AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Rainhas Portelenses

A PORTELA, além da sua já conhecida e elogiada ALMA, personificada pela maravilhosa ALA DE COMPOSITORES, através de seus BAMBAS, seu CORAÇÃO, que até pelo nosso enredo se deixou levar por esta BATERIA que através dos tempos foi muito bem nomeada como a TABAJARA DO SAMBA, também tem, através de seus PASSISTAS, aqueles que dizem e nos orgulham de seus gingados, gingados estes só de quem sabe a verdadeira dança do SAMBA!

Portanto, esta tríade forma uma Escola de Samba! E a PORTELA, uma das poucas Escolas Tradicionais, tem em sua história, personagens de ouro para exemplificar esta mostra do que é o "bailado" do samba!

 

Nívea (1968)

Das várias personagens que dignificaram e passaram pela Majestade do Samba, vamos citar quatro exemplos de que podemos chamar de Rainhas Portelenses!

Começando com Nívea, passando por Nega Pelé, logo após Maria Lata D'Água e Nilce.


Nega Pelé

Passamos por esta época de ouro do samba e hoje as propostas passam distantes da proposta original, proposta esta que a PORTELA, Escola que tem em sua trajetória novidades no mundo do samba, e porque não retornar, assim como fez, com nosso Puxador e Mestre de Bateria, hoje personalidades, rever tão relevante posição com uma verdadeira representante de suas tradições!



Maria Lata D'Água (1966)

Então, porque não fechar a proposta, com o retorno da identificação original?  O portelense, hoje, com as notícias interativas e reais sobre o trabalho feito por seus Passistas, levando seus talentos para fora de nossos domínios, vê a possibilidade de nossa PORTELA levar a frente de nossa Tabajara do Samba a competente SAMBISTA Nilce Fran!  Vamos pensar!


Nilce Fran

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG acredita concretamente nesta possibilidade! 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NATAL da PORTELA


A PORTELA, este ano, saudou a sua apaixonada torcida com a divulgação do nosso enredo para 2013!  Fato que definitivamente deixou a todos esperançosos devido a poder desenvolver com muito mais tranquilidade aquilo que irá apresentar na Sapucaí.

Como aqui votado e é um espelho da confiança do portelense, a grande maioria gostou da proposta de levar para a avenida um enredo com muita peculiaridade e tendo tudo a ver com os seus 90 anos de existência e paixão.

Falar de um bairro que tradicionalmente está ligado ao samba, e como diz a história, este mesmo samba só faltou nascer em Madureira, considerado a Terra do Samba!

Aos poucos, os responsáveis pelo desenvolvimento do enredo vão nos mostrando alguns detalhes que achamos da maior felicidade e, logo de início a lembrança do nosso grande NATAL da PORTELA!

Com certeza, um dos personagens mais apaixonados em se tratando de PORTELA!  Lembrar NATAL é rever uma boa parte da vida da azul e branca de Oswaldo Cruz.  Seu pai, como diz nossa rica história, ajudou, como muitos, a base hoje considerada uma das mais sólidas do Mundo do Samba!

Outra felicidade foi a escolha deste grande ator, que, com toda a certeza, lembrará perfeitamente o Homem de um braço só, que é Milton Gonçalves, que tem como aval, além de bela carreira profissional, a interpretação perfeita de NATAL, no filme em sua homenagem!

O portelense, desde a divulgação deste detalhe, espera um momento a parte no nosso cortejo, a passagem, na Majestade do Samba, do "Velho NATAL"!  Vai ser um momento de muita emoção, com certeza!

Daí, nossos parabéns a idéia, desejando ainda que a Velha PORTELA traga mais novidades além deste belo presente!

terça-feira, 1 de maio de 2012

LIBERDADE às Baianas da PORTELA

Os desfiles das Escolas de Samba ao longo do tempo se transformou!

O samba acelerou, valoriza-se os trabalhos alegóricos que têm lá sua importância para desenvolver  enredos muitas vezes confusos, mas isto chamamos de "evolução".


Baianas Portelenses (1958)


Queremos, como torcedores da Majestade do Samba, Escola que já deu ao apaixonante carnaval brasileiro muitas contribuições e ainda, graças a Deus, nos proporciona muito combustível para estarmos aqui, mostrando nossa humilde contribuição em defesa do SAMBA brasileiro.

Vamos abordar um segmento importante dentro de uma verdadeira Escola de Samba, que são nossas queridas e respeitadas baianas!

Originalmente, este digno segmento se caracterizava-se pelo turbante, os panos-da-costa e as saias rodadas e os colares é figas-de-guiné, o que hoje dificilmente verificamos no conjunto.  Levaram nossas "tias" a entrarem no enredo. 

Verificamos, também, pela interatividade - e esta é que nos conduz a falar -, que uma certa "inovação", entre aspas mesmo, pois achamos um grande desrespeito a estas senhoras que estão deixando de proporcionar ao sambista e sambeiros, um dos momentos mais sublimes de um cortejo, que é a evolução da Ala das Baianas!

Não há detalhe mais emocionante do que o passar destas mulheres, o girar, a leveza da evolução, como a pouco tempo atrás verificáva-mos!  O que aconteceu? 

 liberdade e o fluir são fatores que sempre definiram o passar das baianas.  Estamos no sentido inverso?  A forma marcial engessou o momento!   

Vemos que o retorno as tradições também é uma maneira de qualificar ainda mais um belo e prazeroso momento de desfile!

Deixamos aqui, nosso pedido, para que a PORTELA dê de volta, a LIBERDADE PARA AS NOSSAS QUERIDAS BAIANAS!


 

terça-feira, 10 de abril de 2012

MADUREIRA

A PORTELA, ao contrário de anos anteriores, é uma das primeiras Escolas do Grupo Especial a divulgar seu enredo para 2013!

Ainda bem, pois sua apaixonada torcida via-se sempre em apuros, o tempo passando, e nada de definição de sua proposta para o ano seguinte.  Parafraseando nosso eterno compositor Zé Keti:  "...este ano não vai ser igual aquele que passou!...".

Mercado de Madureira                            


Para ano que vem, esta mesma torcida já respira aliviada e acreditamos ser mais um presente (não o de grego), até porque depois de um ano em que tivemos o melhor samba-enredo disparado e um retorno aos nossos melhores dias.



O portelense quer mais!  E Madureira, bairro vizinho ao de Oswaldo Cruz, o de nossa origem, mas que a anos nos acolhe com muito carinho, será nosso enredo!   Acreditamos que, se trata de uma ótima homenagem e a própria história da Majestade do Samba nos retrata a isto!


Madureira, anos 40

Outrora, onde não tínhamos patrocínios, os portelenses recorriam com o tradicional Livro de Ouro, instrumento pelo qual a Escola ia aos comerciantes da área para ajudar no desfile da agremiação.  Madureira, a época, era um polo onde o comércio era forte.  Logo, ao sair de sua casa a PORTELA sempre teve em Madureira um grande e eterno apoio.



O tempo avançou e Madureira seguiu com ele, e a PORTELA ainda segue seu rumo e continua habitando seu hoje remodelado espaço em Madureira, que, com certeza, é a Terra do Samba!

Amanhã, ao comemorar mais um de seus gloriosos anos, a Majestade já espera ansiosa para levar Madureira à Sapucaí!

Fica agora, uma das maiores expectativas, como em todo ano, para mais uma maravilhosa safra de sambas, ainda mais por se falar de Madureira!

PARABÉNS PORTELA!  PARABÉNS MADUREIRA!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PORTELA 2013

A PORTELA, com toda a justiça, voltará no desfile das Campeães!

O desfile de 2012 foi para o Portelense de lavar a alma até porque não fomos julgados em 2011, mas que o que podemos ver foi em relação a alguns anos a falta de um DETALHE que nos tirou o nosso tão sonhado título!  Tal detalhe é a alguns carnavais o chamado ALEGORIAS E ADEREÇOS!

Este ano estava tudo a nosso favor, o melhor samba do ano, temos, a bateria mais bem entrosada de todas, temos um puxador que a muito a Escola de Oswaldo Cruz não conseguia definir, mas que agora é perfeita a identidade Escola x Sambista, nosso Gilsinho da PORTELA!  SAMBA, que nos deu prêmios de melhores Passistas, portanto, peças de uma base forte, que é uma verdadeira ESCOLA DE SAMBA!

Fomos com um casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira que atualmente não deve nada a nenhum outro casal!  Nossa harmonia, mais uma vez, disse o porque veio, com seus integrantes com o samba afiado e de dar inveja, até pelo samba que caiu como uma luva para o torcedor portelense!  Mesmo sabendo que não há o perfeito!

Porém, o que estamos tentando levar é o fato de que nossos dirigentes têm que sentar e rever, o mais rápido possível, o que nos levou ao lugar que, definitivamente não merecemos ficar!  Não adianta chorar no leite derramado!  Vamos virar a página!  Não vamos acusar, vamos centrar no que não fomos bem!  Vamos ser realistas!

Escola de Samba hoje, acreditamos ser um somatório de fatores que não só o envolvimento da escolha do samba, até porque a PORTELA é a mais concorrida devido a termos uma Ala de Compositores mais forte de todas as outras, contudo o carnaval começa quando se termina o desfile da agremiação, vamos pensar nisto!  Sábado, pedimos a todos os re-desfilantes que mostrem o nosso valor!  Cantemos forte, sabemos que não vamos poder mudar o resultado, mas podemos passar para todos que podemos fazer sempre o melhor!

Será que realmente a LAPA EM TRÊS TEMPOS será nosso Enredo 2013?  Se não for, o que temos de opções?  Vamos DEFINIR!  É importante para uma Escola de Samba, assim como para nossa própria vida estabelecermos as nossas NECESSIDADES.  Atualmente para a PORTELA é a definição de seu propósito para 2013!  O quanto mais rápido se concretizar esta necessidade, mais fácil serão as parcerias!  Não vamos perder tempo, temos pessoas que podem estabelecer o que estamos colocando!

Com a definição breve, o aporte financeiro é vital para qualquer agremiação e para a PORTELA não é diferente!

Senhores dirigentes vamos pensar nisto!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

AVANTE PORTELENSES!


Chegou o grande dia!

Tudo começa pela bela disputa feita pela Majestade do Samba!  Foi, mais uma vez, uma bela safra e só o portelense pode se gabar de tal felicidade!

Até ao direcionar nossos ensaios para Oswaldo Cruz, nos lembou aquele chavão, "O bom filho a casa torna!" e com isto foi se revigorando toda aquela magia que estava adormecida e agora, revitalizada, está levando a Escola a uma aura de positivismo e volta a briga por mais um título.


Temos o melhor samba do ano, seguido de perto pelo da escola de Noel, e com o chão que sempre nos dignificou, um barracão que está prometendo, nossas peças básicas (bateria, mestre-sala e porta-bandeira e puxador), que não deve a nenhuma outra concorrente, a PORTELA é uma grande concorrente para 2012!

Pelo que já podemos verificar em sua bela revista, a PORTELA virá bem vestida, como sempre foi sua característica, outro fator que nos dá mais gás para nosso desfile, portanto, vem comprovar tal confiança!

Ainda com tal confiança, temos em nosso cortejo figuras ímpares do mundo do samba, nossa amada Velha Guarda, toda nossa competente Ala de Compositores, compositores estes que estão para serem lembrados no último carro da Escola, outra promessa para um final arrebatador!


O pavilhão da nossa grande dama Dodô, que virá abençoar toda a PORTELA, também estará presente e com ele o resgate de toda magia portelense, além da presença da própria personagem antológica que é a própria e eterna Porta-Bandeira, outra espera sempre presente nestes anos de participação da Majestade no carnaval carioca!

A PORTELA participou de um fato impressionante quando sendo a última agremiação, levou jundo com seus desfilantes, um imenso bloco arrastão que ficou marcado em todos estes anos de Sapucaí!  Outro fato a ser lembrado, o grande desfile de 1995 em que a Escola foi ovacionada no desfile das campeãs, como a grande favorita!


Até em ser a segunda a desfilar será, a nosso ver, uma forma de realmente extravasar a nossa garra e que a nova avenida do samba nos traga novas energias e nos leve, novamente, ao nosso verdadeiro lugar!

Portanto, nosso hino é que nos faz sempre renascer e lutar, acima de tudo, pelo nome do verdadeiro SAMBA!

AVANTE PORTELENSES!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quase perfeita!

A PORTELA realizou ontem seu segundo Ensaio Técnico visando o desfile oficial!


Já está sacramentado, nosso samba é o melhor da safra de 2012, nosso enredo foi iluminado depois que passamos sem sermos julgados e acreditamos piamente na saga divina e a Escola de Oswaldo Cruz está vindo com tudo para alcançar o título tão desejado!

Com um início de ensaio arrebatador aonde podemos nitidamente verificar, assim como divulgado no BLOG, que a Escola vem com novidades que estão guardadas a sete chaves!  Começando por nossa Comissão de Frente, que nos moldes atuais tem que por obrigação mostrar algo a mais, daí a necessidade da PORTELA, através de seu responsável pelo setor mostrar mesmo este "algo a mais"!

Dentro dos quesitos que serão julgados, um dos mais fortes que a agremiação irá apresentar é o de Mestre-Sala e Porta-Bandeira!  Rogerinho e Lucinha estão, cada vez melhor e mais uma vez o sincronismo do par se fez notar!  Dentro ainda do quesito, queremos parabenizar nosso terceiro casal (dos quatro apresentados ontem)!  Que maravilha de dança, que garra, que leveza, mostrando assim que temos um futuro muito promissor!  Parabéns ao segmento!

A PORTELA já a alguns anos vem se mostrando muito competente no que se refere a harmonia!  Além de termos um samba que é a diferença para nós, a Escola passou grande parte do ensaio com um canto forte, seus componentes mostrando que estão felizes com tudo o que está acontecendo a sua Escola!

O quesito que ontem não nos deu uma bela nota 10 foi quanto a evolução!  Lembramos que, os julgadores estão espalhados por toda a pista e o que aconteceu ontem serve para que seja revisto!  A Escola estava compacta e em um determinado momento houve uma correria, o que sem dúvidas, poderíamos ser prejudicados!  Mais uma vez, é importante cuidar de todo o cortejo da Escola e fica aqui o pedido para termos um cuidado redobrado com as últimas alas!  Verificamos que alguns componentes não estavam cantando o samba e isto torna perigoso!  Mesmo sabendo que o desfecho do desfile promete algo arrebatador, mais ainda, deve-se ter um capricho com este momento!  Pedimos aos desfilantes do final que cantem com garra nosso belo samba!

O conjunto geral da Escola, tirando o detalhe acima, passou com afinco e, graças a Deus, depois do deslize, voltou ao normal!  Ainda teremos dois ensaios, e estes serão de ajustes!

A Tabajara, como sempre, é o espelho da competência de Nilo Sérgio!  Mais uma vez deu OLÉ!

Gilsinho, nosso puxador, falar o que?  Perfeito!  "É tudo nosso!"

Portanto, a nosso ver, foi um Ensaio quase perfeito!