AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

sábado, 18 de outubro de 2014

PORTELA 2015 (Considerações Finais)

PORTELA 2015
CONCURSO DE SAMBA-ENREDO


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem parabenizar a todas parcerias participantes deste Concurso que é o mais importante do Mundo do Samba pelo seus vários valores! 
 
Como em anos anteriores o BLOG se posiciona em relação as obras apresentadas pelos nossos compositores e adianta que, foi o ano em que estamos muito orgulhosos pela qualidade de gravações apresentadas ainda não vistas anteriormente!  Foi de muito capricho e isto é importante pois está se apresentando, acima de tudo, um produto!
 
Como sempre, o Portelense sempre está na vanguarda do que se refere a novidade e este ano citamos uma parceria que postou um vídeo com a apresentação dos parceiros, fato ainda não verificado e para nós do BLOG extremamente importante!  Outro fato interessante é a gravação em estúdio, que mostra ao torcedor/internauta todo um capricho e trabalho que é apresentar uma obra!
 
Enfatizamos isto porque a novidade é fator importante e o diferencial tem que existir sempre!  Temos que ser sempre os MELHORES!
 
Detalhes
 
É de emocionar ver Mestre Valdir 59 ainda concorrendo com samba na sua Escola de coração, fato que não poderíamos deixar de registrar!  

O retorno de Adilson Bispo e Paulo Roberto também queremos deixar registrado, o que só engrandeceu ainda mais este Concurso! 

Sentimos a falta de grandes Compositores como Mestre David Corrêa, Juan Espanhol e Chico Português, que nobre é esta Ala Ary do Cavaco!
 
O Concurso 2015 nos trouxe mais uma boa safra de sambas.  Outra grata surpresa vista foi uma melhora nas viradas dos sambas que, após refrões embalados, os sambas entravam em baixa, fatos sempre lembrados aqui pelo BLOG!
 
Outro fato a registrar é a presença de obras com o feitio do samba que sempre diferenciou a PORTELA das outras escolas, que é a poesia e isto, acreditamos, não pode morrer!  Mesmo que a obra não seja a vitoriosa, não abriremos mão deste detalhe.....

NOVIDADES

A cada ano que passa, os Compositores Portelenses estão se aprimorando, cada vez, mais nos bastidores e mostrando detalhes ainda não vistos anteriormente, até porque, na PORTELA, historicamente, as novidades fazem parte da sua rica história.  Cito exemplos abaixo:


 
Parceria Marcos Diniz e cia (Apresentação da parceria)
 
 
DE LETRA E MÚSICA  - Parceria Toninho Nascimento e cia.  (Elaboração da OBRA)

"Iaô mandou, Iaô mandou chamar, hoje tem festa no terreiro vem gingar. Vai de viola que eu vou de pandeiro, chama o batuqueiro. Okê meu Rio! Okê meu São Rio de Janeiro".

O final dessa viagem surreal é a festa de comemoração do aniversário do Rio de Janeiro. Nada mais representativo do espírito festeiro carioca do que uma comemoração com samba no terreiro. O Rio de Janeiro é a cidade do Brasil onde reside o maior número de negros. E a região de Madureira e Os...waldo Cruz, tem a maior densidade de negros da cidade. A tradição cultural popular carioca é permeada de elementos negros. (segue)

Portanto, fica mais uma dica do BLOG, quando das apresentações das obras para 2016!  É importante a diferença e explicação da obra ao torcedor!

SAMBAS

Muito se diz que, hoje em dia, não se consegue mais deixar eternamente num cantinho de nosso cérebro, os sambas atuais que possuem características diferentes dos sambas de alguns anos atrás.  A levada do samba todos sabem que mudou e muito e, por isto, em alguns casos acontecem que existem obras que nos leva a este passado!  Isto é muito salutar, pois fazem bem aos ouvidos!

Para exemplificar, citamos os sambas de Waldir 59 e cia (já eliminado) e o de Caixa D'Água e cia., duas belas obras e que nos faz retornar ao tal tempo lembrado acima! Fica registrado!

CONSIDERAÇÕES

- Caixa D'Água e cia.

CARAMBA.....!  Belíssima obra!  A poesia é a tônica no samba, "... emoldurando em aquarela este mosaico tão belo da PORTELA..."!  Hoje, quando encontramos um samba com este lirismo nos faz ficar ciente que ainda podemos acreditar!  Esta obra parece que me faz recordar aqueles sambas maravilhosos dos anos 60 e início de 70!  O único detalhe que fazemos é que a melodia, na primeira parte, tende a uma baixa no samba, mas a qualidade sobrepõe o detalhe.  Foram muito felizes em dar a interpretação a Ito Melodia, um show de puxador, mas que nas últimas apresentações fez falta!  Parabéns Caixa D'Água e a sua parceria!

- Toninho Nascimento e cia.

Uma obra com o feitio dos parceiros!  Letra dentro da sinopse mas também é um samba de altos e baixos, com refrões fortes, e isto faz com que tenha problemas em sua melodia, fazendo o samba ficar arrastado!  A parceria manteve a tônica dos anos anteriores.  Porém, todos sabemos que, o samba acontece lá na avenida!  Mérito para os compositores na divulgação!

- Jorge do Batuke e cia.

Outra bela obra!  Samba que mescla com uma pitada de poesia como:  "...Do céu vejo o verde brotar, emoldurar a natural arquitetura, paisagens de notas musicais, inspiração a divinas partituras..."!  Tai, mais um exemplo de que se pode fazer um bom samba com o sabor moderno!  O tom em cima é constante, virada e decorrer do samba mostra o valor do samba!  Três bons puxadores também dão a obra o valor que ela merece!  Parabéns ao bravo Batuke e companheiros!

- Noca da PORTELA e cia.

O samba!  Belo samba!  A letra, dentro da sinopse, não optou pela poesia, porém a melodia é valente!  Samba pra cima em toda a sua proposta!  Outro samba que mostra que se pode fazer uma boa obra com o modelo de samba atual, nada de apelar para refrões para sacudir, o samba já faz isto, é o que importa!  Outro samba bem divulgado!   O samba caiu nas graças dos portelenses e isto o qualificou para a consagração!  Foram felizes também ao darem a interpretação a Wander Pires!  Encontramos nesta parceria, o jovem Celso Lopes, que a muito vem se destacando na Ala Ary do Cavaco e que já o consideremos uma realidade na arte de compor!  Parabéns a Mestre Noca e seus parceiros!

No mais, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG se orgulha em homenagear a todos os integrantes desta maravilhosa Ala!  Até o próximo Concurso!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PORTELA (Os três LÍDERES)


 
Eles são os três LÍDERES da História do Mundo Azul e Branco de Oswaldo Cruz!

O tempo vai passando e hoje é muito mais fácil o registro de fatos que ficam para o futuro torcedor ter a facilidade de saber todo um encadeamento da história de uma Escola de Samba, fato que, outrora era muito mais complicado, e por isto, muitos detalhes se perderam com o tempo!
 
O GRES PORTELA já com seus 91 anos de existência mostra a seus apaixonados torcedores mais uma característica que, dificilmente outra agremiação terá tanta facilidade em se definir.
 
Não vou querer aqui relembrar o que já foi ampla e muito bem contada a origem de nossa Escola, mas um detalhe que me veio após mais uma primavera completada por Monarco!
 
A agitação, o apoio e o carinho que todos têm para com este personagem me deixa bem claro que mais do que nunca dizer que surge uma terceira linhagem de liderança na Majestade do Samba!
 
Paulo, é o alicerce!  Hoje o torcedor desfruta deste amor!  Foi o grande lutador, num momento de muita dificuldade e sempre deixou claro a dignidade do sambista, cobrando também a postura do mesmo!
 
Natal, é a garra!  O amor em ser PORTELENSE!  Foi o exemplo do que é ser PORTELA!  Suas desavenças em prol da sua Escola o tornou um personagem inquestionável!
 
Monarco, é o carisma!  Diferente de Paulo e Natal, sobressai pela sua humildade soberana, que é impressionante!  É um verdadeiro catalisador, uma ponte entre uma fase áurea, poética que nos dias atuais não podemos mais rever, porém em seus depoimentos e obras, nos leva a estes momentos sublimes nos dias atuais!

Estas lideranças foram todas naturais, o tempo fez o Portelense entende-las! 
 
E digo ainda mais, vamos aproveitar o momento de reerguimento portelense e, porque não, homenagear, e deixar para a posteridade, ainda em vida, este nosso terceiro LÍDER, com um busto, na honrada Academia José Natalino do Nascimento?  Fica a dica!

O COMPOSITORES DA PORTELA mostra um pouco deste LÍDER!
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PORTELA 2015 (Intercâmbio Portelense)

 
ALA ARY DO CAVACO
 
 
O INTERCÂMBIO PORTELENSE
 
O carnaval que passou já é saudade!  Ficou na lembrança de cada portelense o reascender de um orgulho que estava trancado em cada coração Azul e Branco e a esperança retornou com o apresentado pela Escola de Oswaldo Cruz!
 
Este elo que para muitas escolas é meio que indigesto devido a uma parada obrigatória até cada Concurso de Samba Enredo reascender as turbinas e tudo começar de novo!  Ah, mas para a Majestade do Samba, não!  Cada dia, mais festejos, é Compositor Portelense participando de entrevistas, em rodas de samba, participações especiais, em fóruns, etc, quero dizer estão com tudo, isto sem falar na nossa querida Velha Guarda, que covardia!
 
 
Definido logo após o desfile oficial, nosso enredo deu tempo suficiente para que cada neurônio pudesse pensar, o tempo foi suficiente para ir mentalizando como retratar os 450 anos da Cidade Maravilhosa.
 
São 35 obras para o deleite portelense, acreditamos que é o Concurso com o maior número de participantes!  Aliás, nosso parabéns a todos pela qualidade de apresentação de suas obras.  A cada ano, o capricho é fator importante até para uma melhor apreciação do "produto", e também mostrar a diferença que só o portelense, em sua fidalguia, sabe realizar.  Quem ainda não usufrui desta mentalidade já corre alguns passos atrás.  Fica a dica!
 
 
 
Muitas vezes, alguns sambas em sua primeira vez escutados nos deixa um pouco em dúvida, mas que ao serem revistos nos leva a novas análises e que se descortina em bela obra!
 
Para 2015, alguns detalhes ocorreram, e que na realidade deveriam mesmo seguir o caminho visto!  A PORTELA é excelência quando se fala em Ala de Compositores e o que víamos antes era que os jovens promessas não chegavam perto dos Astros  já consagrados!
 
 
 
As parcerias, com esta mescla, ganharam ainda mais ânimo e o resultado, a nosso ver, foi positivo e a Majestade do Samba agradece!  Muitos vão dizer, ah, o enredo é instigante....  talvez, contudo só o tempo irá dizer! 

Gostamos da safra 2015 e a nosso ver vai ser difícil escolher, porém alguns saíram na frente, o que é normal! 
 
 
Logo, só a PORTELA para promover tal intercâmbio, fundamental para o futuro da Ala Ary do Cavaco, tornando-a ainda mais forte com esta juventude que, com a garra natural da idade, mas sabendo sempre do respeito aos BAMBAS está na cartilha da agremiação!

Valeu, nobres COMPOSITORES DA PORTELA!

sábado, 28 de setembro de 2013

PORTELA 2014 - Análise

O Concurso da PORTELA 2014 mostra uma qualidade cada vez mais apurada das obras dos nossos maravilhosos compositores!  A Ala Ary do Cavaco, mais uma vez mostra sua pujança e deixa o Portelense cada vez mais orgulhoso e até em dúvida quanto ao melhor samba!
 
Diferente dos anos anteriores, verifica-se que o Portelense, para o ano de 2014, não apresentou o furor em indicar a sua preferência, o que mostra que esta qualidade é uma real!  Como já dito, a interatividade faz com que a qualidade seja sempre requerida e não há mais justificativas para apresentações pífias!  Ou é bom ou não é!
 
Como já é uma tradição do BLOG, a análise das obras se faz com um único intuito, o buscar cada vez mais esta qualidade de apresentação!  A PORTELA em toda a sua história sempre primou pela vanguarda e o Concurso da Azul e Branco de Oswaldo Cruz é o mais concorrido do Mundo do Samba, daí sempre buscar, cada vez mais mais a excelência!
 
Outro fato é que, o BLOG sempre estará buscando a essência do SAMBA!  Podemos retornar, e este retorno também é novidade!
 
E o exemplo que podemos citar são os desfiles de 1984 e 1995!  Dois desfiles ANTOLÓGICOS, e o SAMBA, aquele verdadeiro, esteve presente!
 
Nosso Concurso, chegou a um momento crucial, a peneira já foi feita e nos restam 5 obras que estão concorrendo a Grande Final!  Nossas considerações se voltam ao que sentimos de cada proposta e não quanto a nomes de midia, mas sim o que realmente nos passa!
 
ANÁLISE
 
Luiz Carlos Maximo e cia

A parceria deu prosseguimento a anos anteriores, com seus refrões fortes!  O andamento é preocupante, não precisa ser tão acelerado!

O samba, deu uma levantada com relação a proposta original, aonde se verificava altos e baixos!  Mais uma vez, o samba da parceria opta por 3 refrões, mostrando uma já característica melódica!

Aborda bem a sinopse do carnavalesco.

Gerson PM e cia

A parceria ilustra o enredo proposta mais abrangente!  O andamento é um ponto forte desta obra!

A fluência do samba faz com que não se preocupe com refrões, o que é um ponto forte da obra!  Um samba retilíneo!  Boa obra!

Davi Corrêa e cia

Um vulcão!  Do jeito de Davi!  O mestre portelense veio com tudo em 2014!

Utiliza-se de detalhe da sinopse para mostrar uma característica marcante do compositor!  O que revela este grande compositor portelense!

A sutilidade deste samba faz com que a obra esteja prá cima!  Contrariando o andamento do samba, a melodia faz com que o desfilante entre em êxtase!  Chegou PORTELA, literalmente!  Uma obra avante!

Celso Lopes e cia

A jovem guarda portelense se faz presente entre os melhores da PORTELA 2014!  Samba que traduz a atualidade! 

A obra a característica da juventude carioca!  Aliás, uma grata revelação da Ala Ary do Cavaco!  Samba prá cima!

O ponto forte da obra é a mesclagem entre a poesia e a proposta atual:  "Transbodar de emoção, invadir o seu coração, lá vem PORTELA em romaria.... ".  Bela obra!

Noca da PORTELA e cia
 
A volta deste Mestre mostra uma obra em que a poesia é o ponto forte!  Conforme sinopse, pelo visto os compositores mostram uma proposta sutil, mas de um passar do enredo muito interessante! 
 
A fluência deste samba, nos leva a um retorno poético interessante:  "Pinta com arte o chão dessa avenida, E la no céu um lindo azul vai refletir no mar...", bem PORTELA!
 
Numa sinopse vasta como a do carnavalesco para 2014, este samba tem toda a característica para emplacar um bom desfile!
 
O refrão final joga o samba pra cima, mas nada de apelo, mais sim de emoção!  Bela obra! 

domingo, 22 de setembro de 2013

PORTELA 2014

Portela Samba Enredo

Mais um ano e muita expectativa com o Concurso mais esperado do Mundo do Samba, o da PORTELA!
 
É de impressionar a renovação desta Escola que, ao passar do tempo e isto estamos mostrando aos poucos a sua pujança em que se retrata uma verdadeira Escola de Samba!  Seu passado já longínquo (90 anos) nos deixou a herança de que o SAMBA, antes desvalorizado, hoje é uma de nossas Culturas mais apreciadas e respeitadas tanto no nosso País quanto no exterior!
 
Para exemplificar damos o exemplo do veterano Valdir 59, que, assim como Dodô, é o retrato vivo daquela PORTELA poderosa de outrora e que hoje são exemplos de dignidade e altivez.  E, mostrando a  renovação, citamos o jovem Celso Lopes, da Jovem Guarda Portelense e que, com todo o coração nos mostra a tal renovação, que tem que acontecer!
 
Outros bambas como Noca e Davi, já renomados mas ainda no batente em prol do samba, estão firme e fortes nas eliminatórias!  Que bom, e só a Majestade do Samba é que, mais uma vez, mostra a sua força, mesclando a força do passado e a pujança do futuro.  Que outra agremiação nos brinda com esta possibilidade?
 
Fazem 3 anos que o BLOG leva ao portelense e amantes do verdadeiro samba fatos e mostras dignas de que o samba não só é eliminatória e avenida, mas sim Yabás, Rival, Scenarium, Feijoada e outros Estados, lembranças do passado, porém a efetivação desta Cultura!
 
Estamos falando de SAMBA, e uma de suas vertentes é o SAMBA-ENREDO!  Ainda na década de 1980, tanto pelos vídeos de época, quanto pelas gravações ainda podíamos escutar sua verdadeira proposta, com seu ritimo próprio e como consequência, estão até hoje, na ponta da língua!  Porque isto?  Porque era a verdadeira proposta do SAMBA!
 
Analisando isto tudo através do tempo, verificamos que esta proposta está morrendo, mas temos um grande aliado que é a PORTELA, a velha PORTELA, que sempre deixamos claro, a de OSWALDO CRUZ, concentração de base forte de sambistas que nos deixou o legado da cultura!
 
Este ano, ano de mudanças, mais uma vez, nosso Concurso deixa claro que a quantidade de valorosos bambas faz com que torne-se difícil a escolha de uma obra!  Não estamos vendo um favorito, visto que, as tradicionais opiniões parecem se calarem.....  Na peneira do julgar lá estão eles, os "velhos" bambas, novamente sendo julgados e aprovados!
 
Isto nos mostra que, mesmo impedidos de levar a verdadeira proposta do SAMBA, eles mandam ainda! 
 
Citamos um samba que já deixou a competição mas que mostrou que ainda se pode fazer SAMBA, que foi a obra de Espanhol e cia.  Que bela composição!  Outro que este ano ficou fora e que sempre nos brinda com belas obras, que é o Ney do Cavaco!  Portanto gente, estamos falando de uma verdadeira Escola de Samba!
 
Que se danem refrões apelativos, mas valorizemos sim aqueles refrões que se encaixem bem na música, que deixe o desfilante extravasar com o samba no peito, e que estes mesmos refrões sejam um prosseguimento da melodia e não uma forma de levar o samba prá cima com seus já (e infelizemente) tradicionais altos e baixos. 

Retornar com toda a força aquelas belas composições, poesia e fluência da letra é responsabilidade de uma ESCOLA DE SAMBA!
 
O BLOG sempre estará ao lado do SAMBA!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PORTELA 2014 - Ala Ary do Cavaco

 
A PORTELA está abrindo seu trabalho para o Concurso de Samba-Enredo 2014.

As obras começam a serem divulgadas e o que reparamos inicialmente, e já esperado, até porque devido ao retorno de Compositores importantes não só para abrilhantar ainda mais o que é o Concurso mais esperado do Mundo do Samba, mas com relação a qualidade apresentada.

A anos, a Escola de Oswaldo Cruz mostra ao portelense e amante do verdadeiro samba, uma quantidade de belas obras que fica difícil na hora de julgar, e para 2014 não será diferente.

Sentimos a falta de Neyzinho do Cavaco, da Jovem Guarda Portelense, hoje não podendo participar devido a sua posição na Ala, o que foi uma pena.

Outro fato a ser considerado foi quanto a gravação dos sambas. Todas as parcerias estão de PARABÉNS quanto ao resultado final, o capricho da apresentação de cada samba mostra que os Portelenses estão no caminho certo quanto a QUALIDADE, que deve ser mantida!

Porém é necessário o zêlo no que se refere ao vídeo! Alguns lembraram, e bem, de que a apresentação interetiva pode ser feita com carinho, valorizando ainda mais o trabalho. Daí a dica para ano que vem.

PARABÉNS A ALA ARY DO CAVACO!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lá vem PORTELA!

 
Pesquisando momentos da história da Escola de Oswaldo Cruz, parece-nos que voltamos aos belos tempos de credibilidadade que a muito tinham-nos deixado.....
 
Por todo este tempo procuramos tanto por ingredientes às vezes tão complexos e nos tentaram tirar a receita de como manter tal força, que, com tudo isto e por incrível que pareça, o portelense nunca se deixou abater.  Este torcedor em diversos papos de samba saia cabisbaixo pois tinha contra ele uma realidade, a de que sua querida Escola não era mais a mesma, mas o mesmo torcedor em plenos pulmões sempre citou os exemplos que temos e nos orgulhamos.
 
Os fatos de nossa rica história nos dão completa razão, em dizer:  SOU PORTELA! 
 
Desestabilizada internamente ainda fomos alertados por Mestre Candeia, vimos muitos de nossos bambas deixarem nosso terreiro pois não tinham forças para mudar a situação!
 
Mas cadê aquela potência?  Ela estava adormecida dentro de nossa própria casa, estava tão perto que, por que incrível que pareça, não enxergáva-mos!  A impregnação da vaidade humana nos levou a amargar momentos dolorosos e que nunca o portelense pensaria em passar!
 
Somos a única Escola que no mundo do samba tivemos um mártir e acreditamos que seja o único que aparecerá e que nos deixou este legado do que é ser PORTELA, PORTELA de alma!  Ficamos subjulgados mas sabíamos que a nossa força era a nossa base!  Logo, esta base retornou pugente, o portelense se viu novamente representado por uma pessoa da casa e este foi o nosso xeque-mate!
 
Nossas cinzas foram espanadas, a alma renovada e o espírito portelense, aquele que outrora mostrava-se vaidoso, não aquela triste vaidade, mas na mostra do que realmente nossa alma, através dos nossos Compositores, nossos Sambistas através do gingados de seus corpos mostrando o samba em seus passos, nossa história, com os nossos Mestres, e estes sempre respeitados nos orgulham com os seus belos trabalhos, fechando todo o ciclo do SAMBA!  Esta simples composição nos dá nobreza!
 
Não adianta, para o torcedor portelense é assim, fomos mesmos mal-acostumados, queremos sempre o melhor, pois temos o melhor!  Óbvias mudanças e valorização do povo da casa fará com que a PORTELA volte para a Sapucaí, em 2014, com a cara de PORTELA, daquela PORTELA que esperamos retornar ao seu verdadeiro lugar! 
 
E ainda mais forte, dentro e fora de nossos domínios, e pela movimentação que se fazia necessária a muito podemos dizer orgulhosos e de novo:  LÁ VEM PORTELA!