AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PORTELA 2013

A PORTELA, com toda a justiça, voltará no desfile das Campeães!

O desfile de 2012 foi para o Portelense de lavar a alma até porque não fomos julgados em 2011, mas que o que podemos ver foi em relação a alguns anos a falta de um DETALHE que nos tirou o nosso tão sonhado título!  Tal detalhe é a alguns carnavais o chamado ALEGORIAS E ADEREÇOS!

Este ano estava tudo a nosso favor, o melhor samba do ano, temos, a bateria mais bem entrosada de todas, temos um puxador que a muito a Escola de Oswaldo Cruz não conseguia definir, mas que agora é perfeita a identidade Escola x Sambista, nosso Gilsinho da PORTELA!  SAMBA, que nos deu prêmios de melhores Passistas, portanto, peças de uma base forte, que é uma verdadeira ESCOLA DE SAMBA!

Fomos com um casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira que atualmente não deve nada a nenhum outro casal!  Nossa harmonia, mais uma vez, disse o porque veio, com seus integrantes com o samba afiado e de dar inveja, até pelo samba que caiu como uma luva para o torcedor portelense!  Mesmo sabendo que não há o perfeito!

Porém, o que estamos tentando levar é o fato de que nossos dirigentes têm que sentar e rever, o mais rápido possível, o que nos levou ao lugar que, definitivamente não merecemos ficar!  Não adianta chorar no leite derramado!  Vamos virar a página!  Não vamos acusar, vamos centrar no que não fomos bem!  Vamos ser realistas!

Escola de Samba hoje, acreditamos ser um somatório de fatores que não só o envolvimento da escolha do samba, até porque a PORTELA é a mais concorrida devido a termos uma Ala de Compositores mais forte de todas as outras, contudo o carnaval começa quando se termina o desfile da agremiação, vamos pensar nisto!  Sábado, pedimos a todos os re-desfilantes que mostrem o nosso valor!  Cantemos forte, sabemos que não vamos poder mudar o resultado, mas podemos passar para todos que podemos fazer sempre o melhor!

Será que realmente a LAPA EM TRÊS TEMPOS será nosso Enredo 2013?  Se não for, o que temos de opções?  Vamos DEFINIR!  É importante para uma Escola de Samba, assim como para nossa própria vida estabelecermos as nossas NECESSIDADES.  Atualmente para a PORTELA é a definição de seu propósito para 2013!  O quanto mais rápido se concretizar esta necessidade, mais fácil serão as parcerias!  Não vamos perder tempo, temos pessoas que podem estabelecer o que estamos colocando!

Com a definição breve, o aporte financeiro é vital para qualquer agremiação e para a PORTELA não é diferente!

Senhores dirigentes vamos pensar nisto!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

AVANTE PORTELENSES!


Chegou o grande dia!

Tudo começa pela bela disputa feita pela Majestade do Samba!  Foi, mais uma vez, uma bela safra e só o portelense pode se gabar de tal felicidade!

Até ao direcionar nossos ensaios para Oswaldo Cruz, nos lembou aquele chavão, "O bom filho a casa torna!" e com isto foi se revigorando toda aquela magia que estava adormecida e agora, revitalizada, está levando a Escola a uma aura de positivismo e volta a briga por mais um título.


Temos o melhor samba do ano, seguido de perto pelo da escola de Noel, e com o chão que sempre nos dignificou, um barracão que está prometendo, nossas peças básicas (bateria, mestre-sala e porta-bandeira e puxador), que não deve a nenhuma outra concorrente, a PORTELA é uma grande concorrente para 2012!

Pelo que já podemos verificar em sua bela revista, a PORTELA virá bem vestida, como sempre foi sua característica, outro fator que nos dá mais gás para nosso desfile, portanto, vem comprovar tal confiança!

Ainda com tal confiança, temos em nosso cortejo figuras ímpares do mundo do samba, nossa amada Velha Guarda, toda nossa competente Ala de Compositores, compositores estes que estão para serem lembrados no último carro da Escola, outra promessa para um final arrebatador!


O pavilhão da nossa grande dama Dodô, que virá abençoar toda a PORTELA, também estará presente e com ele o resgate de toda magia portelense, além da presença da própria personagem antológica que é a própria e eterna Porta-Bandeira, outra espera sempre presente nestes anos de participação da Majestade no carnaval carioca!

A PORTELA participou de um fato impressionante quando sendo a última agremiação, levou jundo com seus desfilantes, um imenso bloco arrastão que ficou marcado em todos estes anos de Sapucaí!  Outro fato a ser lembrado, o grande desfile de 1995 em que a Escola foi ovacionada no desfile das campeãs, como a grande favorita!


Até em ser a segunda a desfilar será, a nosso ver, uma forma de realmente extravasar a nossa garra e que a nova avenida do samba nos traga novas energias e nos leve, novamente, ao nosso verdadeiro lugar!

Portanto, nosso hino é que nos faz sempre renascer e lutar, acima de tudo, pelo nome do verdadeiro SAMBA!

AVANTE PORTELENSES!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quase perfeita!

A PORTELA realizou ontem seu segundo Ensaio Técnico visando o desfile oficial!


Já está sacramentado, nosso samba é o melhor da safra de 2012, nosso enredo foi iluminado depois que passamos sem sermos julgados e acreditamos piamente na saga divina e a Escola de Oswaldo Cruz está vindo com tudo para alcançar o título tão desejado!

Com um início de ensaio arrebatador aonde podemos nitidamente verificar, assim como divulgado no BLOG, que a Escola vem com novidades que estão guardadas a sete chaves!  Começando por nossa Comissão de Frente, que nos moldes atuais tem que por obrigação mostrar algo a mais, daí a necessidade da PORTELA, através de seu responsável pelo setor mostrar mesmo este "algo a mais"!

Dentro dos quesitos que serão julgados, um dos mais fortes que a agremiação irá apresentar é o de Mestre-Sala e Porta-Bandeira!  Rogerinho e Lucinha estão, cada vez melhor e mais uma vez o sincronismo do par se fez notar!  Dentro ainda do quesito, queremos parabenizar nosso terceiro casal (dos quatro apresentados ontem)!  Que maravilha de dança, que garra, que leveza, mostrando assim que temos um futuro muito promissor!  Parabéns ao segmento!

A PORTELA já a alguns anos vem se mostrando muito competente no que se refere a harmonia!  Além de termos um samba que é a diferença para nós, a Escola passou grande parte do ensaio com um canto forte, seus componentes mostrando que estão felizes com tudo o que está acontecendo a sua Escola!

O quesito que ontem não nos deu uma bela nota 10 foi quanto a evolução!  Lembramos que, os julgadores estão espalhados por toda a pista e o que aconteceu ontem serve para que seja revisto!  A Escola estava compacta e em um determinado momento houve uma correria, o que sem dúvidas, poderíamos ser prejudicados!  Mais uma vez, é importante cuidar de todo o cortejo da Escola e fica aqui o pedido para termos um cuidado redobrado com as últimas alas!  Verificamos que alguns componentes não estavam cantando o samba e isto torna perigoso!  Mesmo sabendo que o desfecho do desfile promete algo arrebatador, mais ainda, deve-se ter um capricho com este momento!  Pedimos aos desfilantes do final que cantem com garra nosso belo samba!

O conjunto geral da Escola, tirando o detalhe acima, passou com afinco e, graças a Deus, depois do deslize, voltou ao normal!  Ainda teremos dois ensaios, e estes serão de ajustes!

A Tabajara, como sempre, é o espelho da competência de Nilo Sérgio!  Mais uma vez deu OLÉ!

Gilsinho, nosso puxador, falar o que?  Perfeito!  "É tudo nosso!"

Portanto, a nosso ver, foi um Ensaio quase perfeito!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Olé! PORTELA!


O dia de ontem estava sendo muito esperado por todos os portelenses!

Foi um ensaio para lavar a alma de seus apaixonados torcedores.  Viu-se a verdadeira PORTELA, uma Escola que por si só já impõe respeito!

E dentro daquilo que se passou na Sapucaí, e esta ainda se maquiando para o desfile principal, foi mais uma prova dos maravilhosos momentos ocorridos em Oswaldo Cruz.


Uma GRANDE PORTELA, com seus 2000 desfilantes, todos muito orgulhosos em vestir o manto azul e branco, e isto irá nos levar a mostrar-mos alguns detalhes que passamos a relatar:

.  Que maravilhosa Ala das Baianas!  Veio livre do esquema militar que hoje impera nos desfiles. 
.  Tabajara do Samba perfeita e parabéns a Nilo Sérgio, hoje um dos melhores Mestres de Bateria!
-  O chão tradicional da Escola de Oswaldo Cruz se fez novamente presente!  Contagiado pelo belo samba, e também acredito, pela Escola estar ensaiando na rua, gerando segurança.
-  Passistas Mirins deu um show de graça e leveza ao cortejo!
-  Gilsinho, mais uma vez, levou o samba mais cadenciado, como manda o figurino, não foi percebido, em momento algum, um samba atropelador, graças à Deus!
-  Como analisamos aqui o samba na época das eliminatórias, as duas entradas em baixa após os fortes e contagiantes refrões fizeram-se notar, mas nada que impedisse o êxtase portelense!



No primeiro teste na Sapucaí do samba, que vem sendo apontado pelos críticos como um dos melhores dos últimos anos, os portelenses cantaram a plenos pulmões e fizeram uma grande festa na avenida
Foto: Paulo Nicolella / O Globo

OLÉ!  PORTELA!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Mar de Oswaldo Cruz



Tudo começa com os apelos dos portelenses para que a Majestade do Samba homenageie Clara Nunes, a Guerreira Portelense!

E os Deuses disseram amém!  Não vou aqui ficar me lamuriando por um passado que deve definitivamente ser esquecido, até porque temos que recolher deste mesmo passado fatos que nos tragam positividade e mostrem uma PORTELA como sempre foi, a sua Majestade!


Nossa quadra, passando por merecidas reformas fez o portelense voltar, como um passe de mágica, ao seu lugar, lugar este de pessoas humildes, mas que sempre souberam fazer o de melhor que esta cultura já nos deu, que é o SAMBA!

Tudo que a Escola de OSWALDO CRUZ está vivendo hoje sempre foi constante em se tratando de PORTELA, mas que muitos torcedores ainda não haviam vivido e que bom, estarmos retornando a estes belos momentos!


Quem com já alguns anos não se lembra dos ensaios do Mourisco?  Ah, que belos ensaios!  Já a época era a PORTELA extrapolando suas fronteiras e mostrando toda a sua pugência!

Anos e anos se passaram e vem, para 2012, mais acirrado Concurso de Sambas-Enredo, o da PORTELA!  E como está se tornando praxe, os portelenses foram coroados com uma bela safra sendo finalmente encontrada a "pedra preciosa"!  Logo nos vem a mente os belos momentos de outrora, quando verdadeiras poesias brotavam desta verdadeira ESCOLA DE SAMBA!


É o ressurgir da MAJESTADE!  Aquela PORTELA que mostra sua verdadeira alma, seu espírito, como que rebatizado pelos já saudosos COMPOSITORES DE OSWALDO CRUZ!

Estamos falando do retorno do Mar de Oswaldo Cruz, que voltou com todo o seu ímpeto e força para resgatar de vez a sua honra e brindar a todos os seus apaixonados torcedores e amantes do samba com o que sabe fazer de melhor!  Logo, esta força estava dentro de sua própria casa!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PORTELA 2012 - Grande Final!


Voltamos após todas as Eliminatórias do Concurso de Samba-Enredo da PORTELA para 2012!

Das parcerias finalistas, a PORTELA bem que poderia levar uns cinco sambas para sua torcida eleger o melhor!  Como já aqui colocado, a safra Portelense foi muito boa.  Mesmo com muitos nobres Compositores não participando com suas obras, imagino uma dificuldade ainda maior de escolha!



Analisando bem, só a Escola de Oswaldo Cruz possui esta variedade de opções, o que confortavelmente podemos dizer:  É A MELHOR ALA DE COMPOSITORES DO MUNDO DO SAMBA!

Voltando as opções, o vídeo do desfile da PORTELA em 1980, exemplica bem o que quero externar e já analisado inicialmente!  Além da maravilha de obra apresentada pela Escola neste desfile, podemos perceber claramente a qualidade de letra e melodia levada pela Majestade do Samba a época.


Mais uma vez, volto a colocar que a linearidade da música é um fator primordial para o desfile!  E é necessário para o julgamento final e até para os votantes, que analisem bem este detalhe, porque o samba vencedor apresentado, além de ser forte e somado com tal peculiaridade, com toda a certeza nos trará bons frutos!

Vamos focar no detalhe, porque definida a obra que a PORTELA levará para a Sapucaí, além do excelente enredo e todo o apoio de sua apaixonada torcida, com um samba valente, que flua, sem ânimos e desânimos, faremos um grande cortejo! 


Sabemos que chão, representado pelos apaixonados portelenses e somados a uma boa obra, acredito ser meio caminho andado para uma excelente posição de desfile!

Portanto, acima de tudo, acredito que a PORTELA leve um belo samba para a Praça Onze!

domingo, 18 de setembro de 2011

PORTELA - LOGO 2012

Outrora, já percebíamos um cuidado com a apresentação dos enredos da  PORTELA!  Seja lá anunciando o que hoje é fundamento inicial, junto com a efetivação do enredo!


Como podemos verificar, desde muito a identificação da proposta do enredo se materializava com o seu logo!  É a apresentação visual para sua torcida e sambistas da Escola! 

Dentro do tão propagado planejamento, aonde que, sem ele sabemos que qualquer proposta não prossegue a contento, mesmo tendo um enredo cuja a identificação do Portelense se deu inteiramente quando de sua divulgação!



A PORTELA sempre apresentou logos muito interessantes para apresentar seu carnaval!  E o que se espera é que este logo não seja esquecido, porque o mostrar é mais um critério para o torcedor, ainda mais o portelense!

Com o advento da interatividade, belas propostas são possíveis, lógico, que com o profissionalismo sendo requisito primordial!  

Podemos ver que antes já se era prestada a atenção na apresentação de seu enredo, num processo antevendo o conhecimento da sinopse, hoje a necessidade deste logo é como o grande cardápio, antes da proposta, e isto é notório!  Mostrar com orgulho o que o portelense irá defender, e como sabe, na avenida!

Vamos pensar nisto!