a necessidade deste logo é como o grande cardápio, antes da proposta, e isto é notório!  Mostrar com orgulho o que o portelense irá defender, e como sabe, na avenida!

Vamos pensar nisto!


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PORTELA - Chave Branca

Dos sambas classificados na primeira etapa, oito serão reapresentados amanhã, e pelo escutado, e após uma primeira análise já divulgada, sintetizo um pouco a Chave Branca:
 
- Ary do Cavaco e cia.
 
Bom samba!  Samba retilíneo, sem apelos para refrões!
Bem ao estilo de Ary do Cavaco, mas poderia abranger mais o enredo!  Sentimos mais uma vez, a falta do Olodum, para definir como perfeito!  Uma pena!
A cabeça do samba, após virada do samba, leva a composição para cima, o que é positivo!
Mas, desde já, apesar do pequeno detalhe, mais uma bela obra!
 
- Alexandre e cia.
 
Também não abrange o enredo em sua totalidade, conforme visto em outras obras!
Apesar deste detalhe, o samba também não sofre com os eternos altos e baixos, o que torna um dos pontos fortes!
Noto um refrão de virada forte, que para o desfile atual é fato constante! 
Bom samba!
 
- Darcy Maravilha e cia.
 
Que bela entrada de samba!  Lembrar Nossa Senhora Aparecida e Oxossi, nosso protetor, foi uma saída muito feliz!
Samba como gosto, retilíneo!  Também passa a força da religiosidade baiana!
Refrões que leva o samba para frente!  Letra dentro do enredo, como manda o figurino!
Samba valente!  Graças ao Pai, uma bela obra!
 
- Ney da PORTELA e cia.
 
A composição da parceria faz notar o tradicional altos e baixos! 
Outro fato é que o enredo não foi plenamente abrangido!
Possui, devido a não linearidade, refrões fortes!
Na virada do samba, o samba tende a baixa, o que não é interessante!  Portanto, um samba bem do estilo atual!
 
- Ciraninho e cia.
 
Samba que conta bem o enredo!
Quem bom, outra obra que não apela-se para refrões, ainda bem!  Letra bem descrita, completa!
Tudo foi citado, sem nenhum apelo, sutil, o que torna a obra forte em todos os suas passagens!
Muito propícia a Águia encontra-se com a Sabiá, detalhe marcante!
Samba prá cima!  Mais uma bela obra!
 
- Bruno Lima e cia.
 
Verifico mais uma obra dos altos e baixos!
Daí a valorização de refrões fortes, para levantar!
Falta algo na abordagem do enredo, mais uma vez, cadê o Olodum?  Deixar de abordar a força que este grupo é hoje na Bahia é fator que não pode faltar a um samba com este enredo!
A segunda parte do samba entra em baixa, depois do refrão, que acho perigoso para um desfile!
 
- Barriga e cia.
 
Mas um samba que não sintetizou o enredo plenamente!
A parceria focou a obra dando ênfase ao sincretismo baiano, e outras festas? 
O enredo é sobre Festas Baianas... E a culinária baiana?  E as próprias festas?  O Olodum?  Faltou algo a obra!
Ouço altos e baixos na composição! 
 
- Gerson PM e cia.
 
Mais uma obra dos altos e baixos!  
Os hoje tradicionais refrões se fazem presentes!  Daí, mais uma vez dizer:  "para levantar componente".
O enredo também não foi plenamente abordado! 
Isto é importante sempre ressaltar pois os jurados, na hora da avaliação, com certeza, vão mostar que o samba não foi bem desenvolvido!
Faltou AXÉ à composição!
 
 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PORTELA - Chave Azul

Dos sambas classificados na primeira etapa, oito serão reapresentados amanhã, e pelo escutado, e após uma primeira análise já divulgada, sintetizo um pouco esta chave:

- Alcides da PORTELA e cia.
Bom samba! Samba retilíneo, o que hoje é difícil, mas como analisado, ainda bem, temos mostras além desta! 
Abrangeu muito bem o enredo, facilitado pela letra e mostrando a proposta!  É um samba bom de ser levado, devido a falta dos altos e baixos!

- Chico Português e cia.
Graças ao bom Pai, que maravilha escutar:  "...solo sagrado de OSWALDO CRUZ...", isto caiu muito bem, principalmente para o Portelense, aleluia!
Boa letra, assim como o samba acima, explica perfeitamente o enredo!
É outro samba linear e bem feito, não apelando para refrões!  Bela obra!

- Celso Lopes e cia.
A segunda parte do samba tende a declinar, devido ser um samba de altos e baixos!
Sua letra, também descreve bem o samba!

- Jurandy e cia.
Refrões fortes, devido ser um samba de altos e baixos também!
Cuidado na virada do samba!  Cuja entrada é em baixa e para o desfile não é interessante, tornando-o perigoso!
Também descreve bem o enredo!

- Wanderley e cia.
Samba cheio de bossa!  A maior letra apresentada de todos os concorrentes!
Também deve ter cuidado na virada do samba, que entra em baixa!  A brejeirice do samba o faz leve e solto, o que para o desfilante é uma fator positivo!
Sua terceira parte o faz entrar em baixa, mas com um último refrão forte, pode compensar!  Outra bela obra!

- Carlinhos Madureira e cia.
Samba de letra mais fácil das apresentadas na chave!  Porém, faltou algo na letra, para explicar o enredo, como por exemplo, o Olodum, hoje uma obrigatoriedade na Bahia!
Samba com altos e baixos!  Assim como outros, na virada do samba, também entra em baixo, o que deve ter cuidado!

- Edson Batista e cia.
Outra obra apresentada com altos e baixos!
Os refrões parecem que não surtiram efeitos!  E hoje estes recursos servem para isto, levantar o desfilantes, mas não foi sentido!
Sua música, se não tiver cuidado, tende a se arrastar!
Sua letra descreve bem o enredo!

- Neyzinho e cia.
A tônica neste samba é a brejeirice!  Puxa, faltou Oswaldo Cruz imperar, como deve, mas que não atinge em nada a obra!
Samba retilíneo, cheio de garra, que mexe com o coração portelense!  Um dos pontos altos!
Outra obra que a Tabajara do Samba poderá explorar!
Parece que decretou (rs...) a fantasia de nossa bateria:  O Oludum!  (Será?)
Mais uma bela obra!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PORTELA 2012 - Análise Inicial

Taí, a PORTELA banhada pelas águas de Oxalá, inspirou nossa Ala de Compositores!

Neste ano "aberta" para poetas esternos, e sou sincero, e faço coro, não gostei da idéia, até porque, temos, como todos sabem, a mais competente Ala de Poetas do Mundo do Samba! 

E antes que fossem divulgadas as obras, saber que bambas históricos da Majestade do Samba não estão competindo na Escola para 2012 e tem até compositores que concorrendo em outras agremiações e mesmo assim o resultado foi altamente positivo!


Mesmo assim, o que inicialmente pude escutar, lógico, ainda é muito cedo para se dizer algo, é que temos uma super-safra de sambas!

O portelense poderá resumir, lembrar CLARA e Bahia traz inspirações divinas, o que concordo, nossa torcida sempre cobra um enredo em que a PORTELA lembrasse a nossa querida "Claridade" e o resultado está aí!  Fazer samba não é só juntar axé com fé, olorum e olodum.


Vejo de tudo nas propostas!

- sambas bem descritos, que mostram muito bem o enredo proposto;
- sambas lineares, o que é muito difícil no samba-enredo atual;
- samba cuja letra mostrou novidade, um só corpo do samba com os dois tracionais refrões;
- sambas de altos e baixos, apoiando-se em refrões;
- samba certo, que cita somente OSWALDO CRUZ, nascedouro da PORTELA, a Majestade do Samba; e
- samba brejeiro, o que vai fazer a Tabajara do Samba rufar seus tambores.

Portanto, temos para todos os gostos! 

Vamos ver como vão se sair na quadra!  Mais uma vez, acho muito cedo para emitir alguma opinião sobre qualquer obra apresentada!

domingo, 7 de agosto de 2011

Feijoada Original do Samba

Mais uma edição de nossa Feijoada aconteceu!  Aliás, a Feijoada Original do Samba!

Todos sabem, e assim já dizia o portelense Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que nada se cria, tudo se copia e aperfeiçoa!

Foi nos domínios Portelenses que hoje a "tradicional" feijoada do samba, espalhada por todas as agremiações, umas até VIP, veja só, que pretensão!  Todavia, como Portelense, temos que ter orgulho em dizer que, fomos, assim como várias introduções em desfiles, os primórdios deste artifício de se reunir SAMBISTAS para degustar um prato típico agora do Mundo do Samba!

Como sempre, muitas coisas foram alteradas até em nome de um "passar do tempo", mas que a essência não se pode deixar de citar, que o intuito é reunir sambistas! 

Vicentina, lendária baiana Portelense, irmã de NATAL DA PORTELA, com certeza, não iria imaginar que sua invenção seria levada até a um Concurso Gastronômico, que chique!  Com certeza, a Feijoada da PORTELA, hoje infelizmente sem a nossa querida Velha Guarda, deveria, ao nosso singelo ver, ser a grande vencedora deste Concurso!  Não podemos mais passar batido pelo florescimento da idéia!  Até porque, vai se valorizar quem REALMENTE é merecedor do fato julgado!

Hoje vejo A, B, C etc em manchetes diárias em divulgação de seu evento, mas questionamos, E O PONTAPÉ INICIAL?

Fica aqui o registro para que se enalteça os eventos, mais que sempre se lembrem da sua principal responsável, que é a MAJESTADE DO SAMBA!