AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PORTELA 2017 (Concurso de Samba Enredo)


PORTELA 2017

-  Concurso de Samba Enredo -


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG teve o orgulho de mostrar ao Portelense mais um dos nossos Concursos de Samba Enredo! 
 
Como sabemos, é o concurso mais importante do Mundo do Samba, visto a qualidade e também o envolvimento da Velha e Jovem Guarda Portelense, e que a Escola só agradece!
 
Este ano, o detalhe foi para a quantidade de compositores assinando uma só obra, talvez ainda não ocorrido dentro da Escola, além de obras grandes com relação à letras.
 
O enredo, como já aqui citado, foi de uma total felicidade por parte de Paulo Barros e cia, e isto fez com que, para o BLOG, nenhum samba se destacasse mais que os outros, tornando-o unanimidade, pois foi, logo quando anunciado, uma unanimidade!
 
Dos sambas apresentados no início do concurso e já alijado, um samba teve um destaque e que o BLOG deixa registrado, o da parceria de Espanhol e Sylvio Paulo, que estão de parabéns!
 
"...QUEM MINHA ALMA PERCORRE, 
TEM RIMA, ACORDES E CORES, 
REVOLTA E SANGUE QUE CORRE, 
IDAS E VINDAS DE AMORES..."
 
Outro detalhe positivo neste ano, e a se destacar, foi com relação ao comprometimento dos Compositores em levar quantidade maior de torcedores, em suas apresentações, e isto é importante!
 
Das obras classificadas para a Final, o BLOG acredita que, qualquer uma que se tornar CAMPEÃ, representará muito bem a PORTELA, dado o nivelamento já citado!
 
O concurso avançou, e amanhã a Majestade do Samba saberá seu hino oficial, e vamos com tudo arrebanhar mais 40 pontos (confirmando e cravando as 4 notas 10!) para a Escola e quiçá ajuda-la a trazer, novamente, o título tão sonhado para Oswaldo Cruz
 
O BLOG deseja a todos os concorrentes SORTE e que sempre a PORTELA esteja acima de tudo!
 
"Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar..."

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PORTELA 2017 - Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar...


PORTELA 2017

Estupendo!

É o melhor adjetivo que o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG pode dar ao Enredo da PORTELA para 2017!

A PORTELA, por si só, é uma Escola de muita tradição e em nome dela levará para a Sapucaí um belo enredo para, quem sabe, resgatar o título máximo do Carnaval Carioca!

Em seus mais de 90 anos de existência a Escola de Oswaldo Cruz tem em seus anais de glórias verdadeiras pérolas que serão sempre cantadas não só por seus apaixonados torcedores mas também pelos sambistas de diversas coirmãs e este samba do Mestre Paulinho da Viola, a pouco, foi entoado na longínqua Rotterdam (Holanda), e, seja aonde for, sempre terão fãs a cantá-lo!

Muitos e muitos Portelenses têm este samba até como o Hino da PORTELA, talvez por não saberem que temos hino sim, mas até pela exuberância da letra, perdoa-se!

Já levamos para a avenida uma bela tríade (1994, 1995 e 1996), numa bela paginação, mostrando a história do SAMBA, contada pelo carnavalesco José Felix, inclusive, Gosto que me enrosco (1995) até hoje é tido como um exemplo maior de desfile de uma agremiação, devido a perfeição do contexto SAMBA ENREDO, ALEGORIAS, FANTASIAS e HARMONIA!

Agora, com o competente Paulo Barros, a PORTELA vai mostrar ao Mundo do Samba o seu:  "Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração de deixou levar"!

Possuindo a Ala de Compositores mais importante do Samba Brasileiro, nossos Bambas já estão extasiados com tal proposta e imaginamos o que deverá vir por aí!  Tudo leva a crer nas propostas poéticas como sempre foi o feito da casa!

Parcerias estão sendo definidas e o BLOG mostra aos torcedores da Azul e Branco de Oswaldo Cruz!  Sambas começam a serem definidos e muita expectativa em torno das obras são esperadas!

Nessa viagem por este rio imaginário, deverão vir belas surpresas e que já deixa o Portelense sonhando com mais um belo desfilo e quiçá, o tão sonhado título a muito esperado!

Logo, vamos desde já, navegar nesta emoção e torcer para que a querida PORTELA nos dê de presente muita emoção, emoção esta que já começa quando a tradicional Águia aparecer na cabeceira da pista e terminar neste rio que promete deixar saudade quando a Azul e Branco de Oswaldo Cruz definir o seu cortejo!

E hoje recomeça mais uma eliminatória de Samba Enredo e desejamos que vença aquela parceria que realmente dê a PORTELA a oportunidade de levar para a avenida a melhor obra e que seja a do gosto do portelense!

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, deseja boa sorte aos concorrentes e parabéns Paulo Barros pela acertada opção e presente ao coração Portelense!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PORTELA 2016 (Estava escrito!)


PORTELA
ESTAVA ESCRITO!


A grande Águia, símbolo maior do carnaval brasileiro se posiciona com um favoritismo que outrora sempre nos foi concebido pelos valores trazidos e somados com o povo da casa, povo este que tem nas veias seus progenitores e como uma Escola, vai através do tempo formando seus sambistas!

A linda História da Escola de Oswaldo Cruz, mostra nos seus mais de nove décadas, três personagens fascinantes que o BLOG sempre lembrará:  PAULO DA PORTELA, NATAL e MONARCO!


Aliás, Mestre Monarco, em seus vários anos de PORTELA e, como ninguém soube mostrar que a PORTELA será sempre a Majestade e isto é um fato, hoje devemos agradecê-lo pois foram muitos anos, que, com a ajuda da querida Velha Guarda da PORTELA, sempre lembrou o nosso passado e árduo trabalho em prol da Escola, hoje, estamos voltando a colher os frutos, mas queremos deixar registrado que, a força da Escola está no seu povo, e só foi QUERER!

Além disso e, sabiamente soube mostrar a essência do que, lá atrás, esta maravilhosa Ala, hoje, Ary do Cavaco, somados aos personagens que, com seus passos, sempre dignificaram a agremiação, que a PORTELA sempre buscou o que tem de melhor, nada de novidades e sim fatos que estão registrados a muito em sua História, daí o favoritismo, de outrora, durante anos e anos!,

Um grande exemplo acabou de acontecer!  Vilma, a eterna porta-bandeira da PORTELA, foi eleita a Cidadã Samba 2016!  Vilma é fruto do grande Natal, que a levou para a Escola e fortaleceu ainda mais nossa agremiação.  Isto era Natal!


Assim como a força do chão e belas composições que sabemos fazer em nossos domínios e graças a Deus temos ao nosso lado, trouxemos para fortalecer ainda mais o nosso carnaval a ser mostrado em 2016, aquele que, mudou a plástica dos desfiles das Escolas de Samba!

Monarco sentenciou:

- Recebemos o Paulo com os braços abertos.  Será um casamento bonito entre tradição e renovação.  O portelense está feliz e o Paulo também.


Fortalecida sim, pois em toda a história do carnaval, e assim como a nossa trajetória no Mundo do Samba, houveram personagens que mudaram tais concepções, citamos também, três nomes importantes como, Pamplona, João XXX e Paulo Barros!





O eterno Líder Natal, já com a postura nunca vista, até hoje, dentro da agremiação e bem lembrado pelo nosso Líder atual, Mestre Monarco, de que o bom tem que estar na PORTELA!  E com este espírito de Natal, logo, nada de novo, atualmente, a PORTELA tem a seu lado o tal inovador, que com a uma proposta moderna, alia-se a antiga tradição portelense para irmos ao desfile com esta vontade de realmente mudar, e mudar para melhor, acreditamos!

SAMBA, é um quesito que Oswaldo Cruz dá OLÉ, até porque temos a melhor Ala de Compositores do Mundo do Samba, nossos concursos são os mais fortes e os holofotes sempre estão virados para o triunfo!  Mas temos que comprovar na hora da verdade!


O ano de 1995 está, até hoje, marcado pelos portelenses, como o último ano de um verdadeiro passeio na avenida!  Fomos com todas as forças, mas os Deuses não quiseram! Vamos rever o JÁ GANHOU, vindo das arquibancadas!  O É CAMPEÃ, do desfile do sábado!

Mais um ano, e ainda mais fortes, temos SAMBA, temos chão e temos a força da mudança de estética, estética que tivemos que mudar e esperamos para melhor!

Porém nada está ganho!  Carnaval se ganha nos detalhes, e isto a PORTELA tem que cravar na hora do seu desfile!  Vamos mostrar que REALMENTE estamos aí, como vocês estão vendo.....

E estava escrito!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Áquila (PORTELA 2016 - Considerações)



Considerações


Wanderley Monteiro e cia
Obra, que de todas as apresentadas, mostra uma das características que mais marcou os sambas outrora da PORTELA, o lado poético!  Citar Paulo da PORTELA também foi um recurso muito feliz!

A mensagem de enfrentar tormentas mostra e sintetiza bem letra muito bem elaborada aonde finaliza o sonho da PORTELA em voltar a ser a CAMPEÃ, fecha muito bem o samba!

Quanto a sinopse, engloba estrategicamente e de maneira em geral a proposta, e isto a parceria soube fazer e muito bem!

A musicalidade da obra nos remete a uma época de áureos sambas, com um andamento mais propício ao que chamamos de samba!  Porém o que se repara, assim como nas outras propostas é a constância dos altos e baixos o que pode se tornar um problema como é o caso da opções pela força do refrão!

Bela obra!



Toninho Nascimento e cia
A obra da parceria segue a linha outrora vencedora na PORTELA e para 2016 não foi diferente! 

Samba de maior letra, no qual verifica-se um envolvimento parcial com a sinopse proposta pela Escola.  

Vale destacar que com 3 refrões, que não apelam para a constância do ritmo, é o samba mais linear dos três postulantes ao título do Concurso Portelense!

Mesmo com um singelo crescimento na competição, a melodia não empolga, e isto fica nítido nas eliminatórias e semifinal, aonde fica claro o desempenho do samba.  Para exemplificar, nota-se, ainda, que optaram para uma proposta mais acelerada na última apresentação!



Noca da PORTELA e cia
Mestre Noca e parceiros, vencedores do Concurso passado, vieram com "fome", de querer conquistar o tão sonhado título e, mais uma estrela para a Majestade do Samba!

Diferente do Concurso passado quando levou o torcedor portelense a loucura, este ano, mesmo com uma boa obra, bem ao feitio de Noca, o samba quando levado a Academia Natalino José do Nascimento, começou morno, porém cresceu muito com as apresentações, logo, mostrou força!

Outro samba que engloba em sua totalidade a sinopse que é o sonho do portelense em voltar a levar para Madureira o título máximo do carnaval carioca.

A melodia, diferente da obra passada, em que a linearidade foi um dos pontos altos, este ano, pelo visto, optaram pela força do refrão, portanto, verifica-se alternâncias de ritmos!

Bela obra!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PORTELA 2016 (Samba e Investimento)


SAMBA E INVESTIMENTO


Mais um ano do Concurso de Samba Enredo da PORTELA e após a liberação de todas as obras, fica claro, com o passar do tempo os Portelenses estão aprendendo que, o samba batido na palma da mão e debaixo de uma jaqueira hoje está fadado a um passado que não exite mais, mas a essência devemos preservar!

Repara-se uma significativa melhora quanto a apresentação interativa de cada obra, fato que não podemos mais deixar de lado!  O tempo passou e com ele temos que avançar!  

A PORTELA é uma Escola ímpar quando falamos de Ala de Compositores, a disputa sempre foi e será muito acirrada, para tanto e a todo o ano nosso Concurso mostra que se tem que existir um "DX" a mais para se fazer a diferença!

A cada ano vamos perseguindo este caminho e não há mais vez para o mediano, hoje falamos de produto e isto é o resultado daquilo que INVESTIMOS!  Levar um samba para uma quadra e defendê-lo é sinônimo de custos e aí começa a disputa desigual!

Fazer uma obra para um compositor portelense é relativamente fácil, o que difere é colocá-la no Concurso e avançar!  Este momento é o grande divisor de águas....

Boas obras sucumbem pela falta do tal investimento!  Para o verdadeiro sambista é uma grande punhalada!  O que fazer com tanta beleza, tanto na letra quanto na melodia, sem ter como mostra-la em sua magnitude?  

Mais um ano em que a PORTELA mostra, como sempre, sua pujança na arte de se fazer samba, mas o que verifica é a disparidade financeira na luta!  

Gente, estamos falando de SAMBA, e isto a PORTELA é Majestade!  A Marques de Sapucaí, assim como em outros palcos, juntamente com a história estão aí para mostrar que uma coisa é quadra outra é desfile!  Se o Portelense quer, assim tem que ser!

Mas o Compositor Portelense é bravo!  

Fazendo tal análise depois de alguns anos verifica que avançamos em muitos quesitos, como apresentação e junto a ela, a qualidade de gravação, antes tão precária, hoje mais apurada, o que já é um grande passo!

Para o ano de 2016 fica a realidade de que não basta só se fazer um bom samba, mas sim trazer com ele outros ingredientes importantes capaz de fazê-lo, conquistar de vez, o coração do tão exigente Portelense!

sábado, 18 de outubro de 2014

PORTELA 2015 (Considerações Finais)

PORTELA 2015
CONCURSO DE SAMBA-ENREDO


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem parabenizar a todas parcerias participantes deste Concurso que é o mais importante do Mundo do Samba pelo seus vários valores! 
 
Como em anos anteriores o BLOG se posiciona em relação as obras apresentadas pelos nossos compositores e adianta que, foi o ano em que estamos muito orgulhosos pela qualidade de gravações apresentadas ainda não vistas anteriormente!  Foi de muito capricho e isto é importante pois está se apresentando, acima de tudo, um produto!
 
Como sempre, o Portelense sempre está na vanguarda do que se refere a novidade e este ano citamos uma parceria que postou um vídeo com a apresentação dos parceiros, fato ainda não verificado e para nós do BLOG extremamente importante!  Outro fato interessante é a gravação em estúdio, que mostra ao torcedor/internauta todo um capricho e trabalho que é apresentar uma obra!
 
Enfatizamos isto porque a novidade é fator importante e o diferencial tem que existir sempre!  Temos que ser sempre os MELHORES!
 
Detalhes
 
É de emocionar ver Mestre Valdir 59 ainda concorrendo com samba na sua Escola de coração, fato que não poderíamos deixar de registrar!  

O retorno de Adilson Bispo e Paulo Roberto também queremos deixar registrado, o que só engrandeceu ainda mais este Concurso! 

Sentimos a falta de grandes Compositores como Mestre David Corrêa, Juan Espanhol e Chico Português, que nobre é esta Ala Ary do Cavaco!
 
O Concurso 2015 nos trouxe mais uma boa safra de sambas.  Outra grata surpresa vista foi uma melhora nas viradas dos sambas que, após refrões embalados, os sambas entravam em baixa, fatos sempre lembrados aqui pelo BLOG!
 
Outro fato a registrar é a presença de obras com o feitio do samba que sempre diferenciou a PORTELA das outras escolas, que é a poesia e isto, acreditamos, não pode morrer!  Mesmo que a obra não seja a vitoriosa, não abriremos mão deste detalhe.....

NOVIDADES

A cada ano que passa, os Compositores Portelenses estão se aprimorando, cada vez, mais nos bastidores e mostrando detalhes ainda não vistos anteriormente, até porque, na PORTELA, historicamente, as novidades fazem parte da sua rica história.  Cito exemplos abaixo:


 
Parceria Marcos Diniz e cia (Apresentação da parceria)
 
 
DE LETRA E MÚSICA  - Parceria Toninho Nascimento e cia.  (Elaboração da OBRA)

"Iaô mandou, Iaô mandou chamar, hoje tem festa no terreiro vem gingar. Vai de viola que eu vou de pandeiro, chama o batuqueiro. Okê meu Rio! Okê meu São Rio de Janeiro".

O final dessa viagem surreal é a festa de comemoração do aniversário do Rio de Janeiro. Nada mais representativo do espírito festeiro carioca do que uma comemoração com samba no terreiro. O Rio de Janeiro é a cidade do Brasil onde reside o maior número de negros. E a região de Madureira e Os...waldo Cruz, tem a maior densidade de negros da cidade. A tradição cultural popular carioca é permeada de elementos negros. (segue)

Portanto, fica mais uma dica do BLOG, quando das apresentações das obras para 2016!  É importante a diferença e explicação da obra ao torcedor!

SAMBAS

Muito se diz que, hoje em dia, não se consegue mais deixar eternamente num cantinho de nosso cérebro, os sambas atuais que possuem características diferentes dos sambas de alguns anos atrás.  A levada do samba todos sabem que mudou e muito e, por isto, em alguns casos acontecem que existem obras que nos leva a este passado!  Isto é muito salutar, pois fazem bem aos ouvidos!

Para exemplificar, citamos os sambas de Waldir 59 e cia (já eliminado) e o de Caixa D'Água e cia., duas belas obras e que nos faz retornar ao tal tempo lembrado acima! Fica registrado!

CONSIDERAÇÕES

- Caixa D'Água e cia.

CARAMBA.....!  Belíssima obra!  A poesia é a tônica no samba, "... emoldurando em aquarela este mosaico tão belo da PORTELA..."!  Hoje, quando encontramos um samba com este lirismo nos faz ficar ciente que ainda podemos acreditar!  Esta obra parece que me faz recordar aqueles sambas maravilhosos dos anos 60 e início de 70!  O único detalhe que fazemos é que a melodia, na primeira parte, tende a uma baixa no samba, mas a qualidade sobrepõe o detalhe.  Foram muito felizes em dar a interpretação a Ito Melodia, um show de puxador, mas que nas últimas apresentações fez falta!  Parabéns Caixa D'Água e a sua parceria!

- Toninho Nascimento e cia.

Uma obra com o feitio dos parceiros!  Letra dentro da sinopse mas também é um samba de altos e baixos, com refrões fortes, e isto faz com que tenha problemas em sua melodia, fazendo o samba ficar arrastado!  A parceria manteve a tônica dos anos anteriores.  Porém, todos sabemos que, o samba acontece lá na avenida!  Mérito para os compositores na divulgação!

- Jorge do Batuke e cia.

Outra bela obra!  Samba que mescla com uma pitada de poesia como:  "...Do céu vejo o verde brotar, emoldurar a natural arquitetura, paisagens de notas musicais, inspiração a divinas partituras..."!  Tai, mais um exemplo de que se pode fazer um bom samba com o sabor moderno!  O tom em cima é constante, virada e decorrer do samba mostra o valor do samba!  Três bons puxadores também dão a obra o valor que ela merece!  Parabéns ao bravo Batuke e companheiros!

- Noca da PORTELA e cia.

O samba!  Belo samba!  A letra, dentro da sinopse, não optou pela poesia, porém a melodia é valente!  Samba pra cima em toda a sua proposta!  Outro samba que mostra que se pode fazer uma boa obra com o modelo de samba atual, nada de apelar para refrões para sacudir, o samba já faz isto, é o que importa!  Outro samba bem divulgado!   O samba caiu nas graças dos portelenses e isto o qualificou para a consagração!  Foram felizes também ao darem a interpretação a Wander Pires!  Encontramos nesta parceria, o jovem Celso Lopes, que a muito vem se destacando na Ala Ary do Cavaco e que já o consideremos uma realidade na arte de compor!  Parabéns a Mestre Noca e seus parceiros!

No mais, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG se orgulha em homenagear a todos os integrantes desta maravilhosa Ala!  Até o próximo Concurso!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PORTELA (Os três LÍDERES)


 
Eles são os três LÍDERES da História do Mundo Azul e Branco de Oswaldo Cruz!

O tempo vai passando e hoje é muito mais fácil o registro de fatos que ficam para o futuro torcedor ter a facilidade de saber todo um encadeamento da história de uma Escola de Samba, fato que, outrora era muito mais complicado, e por isto, muitos detalhes se perderam com o tempo!
 
O GRES PORTELA já com seus 91 anos de existência mostra a seus apaixonados torcedores mais uma característica que, dificilmente outra agremiação terá tanta facilidade em se definir.
 
Não vou querer aqui relembrar o que já foi ampla e muito bem contada a origem de nossa Escola, mas um detalhe que me veio após mais uma primavera completada por Monarco!
 
A agitação, o apoio e o carinho que todos têm para com este personagem me deixa bem claro que mais do que nunca dizer que surge uma terceira linhagem de liderança na Majestade do Samba!
 
Paulo, é o alicerce!  Hoje o torcedor desfruta deste amor!  Foi o grande lutador, num momento de muita dificuldade e sempre deixou claro a dignidade do sambista, cobrando também a postura do mesmo!
 
Natal, é a garra!  O amor em ser PORTELENSE!  Foi o exemplo do que é ser PORTELA!  Suas desavenças em prol da sua Escola o tornou um personagem inquestionável!
 
Monarco, é o carisma!  Diferente de Paulo e Natal, sobressai pela sua humildade soberana, que é impressionante!  É um verdadeiro catalisador, uma ponte entre uma fase áurea, poética que nos dias atuais não podemos mais rever, porém em seus depoimentos e obras, nos leva a estes momentos sublimes nos dias atuais!

Estas lideranças foram todas naturais, o tempo fez o Portelense entende-las! 
 
E digo ainda mais, vamos aproveitar o momento de reerguimento portelense e, porque não, homenagear, e deixar para a posteridade, ainda em vida, este nosso terceiro LÍDER, com um busto, na honrada Academia José Natalino do Nascimento?  Fica a dica!

O COMPOSITORES DA PORTELA mostra um pouco deste LÍDER!