AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dignidade Portelense

Eles já nos deram várias alegrias e como portelense tenho que vir aqui e tentar mostrar um pouco do sentimento que carrego em relação a estes dois personagens da Escola de Oswaldo Cruz!
 
Fico imaginando o que eles passaram para hoje nos honrar com suas SEMPRE presenças em todo e qualquer evento em que o SAMBA se faz presente!
 
Falo de Dodô e Valdir 59!   Não poderia deixar este momento passar, como vários outros momentos em que eles se fizeram presentes!
 
 
 
Dodô, por conhecer pessoalmente e ser uma figura amável, respeitável acima de tudo e PORTELENSE em qualquer situação!   Já tive a honra de ir em sua casa e almoçar em sua mesa!  Veja só, um simples torcedor de coração AZUL e BRANCO na casa de um ícone maior do que chamamos de samba!  Ver Dolores, seu nome de batismo e como nossa gloriosa história conta, ser nossa Porta-Bandeira do valoroso primeiro título entre tantos, após anos e anos, sempre nos brindando com sua presença e espontaneidade, levar sua tradicional Ala das Damas, ser Madrinha da Tabajara do Samba, agora com seus mais de 90 anos ser Madrinha de Bloco na Ilha do Governador é a prova do que acima falei sobre ser figura ímpar do SAMBA. 
 
 
 
Valdir 59, dos vários Mestres que a PORTELA teve e ainda tem, tornando assim uma Escola de valorosos Compositores, mostra a cada evento que, a idade não faz diferença e por isto levamos o seu momento no Timoneiros da Viola, em que subiu no carro de som e brindou aos participantes do Bloco pérolas Portelenses, sendo um dos momentos mais emocionantes!  Encontrar Mestre Valdir é ir a feira do Engenho de Dentro, bairro aonde ele reside e bater um papo sobre PORTELA é algo muito fácil de ocorrer!   Valir só não se compara a Dodô só por um detalhe, a idade, mas fica aqui também nossa homenagem!
 
Portanto, nós Portelenses somos mesmo mal acostumados com tanta preciosade, elegância e qualidade!

domingo, 6 de janeiro de 2013

G.R.E.S. PORTELA

A MAJETADE DO SAMBA em 2013 estará completando 90 anos de existência!
 
No Mundo do Samba, esta agremiação colaborou intensamente para que o carnaval, não só do Rio de Janeiro, aonde ela surgiu, mas vamos extender, o Carnaval Brasileiro, ela é um dos pilares desta festa que hoje traz divisas para o nosso País e que é denominado o Maior Espetáculo da Terra!
 
Seus primórdios consta desde a década de 20, portanto, quase centenário, e aonde nos leva a pensar dos problemas sérios que nossos sambistas de origem enfrentaram para levar a bandeira do SAMBA e que, com toda a certeza, não esperavam deste momento sublime que é o Desfile das Escolas de Samba atingiu.
 
Sabemos que, e a história está aí para nos mostrar, que a PORTELA, hoje em dia subjulgada a segundo plano e que parece-nos PENALIZADA pelo nosso passado, é alvo de cobranças dos mínimos detalhes e que nos analisar que este carma nos persegue!
 
Como a história comprova, somos responsáveis por muitos motivos hoje mostrados abertamente e que comprova o valor de nossa Escola.
 
Até com relação a nossa origem, seremos sempre enfáticos a dizer somos de  OSWALDO CRUZ, com muito orgulho!  E que, seremos eternamente gratos a Madureira, bairro que vamos homenagear em nosso carnaval!  Mas nossa origem é OSWALDO CRUZ!
 
O que se chama de época nostálgica do samba, em que aparece o personagem de NATAL DA PORTELA é um estigma que sempre os "letrados" em samba cismam sempre em mostar o lado da força, força esta que mostramos que REALMENTE a PORTELA tem até hoje, é ou não é?
 
Por isto somos NOBRES, queremos ver quem vai nos intimidar!  Temos a MAIOR Velha Guarda de todos os tempos!  Nossa Ala de Compositores, quem tem melhor?  Tal citação é feita pois somos a ESSÊNCIA do que estamos nos referindo a SAMBA!  Incomodamos muitos, mas verificamos os FATOS, e eles estão aí para comprovar!  Nada nos afronta!
 
Portanto, exigimos o RESPEITO!  E este BLOG está aqui para defender o GRES PORTELA!  Nossa proposta visa a mostrar não só ao torcedor Portelense, mas a todos os amantes do VERDADEIRO SAMBA, que ao se falar de PORTELA, lembre-se que existe uma SEMENTE, e que a PORTELA é um dos principais PILARES, quer queiram ou não, e que deve ser RESPEITADO!
 
Somos APOLÍTICOS, portanto, a PORTELA deverá sempre ser RESPEITADA!  Seja em que momento for!  E estamos aqui para não só falar, mas mostrar!
 
COMPOSITORES DA PORTELA BLOG

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PORTELA 2013 - Concurso de Sambas

 
A PORTELA se prepara para seu desfile em 2013!

Com as eliminatórias acontecendo na PORTELA, aonde temos agora oito sambas classificados, já podemos tecer algumas considerações sobre a disputa mais concorrida do Mundo do Samba!

Como já considerado neste espaço, o esquecimento de um personagem ímpar na história da PORTELA (exceto a parceria de Celsinho e cia), nosso grande NATAL, torcedor mais fanático da Majestade do Samba, aonde dizem que o amor pela agremiação e sua família estariam no mesmo patamar em seu coração! Este era NATAL!

Tal importância que, conforme informações, este mesmo personagem será relembrado em nosso cortejo. Fica a lembrança!

Como acontecido a tempos, a forma em delinear o samba continua a mesma, refrões fortes, viradas de samba em baixa, que a nosso ver preocupa na hora do desfile, mas que persiste nas obras a anos.

A retilinearidade é fator que hoje não vemos comumente nas composições, contudo temos algumas surpresas em nossos concorrentes.

Agora, que as chaves se unem é importante tal consideração!
 
Bruno Lima e cia
 
- a melodia poderá ser um fator preocupante;
- a letra retrata bem a sinopse;
- lembrou sutilmente nossos bambas; e
- faltou emoção e poesia.
 
Edson Batista e cia
 
- lembrou bem dos bambas portelenses, fato um pouco esquecido nas propostas;
- a melodia precisa de mais garra;
- letra perfeita, englobando bem a sinopse.
 
Eli Penteado e cia
 
- parafreseou samba do mestre Paulinho da Viola;
- melodia de altos e baixos; e
- sua letra houve o esquecimento de nossos bambas.
 
Gerson PM e cia
 
- samba valorizou nossos bambas;
- a melodia não leva o samba a decolar; e
- valorizou nossos 90 anos;
 
Jurandy Santana e cia
 
- o samba em sua virada entra em baixa;
- faltou lembrar os primórdios de Madureira, nosso enredo; e
- valorizou os poetas portelenses.
 
Naldo e cia
 
- sintetizou nossos poetas sutilmente;
- letra com poesia típica da tradição portelense, mostrando qualidade do trabalho;
- mostrou claramente o que ficou passado pela sinopse; e
- bela composição!
 
Neyzinho do Cavaco e cia
 
- a melodia leva a uma oscilação;
- belos refrões, o que dão força ao samba;
- lembrou o grande celeiro de bambas que é a Majestade do Samba;
- sente-se a falta dos nossos 90 anos; e
- bela composição!
 
Wanderley Monteiro e cia
 
- a maior letra de todas as obras;
- detalhe da obra, dois refrões seguidos, lembrando Lapa em Três Tempos!  Fato não muito comum nos sambas atuais;
- samba retilíneo, sendo o maior aliado; e
- bela composição!
 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Esquecemos o LOGO ou não?

Os mais antigos ou então quem se interesse pelos fatos que uma Escola de Samba nos faz lembrar um pouco das eras de dificuldades que antes passavam as hoje potentes agremiações do samba!
 
Vamos lembrar do falado "Livro de Ouro"!  Quem já ouviu falar?  Tão falado Livro em que os sambistas abriam não para ler, mas sim, ir ao comércio para arrecadar fundos e fazer o carnaval da Escola!
 
Madureira, que será nosso enredo 2013 como todos sabemos sempre foi um polo comercial muito forte e as Escolas da área, PORTELA e Império Serrano, utilizavam este artifício para preparar seus carnavais!
 
O tempo passou, as Escolas de Samba viraram S/A's, onde elas saem de seus domínios não mais com os antigos livros, mas já sabendo de seus contatos que trarão divisas para casa, além de valores recebidos pelo poder público.
 
Com esta nova onda vem a interatividade com todo o seu progresso!  As informações correm em segundos, que maravilha!
 
Apendado a tudo isso, a apresentação da proposta do tão cobrado enredo se faz materializar-se em LOGO!  É o pontapé inicial do que a Escola pretende apresentar!  Para exemplificar, a PORTELA teve vários logos do que estamos relatando:
 



Os portelenses tiveram a grata supresa neste ano de se antecipar o enredo para 2013, com isto ficamos mais tranquilos, mas o que sempre antecipa até a explanação do mesmo enredo que é o seu LOGO esquecemos, ou não precisa?




O que há, PORTELA?

Hoje, com o acesso interativo, todos aqueles que têm amor por sua Escola de Samba, encontra toda uma história, que antes era difícil, somente e com muito cuidado, sabendo chegar e outros fatores importantes, era através daquelas pessoas que encontramos facilmente em eventos de sua agremiação, que são os velhos sambistas!

Vamos nos deter na nossa PORTELA, que desde os seus primórdios sabemos que desencontros levaram a afastamentos em que quem perdeu só foi a Escola!

Encerrada nossa participação em 2012, aonde levamos para a Sapucaí um samba de resgate as fortes origens portelenses, e este resgate deu ao mesmo portelense a esperança, em um futuro imediato, ao retorno de vitórias!  A PAZ era nossa palavra principal!

Puxa, com certeza, nós portelenses ainda fomos presenteados com a antecipação de nosso enredo sobre Madureira!  Pensamos:  "É, realmente a Majestade do Samba voltou!".

Os dias foram passando, o mar azul e branco brando, nos dava o sentido de paz e tranquilidade, mas estávamos um pouco enganados....

A começar pelo Concurso de Samba-Enredo!  Considerado o mais difícil entre todas as escolas, o da PORTELA, este ano, teve desistências importantes, o que achamos estranho!  Começam as turbulências.....

Além disso, houve o afastamento de nossa Rainha de Bateria e até hoje não se definiu a nova representante, tudo bem, isto pode até não ser prioridade!

A dispensa do valoroso casal de mestre-sala e porta-bandeira da Escola, que a nosso ver, e também para os julgadores do carnaval, casal este que nos deu momentos de volta a um passado em que a PORTELA teve e muito bem servida neste quesito!  Outro fato, além dos pontos conseguidos, o levar o pavilhão de Escola, simbolizando o respeito, principalmente aos que outrora lutaram para que a PORTELA fosse o que ela significa hoje, é para nós portelenses, fator que sempre devemos defender em lá estar uma dupla digna como é o nome da Escola de Oswaldo Cruz!

Nosso mar que um dia, por onde andamos mareou, hoje se encontra turbulento!  Mas esperamos que este mesmo mar volte como a pouco tempo acostumamos a vê-lo!  O que há PORTELA?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

NATAL da PORTELA



Oh, Natal que saudade!



Parafraseando o samba da escola dissidente da Majestade do Samba, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG, vem aqui neste espaço deixar algumas impressões que achamos necessárias para o evento mais esperado com relação a eliminatórias das escolas de samba do Rio de Janeiro, que é a da PORTELA!


Passadas duas eliminatórias, em que as Chaves Azul e Branca prosseguem com as obras de nossos Compositores, vemos em alguns casos o esquecimento dos nossos eternos BAMBAS, o eterno alto e baixo quando das viradas de sambas, a volta das grandes letras e até um caso curioso, dois refrões seguidos, o que aconteceu com o nosso belíssimo samba de 1971, o que nosso ver é uma excelente ousadia!

Quando a PORTELA, e aqui divulgado, acena com o convite a este grande ator Milton Gonçalves, e que muito bem interpretou, no filme sobre NATAL da PORTELA, a volta ao grande palco do carnaval, deste lendário personagem portelense e que, sem dúvida, será um dos grandes ápices do cortejo da PORTELA, parecia que este nome, mesmo não sendo Compositor da agremiação, mas que pelo seu amor e fidelidade a Escola de Oswaldo Cruz, alguma composição fosse lembrar de NATAL!

Natal em sua casa, em Madureira

Mas infelizmente isto não aconteceu! NATAL foi esquecido! NATAL este que em sua moradia, sempre em Madureira, Madureira esta que teve em NATAL um dos seus mais célebres personagens! Este homem de um braço só defendeu a Majestade do Samba como ninguém até hoje o fez!

Portanto, faltou o grande NATAL da PORTELA em nossa lembrança!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Rainhas Portelenses

A PORTELA, além da sua já conhecida e elogiada ALMA, personificada pela maravilhosa ALA DE COMPOSITORES, através de seus BAMBAS, seu CORAÇÃO, que até pelo nosso enredo se deixou levar por esta BATERIA que através dos tempos foi muito bem nomeada como a TABAJARA DO SAMBA, também tem, através de seus PASSISTAS, aqueles que dizem e nos orgulham de seus gingados, gingados estes só de quem sabe a verdadeira dança do SAMBA!

Portanto, esta tríade forma uma Escola de Samba! E a PORTELA, uma das poucas Escolas Tradicionais, tem em sua história, personagens de ouro para exemplificar esta mostra do que é o "bailado" do samba!

 

Nívea (1968)

Das várias personagens que dignificaram e passaram pela Majestade do Samba, vamos citar quatro exemplos de que podemos chamar de Rainhas Portelenses!

Começando com Nívea, passando por Nega Pelé, logo após Maria Lata D'Água e Nilce.


Nega Pelé

Passamos por esta época de ouro do samba e hoje as propostas passam distantes da proposta original, proposta esta que a PORTELA, Escola que tem em sua trajetória novidades no mundo do samba, e porque não retornar, assim como fez, com nosso Puxador e Mestre de Bateria, hoje personalidades, rever tão relevante posição com uma verdadeira representante de suas tradições!



Maria Lata D'Água (1966)

Então, porque não fechar a proposta, com o retorno da identificação original?  O portelense, hoje, com as notícias interativas e reais sobre o trabalho feito por seus Passistas, levando seus talentos para fora de nossos domínios, vê a possibilidade de nossa PORTELA levar a frente de nossa Tabajara do Samba a competente SAMBISTA Nilce Fran!  Vamos pensar!


Nilce Fran

O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG acredita concretamente nesta possibilidade!